Aprovado em 2° lugar no concurso CGM Nova Iguaçu/RJ para o cargo de Analista de Controle Interno de Projetos
Concursos Públicos
“A mensagem que posso deixar é que é possível passar para um concurso dos sonhos, a caminhada não é fácil, mas é possível mediante dedicação e empenho […]”
Confira nossa entrevista com Luan Bastos Correia, aprovado em 2° lugar no concurso CGM Nova Iguaçu/RJ para o cargo de Analista de Controle Interno de Projetos:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luan Bastos Correia: Eu me chamo Luan Bastos Correia, tenho 31 anos, sou natural de Araruama, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, sou formado em engenharia civil, mestre em Estruturas e Tecnologia da Construção pela UFF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luan: Eu atualmente sou servidor público no Município de São Pedro da Aldeia, exerço o cargo de agente administrativo previdenciário na autarquia municipal (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São Pedro da Aldeia – PREVISPA). Eu conheci e tive a experiência com a administração pública em 2018, quando tomei posse nesse concurso, sem muitas pretensões na carreira pública. Porém, com o passar do tempo e após me formar em engenharia, meu desejo em dar continuidade no serviço público aumentou, pois eu passei a entender e conhecer as vantagens de ser um servidor público, a estabilidade, segurança e benefícios que a atividade pública proporciona, além dos salários que são bem atrativos, principalmente quando se pode seguir uma carreira com progressões e dentro da minha área de formação que é meu objetivo principal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luan: Sim. Como mencionei anteriormente, eu trabalho num Instituto de Previdência desde junho de 2018. No início desse ano (2025) eu tomei a decisão de iniciar uma rotina de estudos, pois antes eu fazia concursos sem uma estratégia correta, não tinha o hábito de estudar todos os dias, estudava apenas depois que o edital era publicado e nunca conseguia completar todo o conteúdo programático a tempo para a prova.
Nesse primeiro ano estudando com o Estratégia concursos criei a rotina de estudar todos os dias após o trabalho, tentando estudar pelo menos 1 hora e meia a 3 horas por noite, além de tentar ler conteúdo ou resolver questões enquanto estou no transporte público no traslado de casa para o trabalho ou vice-versa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luan: O primeiro concurso que passei foi para o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São Pedro da Aldeia – PREVISPA, para o cargo de agente administrativo Previdenciário, fiquei em 5º lugar.
Passei em 2° lugar no concurso CGM Nova Iguaçu/RJ para o cargo de Analista de Controle Interno de Projetos (Engenheiro Civil).
Recentemente prestei concurso para EBSERH – HUAP Niterói, para o cargo de Engenheiro Civil, ficando em 3º lugar, porém, o concurso não possui vagas imediatas, são para cadastro reserva (CR).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luan: Sim, sempre procurei equilibrar trabalho, estudo e vida social. Acho importante momentos de lazer nesse período de estudos, principalmente para manter uma saúde mental. A tarefa de trabalhar, estudar é cansativa, entendo que estar com família e amigos em momentos descontraídos ajuda muito nesse período, até mesmo para evitar problemas relacionados à cansaço, excesso de cobranças e esgotamento mental. Eu penso que devemos manter as áreas da vida em equilíbrio, pois não vale a pena ter sucesso em uma parte e em outras está totalmente desequilibrada e com problemas, por isso, na medida do possível sempre reservava um tempo para fazer coisas que gosto e estar com amigos e família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Luan: Sim. Meus pais e amigos me dão bastante apoio e incentivo em seguir na área pública, pois todos eles entendem as vantagens e benefícios que um servidor público possui. Recebo apoio deles nas palavras, incentivos e até mesmo ajuda dos meus pais quando preciso me deslocar para outras cidades distantes para prestar concurso, seja me acompanhando ou ajuda financeira para cobrir gastos que envolvem todo esse processo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luan: Eu já venho estudando alguns conteúdos específicos da minha área de formação há quase 1 ano, pois muitos assuntos acabam se repetindo nos editais, porém, para esse concurso da Secretaria de Controle Geral do Município de Nova Iguaçu eu estudei mais ou menos uns 3 meses, até a data da prova, tentando conciliar nesse período também o concurso da EBSERH, que ocorreu em data próxima.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luan: Eu adquiri o curso básico do Estratégia Concursos no início desse ano (2025) e comecei focando muito nas videoaulas, porém, percebi que conciliar as videoaulas com os cursos em PDF melhoraram mais meu desempenho e aprendizado, visto que os materiais em PDF são muito completos e de claro entendimento, por isso, tento me embasar nessas duas fontes de estudo.
