Notícia

Concurso TCU Auditor: provas ocorrerão apenas em Brasília?

Assim como as provas para Técnico Federal de Controle Externo, os novos editais de concurso do Tribunal de Contas da União (TCU) para Auditor devem ter provas aplicadas somente em Brasília.

Isso porque, conforme o projeto de edital, há a previsão de somente a capital brasileira como cidade-sede das avaliações. O motivo em específico não foi divulgado.

Vale lembrar que dois importantes concursos estão em trâmites para lançamento de seus editais: o primeiro referente às 40 vagas na área de TI para Auditor, enquanto o segundo terá 100 vagas na área geral da carreira.

Uma delas, com foco para Tecnologia da Informação, já está com banca definida. O Cebraspe está elaborando o edital, que será publicado a qualquer momento.

Segundo projeto básico, serão contempladas 200 questões, sendo 100 de Conhecimentos Básicos e 100 de Conhecimentos Específicos na prova objetiva. As disciplinas das provas não foram reveladas.

Já a prova discursiva será composta por três questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, a serem respondidas em até 20 linhas, além de uma peça de natureza técnica, com até 50 linhas. 

Concurso TCU 2025 pode ter ampliação do cadastro reserva!

Outra notícia muito interessante para os aprovados no mais novo edital de concurso do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2025 chegou na praça.

Há uma chance real de ampliação do limite de aprovados que podem realizar o cadastro reserva para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo.

Com o certame no processo de avaliação biopsicossocial e heteroidentificação, os aprovados veem uma oportunidade de aumentar o esquadrão de cadastro reserva.

A ideia é ampliar o número-limite até contemplar o quantitativo de candidatos que tenham sido aprovados nas provas discursivas.

Dessa forma, haveria uma chance de aproveitamento desse grupo ao longo da vigência do certame, aumentando as possibilidades de os aprovados serem chamados para compor a equipe do TCU.

A iniciativa é liderada por um grupo de candidatos aprovados. Eles argumentam que a alta rotatividade do cargo é um fator-chave para novas convocações e futuras necessidades do órgão.

Outro ponto defendido pelo grupo é sobre a ausência de ônus para a administração, não prejudicando financeiramente o TCU caso haja a aplicação da medida.

Para eles, já que houve a realização de todas as etapas do certame, ampliar o cadastro reserva não geraria custos adicionais significativos e ainda asseguraria um contingente maior para suprir as demandas a longo prazo.

Um requerimento, inclusive, já está em processamento e tramita no tribunal para, possivelmente, acatar a reivindicação dos aprovados.

Veja também outras informações sobre o Concurso TCU 2025, organizado pelo Cebraspe e que terá provas para Auditor apenas aplicadas em Brasília. Acesse o artigo completo no blog do Estratégia:

Mais informações: Concurso TCU


Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.