Aprenda a estudar para concursos
Olá, futuro aprovado! Hoje vamos dar dicas para você aprender a estudar para concursos de modo eficiente e certeiro.

É recorrente acontecer de iniciantes ou até mesmo pessoas que já se dedicam há algum tempo, tropeçar na preparação. As vezes nem é por falta de estudo, mas falta de estratégia. Assim, achamos importante dar dicas para você aprender a estudar para concursos.
Primeiramente, é fundamental estabelecer um compromisso diário e inegociável. Faça com que a primeira coisa do seu dia seja o estudo, as outras atividades você encaixa e, caso seja possível, estude mais em outros horários. Mas não deixe de ter o estudo como a primeira atividade do dia.
Isso é importante, porque é comum, no decorrer dos compromissos e do cansaço acumulado, não restar energia para estudar. Desse modo, se passar num concurso é um objetivo e uma prioridade para você, que isso reflita na forma como vive seus dias.
Não pule os finais de semanas, são horas preciosas para revisões e resolução de questões. Claro que não é saudável deixar de fazer todas as coisas que lhe dão satisfação, mas uma verdade precisa ser dita, se essa é sua escolha, algumas abdicações serão necessárias.
Nosso papel aqui não é apresentar fórmulas milagrosas de estudos particionados por três vezes na semana. Muito pelo contrário, a preparação para concurso exige e as provas são cada vez mais difíceis, portanto, não há opção que não seja a dedicação.
Cronograma de estudos:
Faça um cronograma de estudos e o siga. Caso tenha programado, por exemplo, uma hora de Direito Civil, mas no dia for possível estudar 40 minutos, estude o tempo possível e depois compense. Não faça o cronograma tudo ou nada, faça o possível e se esforce para alcançar as metas traçadas.
É muito melhor estudar o tempo possível, do que não estudar nada durante o dia.
De toda forma, tente ao máximo cumprir o cronograma, caso não consiga, faça o possível para esgotar as horas programadas no decorrer da semana.
Mas o básico é: estude diariamente, revise e faça questões.
Uma dica para elaborar um bom cronograma é: verifique as matérias do edital, classifique por ordem de conhecimento/dificuldade/relevância, estabeleça o número de horas que conseguirá estudar durante a semana (não faça projeções impossíveis de serem cumpridas), divida as matérias e fixe maior carga horária para as que têm mais dificuldade e seja relevante no conteúdo programático do seu edital.
Por exemplo, se você presta concursos na área da Justiça do Trabalho, deixe mais horas para Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, as demais, divida de forma proporcional, ou se tiver mais dificuldade, por exemplo em Constitucional que Administrativo, fixe mais horas para a que tenha mais dificuldade.
Deste modo, você pode verificar que o cronograma de estudo é algo pessoal, por isso cronogramas prontos podem não ser eficazes e corresponder efetivamente ao que precisa.
Matérias:
Não estude apenas as matérias que mais gosta. Até pelo contrário, comece a rotina de estudos pelas matérias que menos gosta, porque assim estará com a cabeça mais fresca para aprender assuntos que tenha dificuldade. E, as que têm facilidade para o final.
Banco de questões:
Tenha em seu celular o sistema de questões do Estratégia e, ao invés de perder horas a fio em redes sociais, resolva questões quando espera atendimento em locais, para passar tempo, etc. É uma forma de gerir bem o seu tempo, manter constância nos estudos e praticar a matéria já estudada.
No sistema mencionado, é possível aplicar filtros tanto por banca, cargo, matéria e órgão, o que torna o treino ainda mais assertivo. Também é possível filtrar por erros e, assim, voltar nos pontos de maior dificuldade.
Elaboração de caderno de erros:
Acreditamos que a elaboração de caderno de erros seja a chave para sair da margem de 75% de acertos. Muitos concurseiros travam nesse percentual e apresentam dificuldade de avançar.
A elaboração de caderno de erros é uma ferramenta excelente para aumentar o percentual de acertos e, como consequência, alcançar a tal sonhada aprovação.
Para isso, ao errar alguma questão, anote (seja em meio digital ou em meio físico) a resposta correta. É muito importante ser objetivo no caderno de erros, para que não se torne mais um material extenso e de difícil revisão.
Após a resolução de diversas questões, revise seu caderno e tente resolvê-las novamente, você perceberá que terá dominado o conteúdo e superado seu ponto fraco.
Considerações finais:
Como vimos, há várias dicas de como aprender a estudar para concursos e ter uma rotina de estudos satisfatória. Mas acreditamos que a principal seja: tenha um compromisso com seu objetivo. Se você quer passar em um concurso, tenha isso como meta, não negocie com a preguiça ou com a procrastinação.
Acreditamos que o sucesso na aprovação não vem por acaso, mas é fruto de um estudo constante, disciplinado e dedicado.
Assim, encerramos nossas dicas, esperamos que seja útil e, em caso de dúvida, fique à vontade para deixar um comentário, ficaremos felizes em esclarecer.
Um abraço e vamos juntos alcançar a tão almejada aprovação!
https://www.youtube.com/@EstrategiaConcursosBrasil
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!