Aprovado em 1° lugar (CR) no concurso CREF-22 para o cargo de Assistente Administrativo I
Concursos Públicos“A jornada até a aprovação é longa, mas cada página estudada e cada renúncia feita te aproximam do seu objetivo. Não acredite em caminhos milagrosos e nem mesmo em receitas prontas.”
Confira nossa entrevista com Caio Pinheiro Neves, aprovado em 1° lugar (CR) no concurso CREF-22 para o cargo de Assistente Administrativo I:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caio Pinheiro Neves: Sou Engenheiro Eletricista, estou com 33 anos e sou de São Mateus-ES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caio: Principalmente por ter dentro de casa o exemplo da minha mãe que era empregada pública e por ver que em momentos difíceis na realidade do país o reflexo dentro de casa foi minimizado por ter uma garantia de continuidade tanto de emprego quanto de renda.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caio: Até pouco tempo apenas estudava, porém na data em que fiz a prova do CREF-ES, tinha acabado de tomar posse em um cargo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Caio: Aprovado dentro das vagas apenas no que estou hoje, na câmara municipal de São Mateus, passei para os cargos de Assistente Administrativo e Assistente Legislativo. Pretendo continuar estudando para alcançar a aprovação em algum cargo de nível superior, esses que tenho feito prova foram de nível médio.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Caio: Eu morava sozinho então era mais fácil administrar a vida social, mas encontrei alguma resistência de familiares por não entenderem no início. Depois que se acostumaram foi tranquilo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Caio: Sempre tive o privilégio de apenas estudar quanto de ter o suporte financeiro dos meus pais. No início mesmo tendo o suporte eles demoraram um pouco a se acostumar com a ausência pois morava em uma cidade distante deles, mas com o passar do tempo foram entendendo melhor.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Caio: Na realidade eu fui apenas com a bagagem de estudos anteriores. Basicamente eu estava sem estudar, pois havia acabado de mudar de cidade para tomar posse no cargo que trabalho hoje. E desde a notícia da convocação minha atenção não estava das melhores.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caio: Basicamente utilizei os PDFs. A principal vantagem pra mim é que percebo que a fixação do conteúdo é melhor e o entendimento da base é mais consolidado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caio: Acredito que na internet mesmo, qualquer pesquisa na internet vai te retornar o estratégia concursos como referência no ramo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caio: Eu pagava uma consultoria para organizar meus estudos, foi a melhor forma que encontrei para conseguir dar conta. Sem dúvidas, reconhecer que seria melhor ter alguém para fazer essa atividade, foi a melhor decisão. A média boa de horas líquidas que conseguia fazer era 5h por dia. Sempre que passava disso, no dia seguinte meu rendimento costumava cair.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caio: Não utilizei resumos e nunca fiz simulado. Basicamente revisava por questões, dava um jeito de salvar as questões que passavam por pontos importantes do assunto e as que tinha dificuldade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Caio: Não sei ao certo a quantidade de questões, pois cheguei a utilizar sistema de questões e as questões dos PDFs. Mas sem dúvidas a parte mais importante do meu estudo era passar a maior parte do tempo estudando por questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caio: Como mencionado anteriormente, para essa prova eu acabei não me preparando, mas no geral eu costumo diminuir o ritmo para não gerar nenhum tipo de ansiedade, procuro ficar com mais tempo livre e no máximo revisar alguns pontos bem específicos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caio: O principal erro foi o fato de não ser consistente, de oscilar muito durante a preparação no sentido de ter momentos de ficar sem estudar. O principal acerto foi não ter desistido mesmo cometendo o erro de parar algumas vezes e aceitar que algumas formas de estudo simplesmente não funcionam pra mim.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caio: Sem dúvidas pensei. A principal motivação era que não tinha um plano B, eu realmente acredito no poder que o estudo tem de transformar a nossa realidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caio: A jornada até a aprovação é longa, mas cada página estudada e cada renúncia feita te aproximam do seu objetivo. Não acredite em caminhos milagrosos e nem mesmo em receitas prontas.