Aprovada em 2° lugar no concurso PF para o cargo de Agente Administrativo - Roraima (RR)
Concursos Públicos
“Estudem, mesmo que pareça pouco o que você está fazendo. Você não precisa dominar tudo de todos os assuntos, precisa ter constância e estratégia.”
Confira nossa entrevista com Pamela Priscilla da Costa Carvalho, aprovada em 2° lugar no concurso PF para o cargo de Agente Administrativo – Roraima (RR):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Pamela Priscilla da Costa Carvalho: Sou formada em ciências contábeis, tenho 32 anos e sou de Boa Vista-RR.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Pamela: Gostaria de ter estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Pamela: Sim, eu trabalho. Eu estudo nos intervalos: horário de almoço e após meu expediente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Pamela: Já fui aprovada em 2013, para o cargo técnico em secretariado, no IFRR, depois em 2022 para auditor no IFRR (1º lugar) e agora para a gente adm da PF (2º lugar)
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Pamela: Eu conseguia conciliar e reservava tempo para os estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Pamela: Desde que saiu o edital, então foi mais ou menos uns dois meses. Quando tem uma expectativa já de data de prova, naturalmente você se empenha mais e foca mais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Pamela: Videoaula eu vi algumas revisões, como de português. Como considerei ter uma base nessa disciplina, eu resolvi questões e vi aulas bem direcionadas para essa prova, já faltando umas duas semanas. Outras disciplinas que já tinha visto eu fui direto nas questões e caderno de erros como revisão. A legislação eu fui pelo Passo Estratégico que já apontava quais percentuais das que mais caiam. Então escolhi 3 (o que considerei que dava tempo) e foquei apenas nessas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Pamela: Pela internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Pamela: Eu gostei muito do passo estratégico. Pois tem disciplinas que vamos construindo bases mas na hora que sai o edital, o passo dá direcionamento e foco tanto para o que já vimos quanto para as demais matérias.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Pamela: Eu faço ciclo de estudos: coloco uma ordem de disciplinas e vou “ciclando”. Como trabalho e estudo nem sempre consigo fazer o mesmo todos os dias. Mas em média 2h líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Pamela: Fiz questões e videoaulas de revisão. Também adotei caderno de erros e com base nos erros eu fazia revisão. Já simulados eu não fiz muito.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Pamela: As questões são muito importantes para fixar o conteúdo e também para conhecer a banca e criar estratégia de prova e resolução. Não lembro quantas questões resolvi.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Pamela: Raciocínio Lógico. Eu resolvi questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Pamela: Na verdade, nas últimas duas semanas eu foquei muito mais e aos fins de semana eu reservei sala de estudos para conseguir me concentrar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Pamela: Mais próximo da prova eu procuro os simulados e o prováveis temas de redação e leio as propostas de gabarito.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Pamela: Acertos: fazer questões, não ficar só na teoria. Erros: as vezes indisciplina e não conseguir fazer o que eu me propunha no dia (horas líquidas)
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Pamela: Não pensei em desistir, mas pensei que poderia não conseguir quando vi a concorrência com tão poucas vagas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Pamela: Estudem, mesmo que pareça pouco o que você está fazendo. Você não precisa dominar tudo de todos os assuntos, precisa ter constância e estratégia.