
“[…] Aproveite o tempo que você tem, mesmo que sejam poucos minutos por dia. Foque na constância. Ser disciplinado é mais importante do que estudar longas horas. E, acima de tudo: acredite em você.”
Confira nossa entrevista com Daniely Aguiar, aprovada em 3° lugar no concurso TJPA para o cargo de Analista Judiciário – Pedagogia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Daniely Fernandes: Meu nome é Daniely Fernandes, tenho 26 anos, sou formada em Pedagogia e moro em Redenção, uma cidade pequena localizada no sul do Pará. Sou mãe de dois filhos, de 8 e 4 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniely: A motivação surgiu através de sugestões de familiares. Comecei a pesquisar mais sobre concursos e percebi que seria uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A estabilidade, a qualidade de vida e a segurança que o serviço público proporciona foram fatores determinantes para essa decisão.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Daniely: Eu sou a principal responsável pela rotina da minha casa e da minha família. Então conciliava os estudos com as tarefas domésticas e com os cuidados com meus filhos. Estudava principalmente quando eles estavam na escola, dormindo ou durante pequenos intervalos ao longo do dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Daniely: Fui aprovada no concurso do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Pretendo continuar estudando, mas agora meu foco principal é me preparar para assumir minha função e seguir me desenvolvendo. Essa aprovação é apenas o começo da minha trajetória.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Daniely: Durante a preparação, foquei exclusivamente nos estudos. Raramente saía de casa, até mesmo para ir à igreja, onde eu costumava ir com frequência. Foi um período de renúncias e foco total.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Daniely: Sim, tive muito apoio da minha família, especialmente do meu marido, que me ajudou bastante na rotina com os nossos filhos para que eu pudesse estudar com mais tranquilidade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Daniely: Estudei intensamente por cerca de 3 meses. O que manteve minha disciplina foi a organização, a constância e o foco no meu objetivo. Saber o que eu queria conquistar e lembrar dos meus filhos me motivava diariamente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Daniely: Usei videoaulas, respondi muitas questões, fiz simulados e utilizei PDFs. Na reta final, os resumos e especialmente os Bizus foram fundamentais para revisões rápidas e eficientes. Cada recurso teve sua importância no processo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniely: Conheci o Estratégia através do meu marido, que já foi aluno e sempre elogiou muito a qualidade do material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais?
Daniely: Sim, senti bastante diferença. As videoaulas, os PDFs e, principalmente, os Bizus foram essenciais. Eles tornaram minhas revisões mais rápidas e objetivas, ajudando muito na fixação do conteúdo. As questões comentadas também facilitaram a compreensão e o aprendizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Daniely: Organizei meu plano de estudos dividindo as matérias em blocos. Durante a semana, estudava duas matérias pela manhã e duas à tarde. Aos finais de semana eu focava nas revisões e resolução de questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Daniely: Eu revisava usando anotações, flashcards, simulados e os resumos do Estratégia. Esses métodos me ajudaram a reforçar o conteúdo de forma prática e eficiente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez?
Daniely: A resolução de exercícios foi essencial para fixar o conteúdo. As questões comentadas facilitavam a compreensão e me ajudavam a aprender com os erros. Não lembro exatamente quantas questões fiz, mas foram muitas ao longo da preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Daniely: A disciplina que tive mais dificuldade foi Legislação, por ser completamente nova para mim. Para superar, li bastante os PDFs, revisei várias vezes e resolvi muitas questões específicas da matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniely: Na semana anterior à prova, foquei apenas em revisões, leitura dos resumos, flashcards e anotações. No dia pré-prova, procurei descansar, manter a calma e dormir bem para estar com a mente tranquila.
Estratégia: No concurso também houve prova discursiva. Como foi sua preparação?
Daniely: Além das aulas, eu praticava muito. Produzia vários textos por dia. A prática frequente foi essencial para desenvolver segurança e melhorar meu desempenho na hora da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniely: Meu maior acerto foi a disciplina, a constância e ter conseguido vencer a procrastinação.
Meu maior erro foi não ter começado a estudar antes.
Estratégia: Chegou a pensar em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniely: Sim, em alguns momentos pensei. Mas sempre lembrava, do motivo pelo qual eu comecei e do futuro que eu queria para nós. Isso me deu forças para continuar.
Estratégia: Por fim, que conselho você deixaria para quem está iniciando agora?
Daniely: Não espere o cenário perfeito para estudar, pois ele nunca vai existir. Aproveite o tempo que você tem, mesmo que sejam poucos minutos por dia. Foque na constância. Ser disciplinado é mais importante do que estudar longas horas. E, acima de tudo: acredite em você.