
“Eu acredito que meu principal acerto foi exercitar muito minha fé ao longo da jornada de preparação. Eu renovava minhas forças a cada oração”
Confira nossa entrevista com Gilmar Nunes, aprovado em 1º lugar no concurso ICMBio para o cargo de Analista Ambiental – Região Nordeste:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gilmar Nunes: Sou Gilmar Nunes, natural de São Luís do Maranhão, graduado em Engenharia Civil Bacharelado pelo IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gilmar: Eu, desde adolescente, via o serviço público como algo importante e valorizado pelas pessoas. À medida em que ia conhecendo mais sobre as carreiras públicas, percebi que o concurso público era porta de entrada para, inclusive, as mais prestigiadas dentre aquelas, tais como as da diplomacia, a de delegado de polícia, etc. Foi dessa constatação que decidi investir tempo e energia para lograr êxito no mundo dos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gilmar: Eu me preparei para o concurso ICMBio/2024 em conciliação com as responsabilidades familiares e do trabalho. Não havia como abdicar dessas atribuições. Então, busquei ferramentas que otimizassem minha preparação ao máximo para o certame.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gilmar: Já fui aprovado em alguns concursos: CRM-MA/2017 – cadastro de reserva, ampla concorrência, para o cargo de Assistente Administrativo; Câmara Municipal de São Luís/2019 – vagas imediatas, ampla concorrência (6a posição), para o cargo de Técnico Legislativo – Assessoramento; APM (Agente de Pesquisa e Mapeamento) temporário do IBGE/2017, nas vagas imediatas, ampla concorrência; Agente Comercial/Banco do Brasil/2022, ampla concorrência, vagas imediatas.
Porém, apesar dessas aprovações, ainda pretendo continuar estudando para concursos. E prometo fazer um último depoimento agradecendo a vocês do Estratégia por todo apoio na aprovação em um último concurso que espero ser aprovado em breve.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Gilmar: Minha vida social durante a preparação para o ICMBIO era, “eu diria”, nula. Minha descontração eram os horários com a família. Posso afirmar que até minhas tarefas do trabalho me ajudaram a me distrair da rotina de estudos a que me submeti.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Gilmar: Tive apoio de pessoas e familiares para buscar melhoria financeira através dos concursos públicos. Inclusive, sou grato a todos eles. Nesse aspecto, quero agradecer por cada palavra, incentivo moral e informação sobre concursos, carreiras e cargos que obtive de amigos e entes queridos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gilmar: Para esse concurso, especificamente, contabilizei, em aplicativo, 184 horas de estudo dedicado.
Para manter a disciplina, usei todo e qualquer tempo livre que tinha. Isso foi importante, pois meu psicológico me recompensava com a sensação de dever cumprido a cada período dedicado para os estudos. Com a respectiva percepção de recompensa, consegui me manter engajado na empreitada até o fim.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gilmar: Para aprovação no concurso do ICMBio/2024, usei variadas ferramentas do Estratégia Concursos: cadernos de questões inéditas, PDF de aulas e questões, banco de questões e o meu favorito, os simulados. De todas essas ferramentas, a que mais tirei proveito foram os simulados. A Trilha Estratégica também foi útil para lograr êxito, pois as dicas dos professores em cada item do conteúdo programático do edital são mais direcionadas e personalizadas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gilmar: Conheci o Estratégia Concursos ainda na graduação, quando as ferramentas on-line de estudo EAD começaram a ser difundidas no Brasil. Era 2015, mais ou menos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Gilmar: Antes do Estratégia, lembro de algumas apostilas impressas preparatórias para concursos, mas nunca cheguei a estudar por elas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gilmar: Após conhecer o Estratégia Concursos, meu nível de preparação passou – vamos dizer – de amador para algo tido como profissional. As ferramentas questões comentadas pelos professores nos pdfs de aula e questões, os artigos do blog que detalham cada aspecto dos últimos editais de concursos e seus respectivos aprovados, e as videoaulas foram sempre utilizadas por mim. Realmente, o Estratégia tem uma ampla gama de ferramentas educacionais para todo perfil de aprendizado do aluno.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gilmar: Para o concurso do ICMBio/2024, tratei todas as matérias como se nunca as tivesse estudado. Estudava, em média, 4 horas por dia, durante a semana menos, mas, aos finais de semana, me esforçava para compensar a média de carga horária.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gilmar: Minhas revisões eram voltadas para os tópicos do edital que, segundo as análises dos professores do Estratégia, tinham muita chance de cair, conforme cobrado nos certames anteriores do ICMBio. Então, sempre respondia questões desses tópicos pelas ferramentas do Estratégia. Claro, como regra, essas questões estavam nos pdfs de aula. Não fiz resumos, apenas anotei alguns conceitos que foram fundamentais para responder alguns itens da prova objetiva e da prova discursiva.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gilmar: A resolução de exercícios foi a coisa mais importante que fiz na minha preparação “de fato” para o concurso. A segunda, eu diria que foi revisar essas questões respondidas.
