Aprovado em 1° lugar no concurso CRC-SP para o cargo de Fiscal
Concursos Públicos
“Eu aconselho a ter paciência, a focar somente no dia atual e no cumprimento do seu plano de estudos. Com o tempo, as matérias vão sendo estudadas, a taxa de acertos nas provas vai aumentando e o nível de preparação vai se elevando até chegar […]”
Confira nossa entrevista com Matheus Freire da Silva, aprovado em 1° lugar no concurso CRC-SP para o cargo de Fiscal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Matheus Freire da Silva: Eu sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tenho 26 anos, moro na cidade de Barueri-SP, porém nasci em Cotia-SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Matheus: A busca por melhores salários e estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Matheus: Eu fiquei 1 ano inteiro só estudando e por conta disso consegui adiantar muitos conteúdos. Após esse período, comecei a trabalhar e ficou mais difícil os estudos, porém ainda assim eu reservava umas 3 horas por dia, durante à noite, para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação?
Matheus: Fui aprovado em 12º lugar para analista da Desenvolve SP, 2º lugar para analista financeiro da prefeitura municipal de Osasco e para 1º lugar para fiscal do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP). Pretendo sim continuar estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Matheus: Saía bem pouco, buscava sair apenas 1 ou 2 vezes por mês aos fins de semana, reservando o restante dos dias somente para estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Matheus: Sim, entenderam e me incentivaram a trilhar esse caminho, pois era algo há muito tempo desejado por eles, principalmente meus familiares. O apoio se deu por meio da compreensão de que eu não poderia estar presente em todos os momentos com eles, pois tinha que focar nos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Matheus: Eu já vinha estudando por 1 ano e 10 meses para a carreira de auditor fiscal, sem focar exclusivamente em um determinado certame. Foi no último mês que antecedeu a prova que eu estudei focado nesse concurso.
Eu mantive a disciplina ao perceber que os estudos não deveria ser algo penoso, que o fato de estar aprendendo coisas novas era algo bom e que isso me ajudaria a ter um melhor repertório e, consequentemente, conseguir acertar mais questões.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Matheus: Eu usei apenas os cursos em PDF. As principais vantagens foram a flexibilidade para estudar no meu próprio ritmo e a possibilidade de fazer anotações/grifos de forma mais precisa. A principal desvantagem foi a longa duração dos estudos, pois, dado que os PDFs são bastante extensos, a leitura fica meio cansativa e requer uma dedicação de horas de estudo muito maior.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Matheus: Por meio de vídeos e comentários de canais de concursos no Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Matheus: Sim, eu senti que eu tinha um bom material em mãos e que por isso conseguiria fazer um estudo amplo, que contemplasse todos (ou quase todos) os tópicos que eu teria que enfrentar na prova. O principal diferencial dos materiais do Estratégia é a ampla cobertura dos assuntos que mais caem em prova e a forma com que os professores abordam os assuntos, concatenando as exposições teóricas com exemplos práticos, jurisprudências, doutrina e exercícios.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Matheus: Estudava 3 matérias por dia, 6 horas líquidas por dia, de segunda a sexta.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Matheus: Fazia as revisões aos sábados e domingos por meio de resumos e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Matheus: Os exercícios são extremamente importantes para fixar o conteúdo visto nas aulas e revisto nas revisões, além de serem importantes para verificar o quão rápido eu conseguiria responder uma pergunta sobre aquele assunto se essa pergunta caísse na prova. Fiz várias questões ao longo do período de estudos, não lembro a quantidade exata.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Matheus: As matérias mais complexas foram Estatística e TI. A minha estratégia para superar essas dificuldades foi me apoiar nos exercícios, tentar fazer um número maior de questões para tentar capturar o “padrão” delas e conseguir fixar melhor o conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Matheus: Esse período foi todo pautado em revisões de todos os tópicos previstos no edital, resoluções de questões e utilização de mapas mentais.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Matheus: A minha preparação consistiu em praticar a escrita usando temas diversos e tentando me basear em modelos. O meu conselho é que o concurseiro foque apenas no que a banca está pedindo e escreva um texto que lhe dê exatamente o que está sendo pedido e redija um texto simples, sem muitas inovações que podem acabar o prejudicando.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Matheus: O principal erro foi focar muito em temas que não agregam muito na preparação por consistirem em tópicos que quase nunca estão previstos nos editais dos principais concursos. O principal acerto foi ter feito um estudo de médio-longo prazo, o que me garantiu um bom período de preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Matheus: Sim, pensei em desistir algumas vezes, em momentos que eu me encontrava bastante cansado. A minha principal motivação foi entender que a cada dia estudado eu estaria mais perto do meu objetivo, mais perto daquela situação que eu almejo tanto viver.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Matheus: Eu aconselho a ter paciência, a focar somente no dia atual e no cumprimento do seu plano de estudos. Com o tempo, as matérias vão sendo estudadas, a taxa de acertos nas provas vai aumentando e o nível de preparação vai se elevando até chegar em um momento em que você está “pronto”. Basta lembrar que o sucesso é a soma de pequenos esforços que se repetem diariamente. Esqueça formas revolucionárias de estudos e foque apenas em cumprir suas metas diárias, nada mais que isso.