Aprovada em 1° lugar (CR) no concurso SANEPAR para o cargo de Administrador - Londrina
Concursos Públicos
“Nosso esforço vale a pena! Não é uma conquista fácil, pois exige mais do que dedicação, exige foco e renúncias, além de motivação e auto controle nos momentos de pressão, mas é imensamente gratificante e recompensador.”
Confira nossa entrevista com Glaucia Kristina Scalassara, aprovada em 1° lugar (CR) no concurso SANEPAR para o cargo de Administrador – Londrina:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Glaucia Kristina Scalassara: Meu nome é Glaucia, tenho 50 anos e sou formada em Administração de Empresas, pela UEL – Universidade Estadual de Londrina, cidade situada no norte do Paraná, onde nasci e moro até hoje.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Glaucia: Quando saí do emprego, após 19 anos trabalhando como Encarregada Administrativa em uma mesma empresa, percebi que um cargo público seria a melhor alternativa para manter meu bom salário, com estabilidade, sobretudo devido à minha idade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Glaucia: Eu sou casada e tenho 3 filhas, então eu concilio o trabalho doméstico e afazeres de mãe e esposa com os estudos. Normalmente aproveito o tempo em que as crianças estão na escola para estudar no computador, ler PDFs e fazer exercícios. Enquanto as aguardo em atividades extras, aproveito para assistir videoaulas e também enquanto realizo serviços domésticos, como lavar roupas ou fazer almoço.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Glaucia: Em 2024, quando comecei a estudar para concursos, fui aprovada no cargo de administrador da Prefeitura de Londrina, mas bem longe da vaga existente. Ainda como administradora, fui aprovada em 1° lugar no concurso da Sanepar em Londrina. Em 2025, enquanto aguardava minha nomeação, decidi continuar estudando e focar na área fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Glaucia: O fato de não trabalhar fora de casa facilitava um pouco o equilíbrio entre os estudos e a vida social em família, pois eu conseguia priorizar os estudos e se necessário, “sacrificava” alguns serviços domésticos em prol de momentos especiais em família. Apenas algumas semanas antes dos concursos é que eu realmente me privava dos compromissos familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Glaucia: Sim. Meu esposo me ajuda com os afazeres domésticos e os cuidados com as crianças. As crianças também entendem que preciso estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Glaucia: Faz 10 meses que estou estudando para a área fiscal, consigo manter melhor a disciplina quando tem um edital previsto, no entanto, procuro manter uma rotina de estudos, assim sempre estudo um mínimo diário.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Glaucia: Iniciei com as videoaulas no Youtube, pois como a maioria das disciplinas eram novas para mim, sentia mais facilidade em entender as explicações e assimilar os conteúdos. Quando consegui assinar o Estratégia, comecei a estudar também pelos PDFs, sobretudo para resolver as questões.
Agora, estou começando a experimentar a Trilha Estratégica, estou gostando do direcionamento, mas não sei ainda se vou conseguir acompanhar o ritmo de estudo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Glaucia: Meu esposo me indicou um curso de direito administrativo na internet, achei muito bom e comecei a procurar mais aulas do professor Herbert no Youtube, encontrando assim outras disciplinas e professores excelentes, me apaixonei.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Glaucia: Na verdade, para relembrar meus estudos de administração, busquei aulas com o professor Rodrigo Rennó, que acabou me levando para o mesmo caminho: o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Glaucia: Sim, a diferença é que consigo encontrar conteúdos para os mais diversos momentos da minha preparação, diversas áreas e concursos que eu tenha intenção de prestar.
Além das videoaulas completas para formação básica das disciplinas e os PDF’s, com questões resolvidas e também à resolver, gosto muito das aulas de reta final para revisão dos conteúdos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Glaucia: Inicialmente segui instruções de uma aula no Youtube e organizei minha semana de estudos com as matérias principais em dias alternados.
Esse ano, com foco na área fiscal, segui dicas e planilhas da professora Nubia, estudando cerca de 4 a 5 horas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Glaucia: Ainda estou melhorando meu jeito de revisar, às vezes faço meus próprios resumos, às vezes uso os resumos do Estratégia. Gosto muito das aulas de Reta Final e Hora da Verdade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Glaucia: Extremamente importante, principalmente para conhecer a sua banca. Costumo fazer todas as questões explicadas do PDF e mais umas 20 questões ao final de cada aula.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Glaucia: Contabilidade e Tecnologia da Informação. Estudando o conteúdo completo com videoaulas e fazendo exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Glaucia: É uma semana muito intensa, costumo aumentar a carga horária de estudos para 8 horas diárias.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Glaucia: O principal erro foi relaxar na revisão das disciplinas que eu estava mais adiantada.
Acredito que acertei em deixar as disciplinas mais específicas do concurso que prestei para estudar mais perto da data da prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Glaucia: Sim, após uma prova com resultado inferior ao esperado…
Mas tenho várias motivações: a busca por um salário que possibilite uma melhoria de qualidade de vida à toda a minha família, com a estabilidade que eu preciso na idade em que me encontro.
Meu pensamento foi: pode demorar um pouco, mas eu vou conseguir novamente!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Glaucia: Nosso esforço vale a pena! Não é uma conquista fácil, pois exige mais do que dedicação, exige foco e renúncias, além de motivação e auto controle nos momentos de pressão, mas é imensamente gratificante e recompensador.