Artigo

TJ/SP 2019 Correção da Prova

Caros concurseiros,

Segue a correção conferido com o gabarito do Concurso TJ/2019 organizado pela Banca Vunesp.

Capricha nos estudos!!!

TJ SP / Vunesp / 2019

Ao assumir o cargo, o enfermeiro constatou que, recentemente, havia sido implantado o prontuário eletrônico no ambulatório onde desenvolveria suas funções. Frente a essa situação, de acordo com a nova redação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (COFEN, 2017), o enfermeiro deve:

(A) copiar e colar a imagem digitalizada de sua assinatura ou rubrica ao final da descrição do cuidado de enfermagem prestado.

(B) digitar seu nome completo ou social, categoria e número de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem do estado onde atua, após a descrição do cuidado de enfermagem prestado.

(C) copiar e colar a imagem digitalizada de seu carimbo onde deve constar seu nome social, número e categoria de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem do estado onde concluiu o curso.

(D) solicitar a certificação de sua assinatura, conforme legislação vigente, para que possa utilizá-la no prontuário eletrônico ao registrar a assistência prestada.

(E) digitar seu nome completo e número de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, após a descri- ção do cuidado prestado.

Resposta

Conforme COFEN 564/17, temos nos DEVERES:

Art. 35. Apor nome completo e/ou nome social, ambos legíveis, número e categoria de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, assinatura ou rubrica dos documentos, quando no exercício profissional.

§ 1º É facultado o uso do carimbo, com nome completo, número e categoria de inscrição no Coren, devendo constar a assinatura ou rubrica do profissional.

§ 2º Quando se tratar de prontuário eletrônico, a assinatura deverá ser certificada, conforme legislação vigente.

Alternativa: D.

A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que as ações e serviços públicos de saúde integrem uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema único, que deve ser organizado de acordo com diretrizes, entre elas,

(A) a descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

(B) o atendimento integral, com prioridade para as atividades curativas, sem prejuízo dos serviços de atenção primária à saúde.

(C) a centralização, com protagonismo do município, por meio das unidades básicas de saúde (UBS).

(D) a implantação do programa de Saúde da Família como estratégia para a efetivação da atenção básica à saúde.

(E) a centralização, com protagonismo da esfera federal representada pelo Ministério da Saúde.

Resposta

Não há prioridade das atividades curativas e nem há centralização. As diretrizes constantes na Lei 8080/90 são:

I – universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

II – integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

III – preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

IV – igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

V – direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;

VI – divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;

VII – utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática;

VIII – participação da comunidade;

IX – descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo.

X – integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;

XI – conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;

XII – capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e

XIII – organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

XIV – organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral.

Alterantiva: A.

Para responder à questão de número 19, leia atentamente o texto a seguir.

DIU no SUS: 5 passos para conseguir colocar o dispositivo de graça

(Por Carolina Dantas, G1 26.10.2018)

O dispositivo intrauterino (DIU) é um dos métodos disponíveis de graça no Brasil, com eficácia superior a 99%. No Sistema Único de Saúde (SUS), os médicos implementam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em hospitais públicos, sem nenhum tipo de custo.

O DIU de cobre é um método contraceptivo não-hormonal. Ele é disponibilizado em Unidades Básicas de Saúde e hospitais com atendimento ginecológico. Pode ser colocado desde a adolescência até a menopausa. É importante pesquisar na internet a UBS mais próxima da sua casa e ligar para descobrir se o procedimento está disponível.

Após encontrar a unidade mais próxima que coloca o dispositivo, a paciente precisa ir até o local. Os médicos recomendam a participação em um grupo de planejamento familiar. Ele não é obrigatório, mas é importante para conhecer todos os métodos anticoncepcionais disponíveis e entender se o perfil condiz com o DIU, por exemplo.

“A gente imagina que conhece os métodos, mas a gente não conhece. Existem muitos mitos, fantasias relacionadas a vários métodos anticoncepcionais. Então é importante a paciente ouvir e poder avaliar qual é a melhor opção para o momento de vida dela”, disse a ginecologista Cristina Guazzeli.

Se a pessoa passou pelo grupo, será encaminhada para uma consulta com o médico ginecologista disponível no local. Se não teve interesse em participar, a marcação poderá ocorrer pessoalmente na UBS ou hospital.

(https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/10/26/diu-no-sus-5-passos-para-conseguir-colocar-o-dispositivo-de-graca.ghtml. Acesso em 17.11.2018. Adaptado)

De acordo com o estabelecido pela Lei no 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, o relato apresenta uma situação em que, está sendo atendida, entre outros princípios, a diretriz do SUS de:

(A) individualidade.

