Aprovado em 1° lugar (CR) no concurso CRP-SP para o cargo de Técnico Especialidade Suporte Administrativo - Técnico em Administração
Concursos Públicos“O meu conselho é que você escolha uma área e siga estudando mesmo depois de alguns resultados ruins e, sempre tenha em mente que “é só mais um concurso” e não o “último concurso”, cada prova que não deu certo vai te ensinar muito o que você precisa melhorar […]”
Confira a nossa entrevista com José Orlando Costa Silva, aprovado em 1° lugar (CR) no concurso CRP-SP para o cargo de Técnico Especialidade Suporte Administrativo – Técnico em Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
José Orlando Costa Silva: Eu me chamo José Orlando Costa Silva, sou formado em tecnologia em sistemas elétricos pelo IFSP, também possuo cursos técnicos em eletrotécnica e administração e a minha cidade natal é São Mateus do Maranhão.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
José: Primeiramente, a estabilidade e melhores condições em relação à iniciativa privada e também achei o sistema de concurso mais meritocrático do que os Sistemas de seleção da iniciativa privada que na maioria das vezes é por indicação que se consegue a vaga.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
José: Sempre trabalhei e estudei desde o ensino médio e na jornada de concursos não foi diferente, sempre trabalhei durante o dia e a noite estudava umas 2 ou 3 horas líquidas e, aos fins de semana livres, eu estudava praticamente o dia todo, sempre respeitando o meu ritmo e descansando quando estava muito cansado.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
José: Agente Administrativo – Prefeitura de Mauá – 73° colocado;
Técnico Industrial Júnior – CFT – 5° colocado;
Fiscal – CRT-MG – 1° colocado;
Assistente Administrativo – Prefeitura São Vicente – 46° colocado;
Técnico Legislativo Administrativo – Câmara Bertioga – 13° colocado;
Auxiliar Administrativo – Fundação de Saúde Pública de São Sebastião – 2° colocado;
Agente Administrativo II – Prefeitura de Diadema – 21° colocado;
Oficial Legislativo – Câmara Embu das Artes – 14° colocado;
Técnico Legislativo – Câmara Rio Grande da Serra – 3° colocado;
Assistente Administrativo – IPREM Mogi Das Cruzes – 3° colocado;
E, sim, pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
José: Depende do tempo antes da prova. Normalmente, eu começava a ficar bem recluso faltando uns 2 meses para as provas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
José: Alguns poucos amigos e familiares que entendem. A maioria dos amigos e familiares não entendem muito bem, mas os importantes sempre me apoiaram. Inclusive, eu gostaria de deixar um agradecimento especial para a minha tia (madrinha) que acreditou mais em mim, do que eu mesmo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
José: Quatro meses mais ou menos, eu foquei em uma banca específica e um cargo específico e fui prestando até dá certo no último que fiz.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
José: Gosto de ler os PDFs e fazer as questões de provas anteriores, vejo videoaulas apenas de algumas matérias como Português ou alguma matéria inédita que nunca vi. Existem alguns vídeos do Youtube bem didáticos também que gosto de assistir as aulas. As vantagens dos PDFs são os conteúdos bem completos com muitas questões. A desvantagem que eu posso apontar, é a grande quantidade de conteúdo em pouco tempo disponível, então, algumas matérias, eu estudava superficialmente ou não conseguia completar a leitura do PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
José: Sempre acompanhava as análises de editais e alguns colegas de vida do concurseiro me falavam dos materiais e de alguns professores muito bons.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
José: Antes de estudar pelo material do Estratégia, eu estudava muito pelo Youtube e pegava algumas apostilas na internet e fazia resumos dos vídeos no Youtube, porém, eu encontrava materiais muito desatualizados e só percebia depois que passava a prova, com o material do Estratégia, eu solucionei esse problema, materiais com bastante conteúdo atualizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
José: Eu dividia duas matérias por dia, em média, eu estudava 3 horas líquidas por dia mais os finais de semana livres. Eu sempre procurava misturar bem os conteúdos de forma a não passar muito tempo sem ter contato com as matérias mais importantes.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
José: Gosto de revisar usando os slides das aulas e fazendo questões de provas anteriores da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
José: Não lembro quantas questões fiz, mas eu resolvia muitas provas antigas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
José: Tenho dificuldades em Português e resolvi isso quando achei professores com boas didáticas como a Adriana Figueiredo e o professor Noslen e gosto sempre de ficar revisando esses conteúdos que tenho mais dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
José: Fiz bastante leitura da lei seca e, no dia pré prova, eu revisei Português como de costume.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
José: Um erro que eu identifiquei na minha trajetória, foi não fazer muitas questões e optar por absorver conteúdo e ficar revisando. Eu pretendo melhorar isso. Outra coisa, foi estudar para concursos de diversas áreas. Eu escolhi uma área e sigo sempre estudando as matérias mais comuns dessa área.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
José: No início desse ano, eu fiz dois concursos bem interessantes com bons salários e não obtive um resultado muito bom, eu achei que eu estava estudando de forma errada, pensei em parar, mas o que mais me motivou a continuar, foi a possibilidade de poder dar um futuro melhor para a minha filha.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
José: O meu conselho é que você escolha uma área e siga estudando mesmo depois de alguns resultados ruins e sempre tenha em mente que é só mais um concurso e não o último concurso. Cada prova que não deu certo, vai te ensinar muito o que você precisa melhorar. Siga estudando e tentando, uma hora a coisa acontece. Por último, eu gostaria de deixar um versículo para motivar quando estiver pensando em desistir: Porque sete vezes cairá o justo e se levantará, mas os ímpios tropeçarão no mal.”
(Provérbios 24:16)