Aprovada em 3º lugar no concurso EBSERH para o cargo de Cirurgiã-Dentista Clínico - HU/UFJF
Concursos Públicos
“Para quem está começando, eu aconselho a pesquisar sobre os concursos da área de interesse. Quando você escolhe um concurso específico, é possível analisar editais anteriores, identificar as matérias-base que costumam ser cobradas e, assim, direcionar melhor os seus estudos […]”
Confira a nossa entrevista com Natália Barreto, aprovada em 3º lugar no concurso EBSERH para o cargo de Cirurgiã-Dentista Clínico – HU/UFJF:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Natália Barreto: O meu nome é Nathalia Barreto, tenho 33 anos, sou de Juiz de Fora (MG). Me formei em Odontologia em 2016, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. O meu sonho de ser dentista começou aos 7 anos de idade e, hoje, me sinto muito realizada com a minha profissão.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Natália: Quando entrei para a faculdade, o meu sonho era ter aqueles consultórios lindos… Só que com o tempo, ainda dentro da faculdade, percebi o quanto a carreira na Odontologia é cara. Com muito custo, os meus pais conseguiram manter as várias listas de materiais. Porém, ao me formar, eu não teria condições de abrir uma clínica ou fazer cursos de especialização.
Foi, então, que tive contato com um edital de concurso pela primeira vez. Era para um município a 2h30min da minha cidade. Resolvi fazer e, graças a Deus, tive então a minha primeira aprovação! Ali, vi a possibilidade de me inserir na carreira através do meu esforço e dedicação, sem precisar de troca de favores ou da boa vontade das pessoas. E, depois, não quis mais parar até conseguir chegar no patamar que eu almejava.
O mundo dos concursos exige muita luta e persistência, mas é libertador!
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Natália: O primeiro concurso que prestei foi logo após me formar, então, ainda não trabalhava. Porém, os outros após esse primeiro, tive que conciliar com o trabalho. O mais desafiador deles, foi o concurso da minha cidade natal, onde trabalho atualmente.
Na época, eu era dentista de ESF em outro município, 40h semanais. Chegava em casa, tomava um banho, lanchava e ficava até 22h, 23h estudando… Mas, eu sempre soube que todo aquele esforço valeria a pena!
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Natália:
• 2015 – Prefeitura de Astolfo Dutra/MG – Cirurgiã-Dentista ESF, 4º lugar – fui convocada e assumi;
• 2018 – Prefeitura de Juiz de Fora/MG – Cirurgiã-Dentista Clínico, 23º lugar – fui convocada e assumi (atual);
• 2022 – Marinha – Ortodontista, 7º lugar na prova objetiva – aprovada para a segunda fase;
• 2023 – ALMG – Dentista, 7º lugar na prova objetiva – aprovada para a segunda fase;
• 2024 – Prefeitura de Coronel Pacheco/MG – Dentista, 1º lugar – fui convocada e vou assumir;
• 2025 – EBSERH – Cirurgiã-Dentista Clínico, 3º lugar – HU/UFJF.
No momento, não estou estudando para nenhum concurso específico. Além disso, considerando a minha atual situação — com dois vínculos próximos à minha família —, não compensa buscar concursos em outros estados, por exemplo. O único concurso ao qual eu me dedicaria, neste momento, seria um novo concurso na minha cidade natal, para que eu pudesse ter dois vínculos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Natália: Uma coisa que sempre pensei ao começar a estudar para concursos, era não “me matar” de estudar. Então, eu planejava os meus estudos de modo que eu conseguisse também ter os meus momentos de lazer e com a família. Preferia, por exemplo, aos finais de semana, estudar bastante durante o dia e ter a noite livre.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Natália: A minha família sempre me apoiou muito nas minhas decisões, inclusive, a de estudar para concursos. Em boa parte da trajetória, eu já era casada, então, o meu esposo, por muitas vezes, me ajudava com coisas de casa, cozinhava para mim.
