Aprovada em 1° lugar no concurso PGM Jarinu/SP para o cargo de Procurador Jurídico
Jurídico - Procuradorias
“O caminho realmente é difícil e cansativo, muitas vezes estamos desanimados, porém só não consegue quem desiste. A resiliência e a persistência são a chave para a aprovação […]”
Confira nossa entrevista com Isabella Maria Nascimento Fernandes Mota, aprovada em 1° lugar no concurso PGM Jarinu/SP para o cargo de Procurador Jurídico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Há quanto tempo se formou em Direito? Qual sua idade e cidade natal?
Isabella Maria Nascimento Fernandes Mota: Meu nome é Isabella, tenho 31 anos, sou natural de Santos/SP. Eu me formei na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) em 2017 e fiz Pós graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário pela PUC-Minas com conclusão em 2022.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Escolheu o seu curso superior já pensando em fazer concurso ou chegou a advogar?
Isabella: Desde o primeiro período da faculdade pensei em prestar concurso público.
Estratégia: Sempre fez concursos para carreira jurídica?
Isabella: Cheguei a prestar concurso para Escrevente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, sendo aprovada dentro do cadastro de reserva para os concursos de 2018 e 2021.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Isabella: Não. Dediquei meu tempo integral aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Isabella: Já fui aprovada em 1º lugar para Procuradora Jurídica do Balneário de Águas de Lindóia; em 1º lugar para Procuradora do SAAE de Rio das Pedras; em 3º lugar para PGM Serra Negra; em 3º para Procuradora da PROHAB de São Carlos; em 5º para Procuradora na Câmara de Caçapava; em 8º para Procuradora do SAAE de Barra Bonita; em 11º para Advogada da CAPEP-Saúde; em 11º lugar para Advogada da Câmara de Jaguariúna; fiquei classificada no cadastro de reserva para Escrevente do TJ/SP nos concursos de 2018 e 2021; e agora passei em 1º para a PGM Jarinu.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Isabella: Desde 2024 eu mantinha um ritmo constante de estudos, inclusive aos finais de semana, e desde a publicação do edital de Jarinu intensifiquei minha caga horária acrescentando o estudo da legislação específica.
Manter a disciplina não foi fácil, mas acredito que pensar na aprovação foi o que mais me ajudou a não desanimar e a manter o foco. Além disso, desativar as redes sociais contribuiu para elevar minha concentração, pois sem perceber desperdiçamos um tempo que pode ser valioso para nossa futura aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Isabella: Eu adquiri em 2024 o curso específico para Procuradorias do Estratégia e foi uma virada de chave nos meus estudos. Na plataforma assisti videoaulas, estudei pelos PDFs e LDI, fiz simulados discursivos e escutei dos professores várias dicas de como estudar, que fizeram toda a diferença na minha preparação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Isabella: Através de outros alunos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Isabella: Sim. Eu estudava por conta própria e sentia que estava estagnada no meu desempenho no geral, tanto nas provas objetivas como nas discursivas. Após adquirir o curso e com o estudo direcionado para as duas fases, passei a perceber a evolução nas provas que prestava, até alcançar a aprovação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Isabella: Eu sempre tratei minha carga horária de estudos como um trabalho. Tinha hora para começar e hora para terminar. Estudava em média 8 horas por dia.
Durante a preparação, dividia minha carga horária entre uma ou duas matérias por dia, a depender do assunto a ser estudado. Aprendi a fazer revisões e isso com certeza foi um diferencial e, claro, muitas questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Isabella: Eu sempre gostei muito de utilizar grifos para estudar e faço as revisões com base neles, além de utilizar as questões. Mas, dependendo da matéria, prefiro utilizar resumos também.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Isabella: Os exercícios são essenciais. Na minha trajetória não consigo mensurar quantas, mas com certeza foram várias e isso foi determinante.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Isabella: Como eu já vinha formando a base ao longo do tempo, priorizei a semana que antecedeu a prova para me dedicar à lei específica. Mantive a mesma rotina de estudos de sempre, porém na véspera optei por caminhar na praia pela manhã para me ajudar a relaxar da tensão pré-prova.
Estratégia: Concursos para carreira jurídica são compostos por várias fases. Como foi sua preparação para a prova discursiva? E para a prova oral?
Isabella: Meu concurso teve uma fase objetiva e uma discursiva. O curso do Estratégia me ajudou nas duas fases. Com relação a prova discursiva, os simulados discursivos com correção individualizada me ajudaram na preparação, mostrando os pontos exatos onde eu estava acertando e onde eu poderia melhorar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Isabella: Acredito que meu principal erro foi não ter focado em uma área específica para começar a estudar. Quando você decide enveredar pelo caminho dos concursos, um mundo de possibilidades se abre. São concursos para diversas áreas e muitas vezes, nós concurseiros queremos prestar a todos, com medo de não perder nenhuma boa oportunidade. Acredito que aí mora o grande erro, pois cada concurso tem sua peculiaridade e tentar abraçar todos, não só não adianta como pode atrasar a aprovação. No momento em que decidi pela área das procuradorias e comecei a focar no estudo direcionado, foi quando meu desempenho começou a melhorar e passei a ver uma evolução nas provas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou! Acho que a primeira coisa é não desistir.
Isabella: O caminho realmente é difícil e cansativo, muitas vezes estamos desanimados, porém só não consegue quem desiste. A resiliência e a persistência são a chave para a aprovação. A renúncia a alguns hobbies momentâneos faz parte, mas é importante pensar que o propósito é maior e que a continuidade e a persistência com certeza vão te levar aonde você quer chegar. Desejo boa sorte a todos que estão nesta caminhada.