A única desvantagem que eu vejo é em relação ao tamanho dos materiais em PDF, que são muito completos e costumam ter muitas páginas, porém, entendo que vale o sacrifício de tentar lê-los, pois por serem completos, o conhecimento para a prova é mais abordado e certeiro na resolução das questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luan: Conheci o Estratégia Concursos pelas redes sociais e por indicação de alguns colegas que recomendavam pela qualidade do curso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Luan: Sim. Eu usei outro cursinho durante um determinado período, porém, percebi que para minha área de formação (Engenharia Civil) os materiais eram muito básicos e as videoaulas também. Não estava atendendo aquilo que eu realmente precisava, em relação a conteúdos completos e aulas focadas na parte específica da minha formação, e que estão sempre presentes nos conteúdos programáticos dos editais de concursos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Luan: Sim, fiz alguns concursos, porém, não obtive a aprovação dentro do número de vagas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luan: Sim, senti muita diferença. Como mencionado anteriormente, percebi que o material do Estratégia Concursos é muito mais completo, pelo menos para a minha área de formação. As videoaulas são bem explicativas e com ótimos professores que além de ensinarem o conteúdo, resolvem questões junto com você, isso tudo sem falar nos PDFs que são completíssimos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luan: Como eu não tinha muito tempo disponível para estudo, devido ao trabalho, eu programava minha rotina para estudar os temas das partes específicas à noite, em casa, uma média de 1 hora e meia a 3 horas líquidas de estudo por noite e no trajeto do trabalho para casa, lia outros conteúdos na viagem, visto que gatava quase 2 horas a 2 horas e meia de transporte público. Procurava otimizar o tempo no transporte público para estudar o maior número de matérias possíveis até a prova.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luan: Eu gosto de estudar e ir anotando os pontos que considero essenciais sobre o tema, com a ajuda dos professores do Estratégia. Geralmente vou fazendo resumos num caderno, separado por matéria. Depois consigo voltar ao tema estudado apenas recapitulando aquilo que já havia lido de forma mais sintética.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luan: A resolução de exercícios é muito importante, pois nos ajuda a entender a forma de aplicação dos conteúdos nas questões dos concursos, o jeito que cada banca costuma cobrar e a semelhança entre questões que às vezes se repetem. Essa é uma etapa que eu ainda tenho dificuldade em implementar na minha rotina de estudos, pois não resolvo questões suficientes como gostaria.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luan: As disciplinas que eu mais tenho dificuldade são as que exigem cálculos grandes e boa memorização de diversas fórmulas, além de todos os detalhes e informações que precisam ser memorizados normalmente. Na área de Engenharia Civil é frequentemente cobrado a memorização de valores, informações, variáveis e tabelas presentes em NBRs, são muitos detalhes, além de todo o conteúdo que por si só já é extenso. Tento superar essas dificuldades resolvendo questões semelhantes.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luan: Eu programei 10 dias de férias do trabalho antes da data da prova, para poder dar um gás maior na reta final dos estudos e conseguir fechar todo conteúdo específico do cargo antes do dia do concurso.
Eu tenho me dedicado mais aos conteúdos específicos, pois têm peso maior na nota e por ser a parte que considero mais difícil nos concursos. As disciplinas recorrentes como português e matemática eu não estudo tanto, por não conseguir tempo suficiente na minha rotina e por já ter uma boa bagagem de conhecimentos que me ajudam a ter boa pontuação nessas áreas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luan: Nesse concurso específico da CGM/Nova Iguaçu não houve questões discursivas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luan: Acredito que o principal erro foi ainda não estabelecer uma rotina de estudos com tempo suficiente como gostaria, pois trabalhando em outro município, longe de casa, meu tempo para estudo é um pouco limitado, fato que me impede de dedicar a resolver mais questões antes das provas.
Em relação aos acertos, acredito que o maior foi ter escolhido o Estratégia concursos como ferramenta essencial do meu preparo de estudos. Em 10 meses que comprei o curso do Estratégia já percebo uma melhora significativa no meu desempenho das provas realizadas ao longo desse ano.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luan: Sim, diante do cansaço da rotina de quem trabalha o dia todo, estuda, treina e tenta conciliar uma vida social saudável, as vezes bate um desânimo e vontade desistir, porém, o sonho de conseguir alcançar um bom cargo público supera tudo isso. Digo isso, pois já trabalhando dentro da Administração Pública consigo ver de perto que é possível e que vale a pena.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luan: A mensagem que posso deixar é que é possível passar para um concurso dos sonhos, a caminhada não é fácil, mas é possível mediante dedicação e empenho. Cada um tem seu tempo, às vezes demoramos 1 ano, 2 ou mais anos, mas são a persistência e dedicação que fazem a diferença nessa jornada. Ainda não alcancei meu objetivo principal no mundo dos concursos, mas consigo me enxergar mais perto do sonho do que estive antes, principalmente quando começo a perceber que os resultados estão melhorando e outras aprovações vão surgindo ao longo da caminhada. O concurso da CGM/Nova Iguaçu não é meu foco principal, mas ao longo do percurso, a consequência dos nossos estudos ajuda a acertar outros alvos e isso nos motiva a continuar a estudar e não desistir. Espero em breve estar aqui dando outra entrevista, mas para testemunhar a conquista de outro cargo público, o do Tribunal na esfera federal, dentro da minha área de formação, pois o meu sonho continua vivo.