Ter o apoio das pessoas que você ama, faz toda a diferença na preparação para concursos. É um caminho muito solitário, porém, é possível viver esse processo de uma forma mais leve quando as pessoas ao seu lado te motivam e vibram a cada conquista sua!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Natália: O meu último concurso foi o da EBSERH. Foi uma época em que eu não estava com muito tempo para estudar, então, eu usava ao máximo o tempo que conseguia. Estudei só no tempo do pós-edital, aproximadamente 3 meses. Acredito que a base que eu já tinha de outros concursos ajudou muito nesse processo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Natália: Eu sempre gostei muito de estudar por material escrito, seja PDF ou livros, apesar de também assistir videoaulas. Para mim, a principal vantagem do material escrito é ter um conteúdo mais completo. Você saber que não passou nenhum detalhe durante os estudos. A desvantagem é que leva mais tempo para zerar os conteúdos, o que exige mais horas líquidas de estudo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Natália: Conheci o Estratégia Concursos quando prestei um concurso fora da área de Odontologia, o do TJMG. Comprei um pacote para o cargo de Comissário da Infância e Juventude. Achei o curso simplesmente maravilhoso! Após essa experiência, eu não escolheria outro curso para as minhas próximas preparações, porque vi que o material era de excelência.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Natália: Para concursos da Odontologia, adquiri o específico de Ortodontia da Marinha, o pacote de Dentista da ALMG e, recentemente, o pacote do TRF6, que infelizmente acabei não prestando. Mas, utilizei o material na preparação dos meus dois últimos concursos (EBSERH e Prefeitura de Coronel Pacheco). O contato com os professores sempre foi ótimo. As perguntas no chat eram rapidamente respondidas!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Natália: Nas minhas maiores preparações, eu estudava uma média de 3h a 4h por dia. Não tinha um padrão fixo de quantas matérias por dia, mas estudava pelo menos duas matérias diferentes.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Natália: Ao longo dos anos, já usei várias estratégias diferentes. No início, eu era a louca dos resumos, mas percebi que gastava muito tempo. Então, com o passar do tempo, resolvi investir muito na resolução de questões em bancos ou provas anteriores. Cheguei a fazer um caderno de erros, que também ajudou muito nas revisões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Natália: Não acho que só resolver questões seja suficiente, mas sem sombra de dúvidas, faz total diferença na preparação. Além de conseguir montar um estudo através dos conteúdos abordados nas questões, é possível conhecer o perfil da banca do concurso que você vai prestar.
Impossível saber quantas questões fiz ao longo desses anos. Provavelmente foram milhares, juntando bancos de questões, provas anteriores e questões disponibilizadas ao final dos PDFs do Estratégia!
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Natália: Na área da Odontologia, com certeza, Prótese! Eu tentava fazer algumas anotações pontuais sobre determinados assuntos, como por exemplo no caderno de erros, mas o segredo é não se desesperar e tentar ficar excelente naquilo que você já é bom! Garantir as questões daquilo que você já tem domínio!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Natália: Isso depende muito de cada concurso. Em algumas preparações, eu estudei até o dia anterior à noite. Em outras, preferi descansar nos dias anteriores. Mas, ao final, o foco sempre foi em anotações específicas de cada matéria, conteúdos menores e sem muitas informações. Evitava assuntos novos e dava prioridade a revisões rápidas e pontuais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Natália: Sem sombra de dúvidas, o meu maior erro foi não ter começado a pegar firme nos estudos mais cedo. Estar no mundo dos concursos é uma construção diária. Quanto mais você se dedica, mais preparada você fica! E, com o passar do tempo, a base da sua preparação fica mais sólida.
O meu maior acerto foi não ter desistido!
A coisa mais provável de acontecer com um concurseiro é desistir. Simplesmente porque não é fácil: é doloroso, trabalhoso e, mesmo estudando muito, nada garante que você vai conseguir, porque existem fatores fora do nosso controle. Não desistir é o maior desafio do concurseiro!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Natália: Eu sou muito teimosa com aquilo que faz sentido para mim. Então, não! Não cheguei a pensar em desistir. Eu não sabia quando o meu momento chegaria, mas tinha certeza de que, no tempo de Deus, as coisas iriam acontecer. Quando você entende que existe um propósito muito maior por trás daquilo pelo qual você luta, isso se transforma em um sonho — e sonho não foi feito para desistir!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Natália: Para quem está começando, eu aconselho a pesquisar sobre os concursos da área de interesse. Quando você escolhe um concurso específico, é possível analisar editais anteriores, identificar as matérias-base que costumam ser cobradas e, assim, direcionar melhor os seus estudos. Além disso, é fundamental utilizar materiais completos e atualizados, como os do Estratégia Concursos!
E um último conselho: Se faz sentido para você estudar para concurso, não desista! Demore o tempo que for, o resultado vem para aqueles que perseveram!