Aprovado em 1° lugar no concurso IFS para o cargo de Professor de Economia EBTT - IFS
Concursos Públicos
“Vocês vão conseguir! Se for realmente esse o desejo, se você realmente corre atrás, fica horas sentado, estudando, escrevendo, fazendo questões, tenha certeza de que você vai passar […]”
Confira nossa entrevista com Felippe Rocha Presado Menezes de Barros, aprovado em 1° lugar no concurso IFS para o cargo de Professor de Economia EBTT – IFS:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Felippe Rocha Presado Menezes de Barros: Tenho 36 anos, sou natural de Maceió-AL. Sou formado em Economia e Mestre em Economia Aplicada.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Felippe: Desde a graduação, por influência de ter participado do Programa de Educação Tutorial (PET-ECONOMIA/Ufal), sempre tive o desejo de ser professor universitário e a busca pela estabilidade também sempre foi um desejo, então desde o final do mestrado eu busquei concursos que me permitissem alcançar esse objetivo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Felippe: Sim. Eu trabalhava e estudava, mas como eu já era Docente da Universidade do Estado do Amazonas, meu trabalho era estudo, o que acabava me ajudando no processo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Felippe: Venho de uma trajetória de diversos concursos realizados. Em 2018, fui segundo lugar no concurso para ser professor de Economia do IF-Goiano. Em 2019, finalmente obtive a realização do meu sonho, tornando-me professor efetivo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na área de Teoria Econômica, onde aprovei no probatório e fiquei até o início de março de 2025. Em 2024, decidi tentar me aproximar da minha casa e da minha família, foi aí que utilizei o material do Estratégia para estudar com material adequado para provas objetivas dos Institutos Federais e acabei obtendo dois êxitos, também em 1º lugar, para ser professor EBTT na área de Economia, do Instituto Federal do Amapá (que eu optei por não tomar posse) e o Instituto Federal de Sergipe, onde atuo no momento.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Felippe: Em 2024, meu desejo pelo retorno à minha região falou mais alto e, por isso, adotei uma rotina intensiva de estudos, respondendo muitas questões, lendo as apostilas, assistindo as videoaulas. Utilizando muito os sábados e domingos, então eu saía muito pouco, minha rotina era mais o trabalho e o estudo dedicado aos concursos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Felippe: Sim, esse momento é sempre muito delicado, né? A família tem que entender, especialmente a minha esposa, que esteve comigo o tempo todo ao meu lado. Abdicou comigo de alguns finais de semana de lazer e ficou comigo o tempo inteiro, é uma rotina difícil, mas a vitória lhe traz a felicidade e alívio para perceber que deu tudo certo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Felippe: Eu comecei a estudar em janeiro de 2024, para o concurso do IFAP (1º lugar), especificamente para o concurso do IFS, eu estudei uns 2 meses intensos, pois já havia adquirido uma bagagem e segurança suficiente para focar mais em questões e revisões. A disciplina é construída pelo dia a dia, a constância torna tudo natural, mesmo que você não esteja com vontade, o ato de fazer, permite a mente compreender que aquilo está se transformando em um hábito. Mesmo assim, é difícil, tem também que tomar muito cuidado para não se cobrar demais para não transformar o processo em algum ruim para sua mente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Felippe: Tudo. Tudo aquilo que foi disponibilizado pelo Estratégia eu utilizei. Claro, também baixei as leis para fazer a leitura daquilo que chamam de estudo da “lei seca”. Busquei materiais também no Youtube, mas apenas para fazer questões, além dos cadernos de questões que montei no site do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Felippe: O Estratégia é super conhecido no meio dos cursinhos de concursos e super recomendado por todos. Aproveitei uma promoção no final de 2022 ou 2023 (não me recordo bem) e adquiri o pacote vitalício.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Felippe: Não utilizei materiais de outros cursos. Antes do Estratégia utilizei meus livros para conseguir a aprovação em 1º lugar na Universidade do Estado do Amazonas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Felippe: Sim. Aparentemente é difícil encontrar material específico para fazer concursos para docência na área de Economia, então geralmente eu me inscrevia nos pacotes básicos dos Institutos Federais, para estudar a Legislação, revisar Português e algum outro conteúdo e, ao mesmo tempo, me matriculava em outro pacote específico para Economia, assim eu conseguia pegar os materiais de revisão e as questões dos pdfs para estudar. Foi assim que consegui a aprovação para o IFS e para o IFAP.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Felippe: Claro! Ter um roteiro, um material completo e muito bom, abrangendo todo o conteúdo do edital faz total diferença na preparação, porque você sente que está no caminho correto.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Felippe: Eu acho que sou um dos poucos que não se preocupa em contabilizar horas de estudo, mas sou do tipo que não consegue estudar mais de uma disciplina por dia. Então eu definia a disciplina que estudaria das 8h às 16h, em um determinado dia e ficava apenas nela o período inteiro, revisando, fazendo questões, lendo pdfs e assistindo aulas. Pelo menos pra mim isso sempre funcionou.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Felippe: Faço sempre resumos de todas as disciplinas que estudo. Inclusive, tenho calhamaços de papéis com resumos e questões respondidas, correções dos meus erros. Sempre tirava e ainda tiro, algum dia da semana para fazer um simulado, ajuda a construir a mentalidade do foco para uma prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Felippe: A resolução de questões é muito importante para não ter medo de fazer provas e enfrentar as complexidades de diferentes níveis de provas. Corrigir os erros, refletir sobre esses erros e voltar aos pdfs para entender o que te fez errar é importantíssimo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Felippe: Sua mente é sua amiga. Tratar as disciplinas, não importa a complexidade, como algo bom, ajuda muito a levar as coisas com mais leveza. Por isso, acredito que não tenha tido ou achado uma disciplina muito difícil.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Felippe: Questões e muitas questões ao longo da semana que antecede a prova. Na pré-prova, por mais que algumas pessoas digam que não vale a pena, eu sempre fiz revisões, consistindo em uma leitura sistemática de tudo aquilo que escrevi para a prova. Pra mim, sempre valeu a pena e sempre acabava caindo algo que eu tinha lido no dia anterior.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Felippe: Analisando todo o processo, acho que, embora as videoaulas sejam muito boas, eu poderia ter focado um pouco mais apenas nas leituras de pdfs, porque o conteúdo e a escrita são muito bons. As videoaulas devem ser mais utilizadas quando a disciplina apresenta complexidade alta.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Felippe: Cheguei a pensar em desistir por já ser concursado e aí entra aquela fase de refletir se realmente é preciso voltar a ter uma rotina tão cansativa. Aprender é muito bom, mas ao se preparar para um concurso você sempre acaba se forçando muito, muitas viagens que não são para descansar, mas para buscar outro futuro, isso pesa muito. Minha principal motivação para seguir era e ainda é, o desejo de ficar perto da família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Felippe: Vocês vão conseguir! Se for realmente esse o desejo, se você realmente corre atrás, fica horas sentado, estudando, escrevendo, fazendo questões, tenha certeza de que você vai passar. O material do Estratégia é ótimo. Sei que às vezes parece que estamos ali estudando, estudando, estudando, e não saímos do lugar, mas essa é só a aparência, no fundo, você está construindo a solidez do conhecimento necessário para sua aprovação, não pare.