Aprovada em 1° lugar no concurso GHC-RS para o cargo de Engenheiro Químico
Concursos Públicos
“Siga em frente e lute por aquilo que você acredita. Seja correto, íntegro, ético e justo, características inegociáveis de um bom servidor público e não se esqueça do papel importantíssimo que o servidor público deve exercer […]”
Confira nossa entrevista com Luana Toniolo Muniz, aprovada em 1° lugar no concurso GHC-RS para o cargo de Engenheiro Químico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Luana Toniolo Muniz: Meu nome é Luana, tenho 33 anos, sou Técnica em Química, bacharel em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho. Sou de Porto Alegre – RS e atualmente moro no Rio de Janeiro pois estou realizando o Curso de Formação da Petrobras.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Luana: Meus pais sempre me incentivaram a estudar e orientaram a fazer um curso técnico após o Ensino Médio, então escolhi o curso Técnico em Química, pois adorava a disciplina na escola. Durante a trajetória, prestei vestibular para Engenharia de Alimentos e ingressei na universidade. A partir da formação técnica, o leque de possibilidades de concurso público aumentou muito e fui aprovada em dois certames: Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre – autarquia na qual trabalhei por 10 anos – e CORSAN.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Luana: Eu já era concursada e decidi voltar a estudar para buscar outra oportunidade, agora como graduada. Ao conversar com uma amiga que vivia a mesma situação, ela indicou o curso do Estratégia Concursos para o meu cargo.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Luana: Eu estudava, em média, 2 a 3 horas líquidas, espaçadas em dois horários: madrugada e fim da tarde. Criei o hábito de verticalizar os editais, ou seja, descrever linha por linha cada matéria cobrada e estudar tópico a tópico. Tive inúmeros erros até entender o que fazia sentido pra mim. Sempre fui muito diurna e insistia em estudar após o trabalho, à noite, contudo meu rendimento era baixo, pois tinha sono. Decidi mudar a estratégia e estudar de madrugada, então dormia bem cedo e acordava às 3h, estudava até às 5h e começava minha rotina pessoal e profissional. No final do dia, resolvia questões.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Luana: Sim, trabalhava 8 horas por dia e meu deslocamento diário ultrapassava 2h30min, então chegava em casa cansada e meu rendimento era muito baixo no final do dia. Optei por dormir cedo e acordar de madrugada para estudar, isso auxiliou muito para aumentar minha concentração e passei a ter melhores resultados.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Luana: Para a maioria das disciplinas eu utilizei os materiais escritos e questões disponibilizadas no final do PDF, mas para Direito Administrativo e Constitucional foi essencial assistir os vídeos, uma vez que os exemplos trazidos pelos professores ajudavam a fixar o conteúdo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Luana: Tive altos e baixos na minha trajetória. Estudei muito para um concurso que almejava e meu desempenho foi ruim. Após isso, fiquei 5 meses sem estudar e decidi voltar a me dedicar (já no pós-edital) para o concurso do IBAMA. Sabia que seria difícil alcançar a aprovação pois o conteúdo era imenso, mas foi importantíssimo para retomar a disciplina de estudar diariamente. Tenho em mente que a aprovação vem para quem não desiste e que concurso público é uma meta de médio a longo prazo, portanto celebro as pequenas conquistas, como finalizar um tópico do edital ou aumentar o percentual de acertos em uma matéria difícil, pois sei que lá na frente isso será um diferencial.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luana: Sempre tive dificuldade nas disciplinas envolvendo legislação, mas mergulhei nesse mundo a partir do edital do IBAMA e foi uma virada de chave surpreendente. Assisti muitos vídeos de Direito Ambiental, Administrativo e Constitucional, resolvi muitas questões e vi meu rendimento melhorar muito. Hoje eu adoro estudar esses conteúdos e incentivei meu esposo a estudar também. Deixo aqui meu agradecimento especial aos materiais da professora Adriane Fauth (Direito Constitucional) e do professor Herbert Almeida (Direito Administrativo).
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Luana: Na reta final eu resolvia muitas questões, lia meus resumos escritos e assistia a Revisão de Véspera do Estratégia Concursos, quando possível.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Luana: Sou casada e ainda não temos filhos. Meu esposo sempre foi compreensivo e parceiro. No segundo semestre desse ano, ele também começou a estudar para concursos e organizamos nossa rotina para isso. Nossos familiares e amigos sabiam dessa escolha e tivemos que abdicar de momentos com eles para estudar, já que as provas ocorrem aos domingos e em muitos sábados ficávamos estudando.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Luana: Senti-me honrada com o convite! Fiquei muito feliz e tenho plena consciência do privilégio que é viver este sonho. Quando eu soube que o Thiaguinho iria tocar novamente foi ainda mais incrível pois sou realmente muito fã dele, não perco nenhum show na minha cidade e as músicas dele marcaram minha vida de muitas maneiras e também me acompanharam na trajetória de estudos.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Luana: Todos os anos eu assistia o vídeo do Baile dos Primeiros e nunca pensei que teria a oportunidade de viver isso. Confesso que às vezes ainda não acredito que tudo isso está acontecendo e que o estudo me trouxe até aqui.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luana: São mais erros que acertos (risos). Demorei até perceber que estudar à noite não fazia sentido pra mim, até que passei a estudar de madrugada, conforme escrevi acima.
Perdi muito tempo escrevendo resumos lindos e coloridos, porém minha memória fotográfica é péssima, então dificilmente lembrava do conteúdo dos resumos.
Melhorei meu rendimento com o aumento de resoluções de questões, além de estudos por flashcards.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Luana: Não só cheguei a pensar, como desisti mesmo. Eu já era concursada e estava buscando uma oportunidade melhor. Estudei muito para um concurso da minha cidade, fui classificada fora das vagas e com pouca possibilidade de nomeação dentro do período de vigência do edital. Senti-me frustrada e passei cinco meses sem estudar. Decidi retomar os estudos e não me arrependo: o conhecimento transforma, o estudo pode nos levar muito longe. Eu diria à Luana de cinco anos atrás que ela colherá os frutos do que plantou se não desistir. Momentos difíceis existem, mas é preciso resiliência e coragem para seguir em frente.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Luana: Siga em frente e lute por aquilo que você acredita. Seja correto, íntegro, ético e justo, características inegociáveis de um bom servidor público e não se esqueça do papel importantíssimo que o servidor público deve exercer: melhorar a vida do povo brasileiro através do trabalho desempenhado em todas as esferas e poderes.