(B) participação esclarecida.

(C) universalidade.

(D) beneficência.

(E) livre escolha.

Resposta

O texto demonstra o acesso universal ao dispositivo, conforme critérios e interesse da mulher.

Alternativa: C.

A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) se dá por meio da atuação de representantes dos usuários

(A) no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

(B) no Conselho de Saúde.

(C) na Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

(D) na administração do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

(E) no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Resposta

O Art. 1º da Lei 8142/90 menciona no § 2°: O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

Alternativa: B.

Durante a campanha do “Outubro Rosa”, a equipe de saúde organizou uma série de atividades com foco na conscientização dos funcionários a respeito do câncer de mama, cabendo ao enfermeiro a discussão a respeito de medidas de prevenção primária e de promoção da saúde relacionadas ao tema, tais como a:

(A) realização do autoexame das mamas, uma vez por mês, para todas as mulheres a partir dos 20 anos de idade.

(B) importância do exame clínico das mamas, realizado pelo médico ou enfermeiro, uma vez ao ano, para mulheres a partir dos 50 anos de idade.

(C) realização do aconselhamento genético e exame de mamografia anual, para mulheres a partir dos 35 anos de idade com história de câncer de mama na família.

(D) prática regular de atividade física e alimentação saudável.

(E) prática regular de atividade física e do autoexame das mamas, para todas as mulheres.

Resposta

A orientação do Ministério da Saúde é a seguinte: Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, independentemente se sintomas.

Por definição, o Auto Exame das Mamas é o procedimento em que a mulher observa e palpa as próprias mamas e as estruturas anatômicas acessórias, visando a detectar mudanças ou anormalidades que possam indicar a presença de um câncer. Em geral, recomenda-se que a periodicidade do AEM seja uma vez por mês e uma semana após o término da menstruação, caso a mulher esteja no período reprodutivo. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda contra o ensino do AEM como método de rastreamento do câncer de mama.

Enquanto ações de prevenção primária incluem-se alimentação saudável, prática de atividades físicas, manutenção do peso corporal, amamentação, evitar bebidas alcoólicas e tabagismo.

Alternativa: D.

M.A., 32 anos, sexo masculino, auxiliar administrativo, compareceu ao ambulatório da empresa com queixa de tosse, coriza, conjuntivite e fotofobia. Relatou que ao se levantar pela manhã, percebeu a presença de “manchas vermelhas” que começaram por trás da orelha e “foram se espalhando”. Durante a anamnese, informou ter retornado de viagem por motivo de trabalho de Roraima há cinco dias, onde está ocorrendo um surto de sarampo, e desconhecer seu histórico vacinal. Ao exame físico constatou-se temperatura axilar = 38,8 oC e presença de exantema cutâneo máculo-papular de coloração vermelha, na região retroauricular, pescoço e tórax. Suspeitando tratar-se de um caso de sarampo, o médico solicitou os exames complementares necessários e afastou M.A. do trabalho, encaminhando o caso ao enfermeiro para as demais providências necessárias.

Frente a essa situação, entre outras ações, o enfermeiro deve

(A) providenciar a aplicação da vacina tríplice bacteriana para todos os funcionários que trabalham na empresa, em até três dias, com o propósito de evitar a disseminação da doença.

(B) aguardar o resultado dos exames complementares e, se confirmado tratar-se de um caso de sarampo, preencher a Ficha de Notificação Compulsória de Sarampo, encaminhando-a à unidade básica de saúde responsável pela área onde a empresa está localizada, para as demais providências cabíveis.

(C) providenciar, imediatamente, a aplicação de uma dose de reforço com a vacina pentavalente em todos os funcionários que trabalham no mesmo setor que M.A., com o objetivo de evitar a ocorrência de novos casos da doença.

(D) administrar, no mesmo dia do diagnóstico do sarampo, 2 g de vitamina C, via oral, para reduzir a possibilidade de ocorrência de caso grave ou fatal.

(E) comunicar o caso suspeito de sarampo, por telefone, à Secretaria Municipal de Saúde, dentro das primeiras 24 horas após o atendimento de M.A., e providenciar o preenchimento da Ficha de Investigação de Doenças Exantemáticas Febris Sarampo/Rubéola.

Resposta

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, extremamente contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbito. Devido a isso, a ficha SINAN já demonstra a necessidade de notificação de casos de sarampo, mesmo em casos suspeito:

Alternativa: E.

Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de tuberculose pulmonar são as principais medidas para o controle da doença. Por meio da busca ativa de sintomáticos respiratórios (SR), esforços devem ser realizados no sentido de encontrar precocemente o paciente e oferecer o tratamento adequado, interrompendo a cadeia de transmissão da doença e reduzindo a incidência da doença a longo prazo. (Ministério da Saúde).

Para tal, considera-se como sintomático respiratório o indivíduo com tosse por tempo igual ou superior a

(A) dez dias, na presença de expectoração de cor esverdeada.

(B) três dias, com histórico de hipertermia igual ou maior que 39 oC.

(C) três semanas.

(D) cinco dias, com histórico de febre superior a 38 oC.

(E) sete dias, com presença de expectoração.

Resposta

Sintomático respiratório é o indivíduo maior de 15 anos com tosse produtiva há mais de três semanas.

Alternativa: C.

Considere as Teorias de Enfermagem e relacione as duas colunas do quadro a seguir, de modo a tornar verdadeira a associação entre o teórico de enfermagem e o tema central da teoria que desenvolveu.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

(A) a-I; b-II; c-III.

(B) a-III, b-II; c-I.

(C) a-III; b-I; c-II.

(D) a-I; b-III; c-II.

(E) a-II; b-III; c-I.

Resposta

De cara, grave que Dorotea Orem aborda a Teoria do Auto Cuidado e que Florence incluía o ambiente nas necessidades do cuidado do paciente. Não se prenda com muitos detalhes para este tipo de questão, apenas nas palavras chaves. Logo, a questão já se encerrou!

Alternativa: A.

Implementada a sistematização da assistência de enfermagem (SAE), ao estabelecer os resultados esperados, o enfermeiro está executando a etapa do Processo de Enfermagem de:

(A) implementação da assistência de enfermagem.

(B) avaliação.

(C) planejamento.

(D) diagnóstico de enfermagem.

(E) investigação.

Resposta

Bem resumidamente:

As etapas do Processo de Enfermagem são (COFEN 358)

1. Investigação (coleta de dados e exame físico);

2. Diagnóstico de enfermagem;

3. Planejamento(resultados esperados);

4. Implementação da assistência de enfermagem (prescrição de enfermagem) e

5. Avaliação da assistência de enfermagem

Alternativa: C.

Considere o relato a seguir.

F.A., 34 anos, sexo feminino, compareceu ao ambulatório de saúde ocupacional para realizar o exame médico de retorno à função devido ao término da licença maternidade, sendo considerada apta pelo médico. Durante a consulta de enfermagem, informou ao enfermeiro que, até o momento de reassumir seu trabalho, vinha praticando o aleitamento materno exclusivo, mostrando-se muito preocupada pelo fato de que o bebê, com quatro meses de idade, passaria a ficar em uma creche e a receber fórmula láctea, prescrita pelo pediatra, enquanto estivesse no trabalho. Para essa situação, utilizando a taxonomia NANDA 2015-2017, o enfermeiro estabeleceu como diagnóstico de enfermagem “Amamentação interrompida relacionada ao emprego materno e separação mãe-lactente caracterizada por amamentação não exclusiva”.

O diagnóstico de enfermagem assinalado tem como característica definidora

(A) emprego materno.

(B) uso de fórmula láctea.

(C) amamentação interrompida.

(D) separação mãe-lactente.

(E) amamentação não exclusiva.

Resposta

Neste caso é apenas uma característica definidora. Conforme a NANDA 2015 – 2017, temos:

Alternativa: E.

Em relação à Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) Versão 1.0, é correto afirmar que

(A) para criar enunciados de diagnósticos de enfermagem e resultados de enfermagem, devem ser incluídos, obrigatoriamente, um termo do eixo foco e um termo do eixo ação, complementados, se necessário, por termos de outros eixos.

(B) se destina, exclusivamente, à elaboração de diagnósticos de enfermagem para uso no âmbito da saúde coletiva.

(C) o eixo foco compreende o sujeito a quem o diagnóstico se refere e que é o beneficiário de uma intervenção de enfermagem.

(D) consiste em uma classificação multiaxial constituída por sete eixos, a saber: foco, juízo/julgamento, meios/recursos, ação, tempo, localização e cliente/paciente.

(E) sua utilização só é válida se realizada de modo combinado com a Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC).

Resposta

Trata-se de um modelo multiaxial de sete eixos para composição de diagnósticos, resultados e intervenções. As definições dos sete eixos, segundo o CIE representar as ações de enfermagem; e são:

  • Foco: a área de atenção que é relevante para a Enfermagem.
  • Julgamento: opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem.
  • Cliente: sujeito ao qual o diagnóstico se refere e que é o recipiente de uma intervenção.
  • Ação: um processo intencional aplicado a um cliente.
  • Meios: uma maneira ou um método de desempenhar uma intervenção de enfermagem.
  • Localização: orientação anatômica e espacial de um diagnóstico ou intervenções.
  • Tempo: o momento, período, instante, intervalo ou duração de uma ocorrência

Alternativa: D.

