Aprovado em 1° lugar no concurso NiteróiPrev para o cargo de Contador
Concursos Públicos“Saiba que vai precisar de sacrifício, de abrir mão de muita coisa e que pode levar tempo, mas se você quer de verdade, não desista! Vai valer a pena!”
Confira nossa entrevista com Rafael Silveira Fagundes, aprovado em 1° lugar no concurso NiteróiPrev para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rafael Silveira Fagundes: Me chamo Rafael Silveira, tenho 45 anos e sou de Niterói-RJ. Formado em ciências contábeis, mas há 20 anos deixei o mercado tradicional e atuava apenas como professor de dança de salão e vendedor.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafael: Estava satisfeito com meu trabalho de dança, mas a pandemia da COVID me fez pensar em buscar uma estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rafael: Eu continuei dando minhas aulas de dança na parte da tarde e noite, e me dedicava a estudar na parte da manhã e final de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rafael: Já tinha “batido na trava” em alguns concursos, ficando no cadastro de reserva em 5: Fiscal contador do CRC RJ; Contador na FUNASG; Contador em Macaé; Analista Tributário da prefeitura de Nova Iguaçu; e Técnico em Contabilidade no TRF 2.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rafael: Confesso que não me excluí completamente. De baladas/noitadas sim. Não podia perder o dia seguinte dormindo ou estando com sono. Mas continuei presente moderadamente em eventos, como um barzinho no final do dia ou aniversário, mas terminado cedo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rafael: Apoiaram-me entendendo as vezes que fui ausente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rafael: Eu confesso que não sou capaz de estudar muitas horas por dia. Acredito que por isso levei 3 anos estudando para conseguir passar. Direcionado para o concurso, foi a partir de quando saiu o edital. Inclusive, foi o 1º concurso da Niterói Prev, então não tinha como prever o que estudar antes.
O que me fez manter a disciplina é que eu sempre tinha alguma prova para fazer. Fiz vários concursos até conseguir entrar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rafael: Fiz de tudo um pouco. Aula presencial em outro curso; material em PDF passei a usar o Simplificado, porque a versão completa era muito grande; videoaulas achava bom, mas utilizava para matérias que não tinha conhecimento nenhum.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafael: Ouvia falar por outras pessoas que estudavam para concurso. Mas conheci um pouco, através da Revisão de Véspera para o concurso da Receita Federal. Fiquei impressionado como acertaram a maioria do conteúdo que caiu. Fizeram uma promoção de Assinatura Vitalícia e aproveitei a oportunidade.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Rafael: Cheguei a estudar presencial em outro curso que já foi bom. Mas fazendo as primeiras provas de concurso, percebi que eles não conseguiam acertar muito. Isso era o que mais me incomodava. É legal a gente aprender, mas meu objetivo real era passar!
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Rafael: Fiz alguns concursos e não passava nem na objetiva.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rafael: Senti total diferença. Nos materiais, os professores chamam atenção marcando o que “cai na prova” ou dizendo que não iria se estender naquele assunto porque não cai. Foi aí que comecei a melhorar meu rendimento, que saiu de menos de 50% até chegar nos 70%, quando comecei a entrar em cadastro de reserva e finalmente 80 e poucos por cento.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rafael: Seguia o que ensinam na Trilha. Estudar um tema de uma matéria e depois partir para outra matéria, e ir revezando.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rafael: Usava o Bizu Estratégico.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Rafael: Sempre achei importante. Eu resolvia os exercícios com comentários do material do Estratégia antes de ler a resposta. Mesmo acertando, lia o comentário do professor, que era uma forma de revisar e/ou aprender um pouco mais.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rafael: A principal da minha área: Contabilidade Geral.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rafael: Sempre faço Revisão de Véspera assistindo o Estratégia ou, se não tiver, olhando os Bizus.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Rafael: Teve discursiva. A minha preparação foi escrevendo sobre o tema para além de fixar, melhorar minha grafia, pois não temos mais hábito de escrever e a letra estava horrível no começo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rafael: Acredito que não focar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rafael: Sempre. Desde o primeiro concurso que fiz, pensava que não era pra mim. Não consigo passar o dia inteiro estudando, me sentia velho para começar a estudar para concurso, quando achava que aprendi a matéria, mas não conseguia tirar nota boa na prova, etc. Motivos foram diversos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael: Saiba que vai precisar de sacrifício, de abrir mão de muita coisa e que pode levar tempo, mas se você quer de verdade, não desista! Vai valer a pena!