Preparação “de fato” a que me refiro e usar as ferramentas para se preparar a prova. Pois existe uma preparação “não de fato”, por assim dizer, que é estar saudável, com a visão em dias, estar “ok” psicologicamente, sentimentalmente e socialmente. Pois são coisas também de grande relevância e que podem minar toda sua preparação “de fato”, mesmo tendo estudado 1000 (mil) horas e resolvidos 500 mil questões.
Quanto ao número de questões respondidas, não as contabilizei. Mas deve ter passado de 10 centenas – no formato Certo/Errado (C/E), que foi o escolhido para o concurso do ICMBio/2024 pela banca Cebraspe. Por exemplo, só de simulados, eu lembro ter respondido 5 deles (120 itens no estilo de cobrança C/E): 5 x 120 = 600.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gilmar: Não teve disciplinas que tive mais dificuldade, por assim dizer. Eu tive tópicos dentro de cada disciplina do conteúdo programático do edital que eu tive que me dedicar mais. Posso citar o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) da Lei 8.112/1990, como exemplo. Outro exemplo foi algumas Instruções Normativas do próprio ICMBio, que jamais foram cobradas em qualquer questão de qualquer concurso por qualquer banca, seja de modo direto ou indireto, pois eram normativos recentíssimos.
Para esse segundo exemplo, tive que recorrer aos simulados e a cadernos de questões inéditas do Estratégia, por exemplo. Quanto ao primeiro exemplo, eu tive que ler com mais calma o capítulo referente ao PAD da lei 8112/90.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gilmar: Na semana que antecedeu a prova, comecei a preparar meu psicológico para aceitar qualquer resultado que pudesse vir, apesar do meu esforço e dedicação. Para ser honesto, eu estava tão desacreditado do meu esforço, que só decidi ir fazer a prova no Domingo pela manhã, horas antes do horário agendado para o certame, quando fui visitar meu pai e minha mãe para tomar café da manhã.
Apesar disso, minha rotina de estudos permaneceu a mesma do primeiro ao último dia – o que está longe de significar que foi perfeita, pois, inclusive, adoeci 2 vezes, nas quais sequer conseguia ficar sentado para ler meia linha de um item C ou E de uma questão de concurso anterior da banca Cebraspe.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gilmar: Para a prova discursiva, eu fiz o seguinte: respondi a última prova de Analista Ambiental do ICMBio. Fiz o mesmo com a última prova de concurso para a área ambiental realizado pelo Cebraspe – no caso, a prova do MMA, Ministério do Meio Ambiente, de 2023/24.
Dessa prova do ICMBio, observei os principais temas abordados nas questões, e que definem e delineiam a atuação e a razão de ser do ICMBio. E visitei com boa dose de dedicação cada legislação referente a esses temas: leis e decretos principalmente e, em 3o plano, as Instruções Normativas do próprio ICMBio e CONAMA, algumas também do IBAMA.
Da prova do MMA, procurei os temas ambientais cobrados nas questões que, ao meu ver, tinham importância para a banca examinadora no quesito atualidade e que também tivessem relação com as atribuições do ICMBio.
Foi uma estratégia que deu super certo – Graças a Deus, pois acredito muito que foi ELE quem me deu esse insight.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gilmar: Um dos principais erros durante a preparação do ICMBIO foi forçar meus limites físicos (orgânicos ou corporais, como preferir). Após a prova, eu estava exausto, como há muito não me sentia, e fiquei nesse estado por umas boas semanas.
Eu acredito que meu principal acerto foi exercitar muito minha fé ao longo da jornada de preparação. Eu renovava minhas forças a cada oração.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gilmar: Eu não cheguei a pensar em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gilmar: Para alguém que está iniciando nos estudos para concurso, aconselho a ter paciência e ir com calma.
A posição de 1o colocado num concurso federal concorrendo na cota ampla concorrencia com milhares de candidatos de todo o Nordeste foi um feito que jamais imaginei atingir. Entretanto, essa conquista não foi somente minha. É verdade que o nome que apareceu no Diário Oficial da União foi o meu, mas essa vitória – repito – foi ganha por outras além de mim: minha esposa, meu filho, DEUS, meus pais …
Portanto, num futuro, após a aprovação, fica de bom tamanho agradecer e compartilhar com cada um daqueles que estiveram com você. Aqueles que torceram por você, incentivaram, intercederam, compreenderam sua ausência.