Aprovado em 6° lugar no concurso SEFAZ-PI para Agente de Tributos da Fazenda Estadual - Tecnologia da Informação
Concursos Públicos
“[…] o principal conselho é para nunca desistir diante dos primeiros insucessos, pois eles deverão servir de alicerce para o alcance de seus objetivos, ajudando a identificar possíveis pontos de falha no plano e na rotina de estudos.”
Confira nossa entrevista com Ulysses Telemaco Brito Val, aprovado em 6° lugar no concurso SEFAZ-PI para o cargo de Agente de Tributos da Fazenda Estadual – Área: Tecnologia da Informação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ulysses Telemaco Brito Val: Sou graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão e pós-graduado em Análise e Projetos de Sistemas pela Universidade Federal do Maranhão e em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Tenho 51 anos e sou natural de São Luís, capital do Maranhão.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ulysses: Venho de uma família de servidores públicos. Meus pais eram aposentados do serviço público, meus irmãos seguiram o mesmo caminho e minha esposa é empregada pública. Fiquei desempregado no ano passado e, após quase 25 anos trabalhando na iniciativa privada, resolvi dedicar-me a concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Ulysses: Não estava trabalhando. Cheguei a participar de alguns processos seletivos, mas ainda não havia conseguido um novo emprego. Desta forma, pude dedicar mais tempo aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Ulysses: Fui aprovado em 17º lugar para o cargo de Analista Judiciário – Analista de Sistemas – Desenvolvimento para o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e em 6º lugar para o cargo de Agente de Tributos – Especialidade: Tecnologia da Informação para a Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI). Ainda não decidi se irei continuar estudando para novos concursos. Tenho mais um ano de assinatura no Estratégia. Então, provavelmente continuarei estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Ulysses: Não tenho uma vida social muito ativa. Eu e minha família somos bastante reservados. Durante a preparação para concursos, nós saímos apenas para alguns poucos encontros festivos em família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Ulysses: Sim. Todos sempre acreditaram que eu tinha bastante potencial para ser aprovado. Alguns incentivaram com palavras de apoio e outros sugeriram ou emprestaram materiais para estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Ulysses: Estudei durante pouco mais de três meses direcionado para a prova objetiva da SEFAZ-PI. Enquanto não era divulgado o resultado da primeira etapa, eu comecei a estudar para o CNU 2025. Quando saiu o resultado preliminar, eu tive um mês para focar na preparação para a prova discursiva. Para manter a disciplina, eu sempre tive em mente que ser aprovado em um concurso talvez fosse a única oportunidade que eu teria para voltar a trabalhar, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ulysses: Livros, cursos em PDF, videoaulas e bancos de questões. As principais vantagens das videoaulas é que são bastante focadas no que é efetivamente cobrado em provas de concursos. Grande parte dos livros direcionados a concursos são muito bons, mas não costumam apontar os assuntos mais cobrados. Os cursos em PDF baseados nas videoaulas são extremamente importantes para reforçar os conteúdos. As principais vantagens da metodologia que alia videoaulas e cursos em PDF é a liberdade que dá aos concurseiros para elaboração do cronograma de estudos de acordo com a necessidade de cada um. Aulas presenciais normalmente têm um cronograma fixo definido pela instituição que está fornecendo o serviço com pouca ou nenhuma possibilidade de customização.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ulysses: Conheci através de anúncios na Internet e através de amigos que já usavam a plataforma de estudos. Comecei a assistir a algumas videoaulas no YouTube, gostei bastante da metodologia e decidi adquirir a Assinatura Premium.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Ulysses: Depois que eu me tornei aluno do Estratégia, percebi que meu tempo de estudo estava rendendo bem mais devido ao foco naquilo que é efetivamente cobrado nas provas. Entendo que o principal diferencial do Estratégia está justamente na experiência dos professores em concursos das mais diversas bancas. A grande maioria das dicas repassadas nas videoaulas e nos cursos em PDF é certeira e isso vai aumentando a confiança do concurseiro na preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ulysses: Montei meu plano de estudos com base no peso de cada disciplina e estudava quatro disciplinas por dia durante pelo menos 8 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ulysses: Eu assistia primeiro às videoaulas e revisava o conteúdo no dia seguinte através dos cursos em PDF. Fazia resumos dos assuntos mais importantes e respondia questões das disciplinas de maior peso para o concurso.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Ulysses: Eu considero extremamente importante a resolução de exercícios para fixação dos conteúdos estudados e para determinação daqueles que precisam ser estudados com mais profundidade. Não lembro a quantidade de questões que resolvi ao longo da minha trajetória, mas certamente foram várias centenas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ulysses: Sempre tive mais dificuldade em Contabilidade Geral. Ainda sinto dificuldade com relação a alguns conceitos, mas as importantes dicas repassadas pelo professor da disciplina ajudaram a superar essa dificuldade para o concurso da SEFAZ-PI.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ulysses: Intensifiquei os estudos para as disciplinas de maior peso durante a semana que antecedeu a prova. Cheguei a estudar por mais de doze horas por dia até o sono chegar. No dia pré-prova eu busquei ler rapidamente sobre alguns assuntos que eu não tinha tido tempo de estudar e que imaginei que poderiam cair na prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ulysses: A prova discursiva do concurso da SEFAZ-PI foi composta por dois estudos de caso. Iniciei minha preparação assistindo a todas as aulas do curso específico do Estratégia Concursos a fim de entender melhor a estrutura básica de um estudo de caso e desenvolvi a grande maioria dos temas propostos nas quatro rodadas do curso. Meu conselho para os concursandos com relação a esta etapa específica é treinar bastante com a maior variedade possível de temas de acordo com o conteúdo expresso no edital do certame.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ulysses: Meu principal erro foi ficar aguardando a publicação dos editais para começar a estudar. É necessário elaborar um plano de estudos que independe de edital para estabelecer uma rotina diária que deverá ser intensificada após a definição do concurso que você deseja fazer. Outro erro inicial foi estudar sem uma boa orientação acerca dos assuntos que deveriam ser mais aprofundados. Com relação aos acertos, os principais, a meu ver, foram incluir a resolução de questões na minha rotina de estudos e reforçar o aprendizado dos assuntos apresentados nas videoaulas através da leitura dos cursos em PDF.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ulysses: Desistir nunca foi uma opção para mim. Fiquei bastante preocupado depois de alguns insucessos, mas nunca pensei em desistir. Isso só fez com que eu aumentasse o foco nos estudos com alguns ajustes no plano e na carga horária diária. Minha principal motivação para seguir em frente foi minha família. Quero proporcionar a melhor educação possível para minhas filhas, pois esse foi o legado que meus pais deixaram para mim e para meus irmãos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ulysses: Um conselho é que, se possível, busque focar em uma determinada área, pois isso ajuda bastante na preparação. Quem escolher os concursos da área Jurídica, por exemplo, deverá ser mais produtivo nos estudos, visto que muitas disciplinas são comuns a esses concursos. Mas o principal conselho é para nunca desistir diante dos primeiros insucessos, pois eles deverão servir de alicerce para o alcance de seus objetivos, ajudando a identificar possíveis pontos de falha no plano e na rotina de estudos.