Aprovado em 1° lugar no concurso CONAB-RN para o cargo de Contador
Concursos Públicos
“Encare os concursos públicos como um projeto de médio e longo prazo. Você não vai ser aprovado do dia para a noite! Requer tempo! […]“
Confira nossa entrevista com Pedro Pinheiro Neto, aprovado em 1° lugar no concurso CONAB-RN para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Pedro Pinheiro Neto: A minha formação é na área de ciências contábeis, tenho 38 anos e sou de Natal/RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Pedro: Na verdade sou graduado em ciências contábeis desde fevereiro de 2011 e comecei a estudar para concursos públicos nos 3 anos seguintes. Porém, terminei desistindo após amargar algumas desclassificações. Continuei trabalhando numa empresa familiar.
No final de 2022 decidi voltar a estudar para concursos públicos e concluir uma pós-graduação em novembro de 2023. No ano de 2024 prestei alguns concursos públicos e em um deles (Justiça Eleitoral Unificado) fui aprovado em 40º. Neste ano fui classificado em vários concursos, sendo em 1º lugar na SESAP/RN e 1º lugar na CONAB/RN.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Pedro: Sim, trabalhava em uma empresa familiar no turno da manhã e estudava durante o restante do dia. Adotei o hábito de estudar diariamente, durante todos os dias do ano, conciliando lazer, viagens, trabalho, esposa e filhos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Pedro: 1) 40º colocação Contador – Justiça Eleitoral;
2) 8º colocação Contador EBSERH;
3) 1º colocação Contador SESAP-RN;
4) 1º colocação Contador CONAB;
5) 7º colocação Contador IDEMA-RN.
Sim, pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Pedro: Sim, eu nunca deixei de ter a minha vida social, sair com amigos e família ao longo de toda a minha preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Pedro: Sim, entenderam e me apoiaram muito, através de elogios e de palavras incentivadoras.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Pedro: Estudei por cerca de 2 meses para o concurso do IDEMA/RN. Desde que eu voltei a estudar para concurso público, procuro priorizar uma parcela de tempo diário para me dedicar durante todo o ano.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Pedro: Eu usei videoaulas, PDF e questões de concursos anteriores através de um site.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Pedro: Conheci o Estratégia Concursos por indicação de um amigo que também estuda para concursos públicos há muito tempo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Pedro: De 1 a 2 semanas antes da prova eu estudei por questões de um site de questões, e isso ajudou bastante na minha preparação.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Pedro: Desde que voltei a estudar para concursos públicos que eu uso o Estratégia Concursos e o um site de questões simultaneamente, porém este último foi muito pouco utilizado em relação ao Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Pedro: Sim, senti uma diferença muito grande. O diferencial do material do Estratégia pode ser resumido em uma única palavra: eficiência. Todos os assuntos que eu precisava estudar para as provas constavam nos materiais de uma forma objetiva e mastigada.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Pedro: Eu montei um cronograma de estudos diários e semanais. Cada dia da semana estudava 2 matérias diferentes previstas no edital do concurso ,até fechar o ciclo ao final da semana.
Estudava, em média, 3 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Pedro: Cerca de 1 a 2 semanas antes da prova eu revisava a matéria principal (contabilidade pública/geral) através de questões de concursos anteriores, por meio de uma assinatura de um site de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Pedro: A importância da resolução de exercícios é primordial. Já fiz centenas de questões na minha trajetória.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Pedro: Tive muita dificuldade com Direito Eleitoral, mas consegui superar a dificuldade resolvendo MUITAS questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Pedro: A minha rotina de estudos na semana que antecedia a prova e no dia pré-prova consistia, basicamente, em revisar a matéria principal através de questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Pedro: Sim, teve prova discursiva. A minha preparação consistiu em priorizar a revisão da matéria principal (contabilidade pública/contabilidade geral) através da leitura de material personalizado com anotações importantes destacadas em caderno e resolução de questões de concursos anteriores.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Pedro: O meu principal ERRO foi não ter conseguido um bom tempo de prova nos primeiros concursos que prestei. Não consegui anotar o gabarito de algumas questões e em outra ocasião não consegui transcrever integralmente a resposta da prova discursiva.
O meu principal ACERTO foi ter adotado o hábito diário de estudar para concurso durante todos os 365 dias do ano, mesmo que em alguns dias eu tivesse somente 20 minutos para estudar. Essa estratégia disciplinou o meu cérebro a reter informações com mais facilidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Pedro: Desde que eu voltei a estudar para concursos públicos eu NUNCA pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Pedro: A minha mensagem é:
1º) Tenha fé que alcançará bons resultados no futuro;
2º) Encare os concursos públicos como um projeto de médio e longo prazo. Você não vai ser aprovado do dia para a noite! Requer tempo!;
3º) Crie o hábito de estudar diariamente durante todos os dias do ano, mesmo que em alguns dias você tenha pouco tempo para estudar. Isso vai facilitar muito o seu processo de aprendizagem! Isso vai disciplinar o seu cérebro a reter mais informações!
4º) E, por último, tenha um propósito muito forte para continuar seguindo em frente. Você pode ser um pai de família que quer proporcionar uma vida melhor para os seus filhos. Você pode ser um jovem que deseja trilhar uma carreira profissional e alcançar a estabilidade e a independência financeira futuramente. Não importa a sua situação atual, tenha um propósito muito forte!