A coordenação de saúde decidiu utilizar o método “planejamento estratégico situacional” como instrumento para o planejamento e gestão dos ambulatórios de saúde. Atualmente, os participantes estão trabalhando na implementação das ações propostas para a resolução dos problemas priorizados, incluindo o cronograma e os recursos necessários, entre outros itens. Considerando as etapas que compõem o método, o grupo está vivenciando o momento

(A) cooperativo.

(B) tático-operacional.

(C) estratégico.

(D) normativo.

(E) explicativo.

Resposta

Considerando o trecho que diz que estão na “implementação” das ações, verifica-se que o momento é o “tático operacional”, ou seja, o momento de execução do plano sob uma determinada gerência e organização do trabalho, com prestação de contas, supervisão, acompanhamento e avaliação.

Alternativa: B.

Ao utilizar o método de dimensionamento de pessoal para unidades assistenciais especiais (UAE), o responsável técnico de enfermagem deve dispor para a cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e participação em programas de educação permanente, o mínimo de:

(A) 5% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição.

(B) 15% do total de pessoal de nível técnico e 10% do total de enfermeiros.

(C) 10% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição.

(D) 5% do total de pessoal de nível técnico e 2% do total de enfermeiros.

(E) 2% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição.

Resposta

Na COFEN 543/17, consta que o índice de segurança técnica é de 15% (geral), no entanto, quando se trata de cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e participação em programas de educação permanente, deve-se acrescentar  5% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição.

Alternativa: A.

F.N., enfermeiro, foi designado pela chefia de enfermagem para compor a comissão de gerenciamento de recursos materiais da instituição. Finalizada a etapa de classificação dos materiais, passou a trabalhar na padronização de materiais utilizados pela enfermagem. Essa etapa do trabalho consiste na:

(A) descrição das indicações de uso, desempenho técnico e matéria-prima utilizada para fabricação, dimensões e tamanhos dos materiais de uso pela enfermagem.

(B) descrição minuciosa do material, de modo a representar com precisão o que é necessário se adquirir.

(C) estimativa das quantidades de material a serem compradas para atender às necessidades das unidades de enfermagem que utilizam esses insumos, num período pré-determinado.

(D) determinação da quantidade mínima de cada item que deve ser mantida como reserva para garantir a continuidade do atendimento, caso ocorra atraso no suprimento.

(E) determinação do produto específico para procedimentos específicos, com o propósito de diminuir a diversidade desnecessária de alguns itens e normatizar o uso de produtos similares.

Resposta

A importância da padronização consiste na especificação de produto para cada procedimento, diminuição da diversidade desnecessária, normatização do uso de determinados produtos, dentre outros.

Alternativa: E.

Considere o relato a seguir.

A equipe de enfermagem do setor de ambulatórios, composta por dez funcionários, procurou o enfermeiro para conversar a respeito da escala de folgas para o mês de novembro, pois, devido à existência de dois feriados no período, um em uma quinta-feira e o outro em uma sexta-feira, havia a possibilidade de emenda totalizando, em um dos casos, um total de quatro dias. Tal situação estava gerando conflito, porque, não havendo mais possibilidade de emenda para o ano, a totalidade dos funcionários desejava ter a oportunidade de descansar por um período mais longo. Face à dificuldade para resolver a questão, o enfermeiro decidiu que os cinco funcionários mais jovens não poderiam folgar na emenda do feriado, para cobrir o serviço.

Face à situação apresentada, é correto afirmar que, para administrar o conflito, o enfermeiro adotou a estratégia de

(A) acomodação.

(B) dominação.

(C) solução integrativa de problemas.

(D) não compromisso.

(E) barganha.

Resposta

Foi impositivo, claro e sem possibilidade de alternativas, aparentemente.  A dominação é a disputa pelo poder, prevalece a decisão de quem tem mais representatividade, esse processo não dá margens a negociações e sempre um perde para que o outro possa vencer.

Alternativa: B.

Em atenção ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, a equipe de saúde de uma instituição decidiu elaborar material educativo, para distribuição entre funcionários e clientes, sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença, esclarecendo, entre outros itens, que:

(A) os sinais e sintomas da hanseníase compreendem, entre outros itens, pápulas, tubérculos e nódulos, normalmente sem sintomas, e diminuição ou queda de pelos, localizada ou difusa, especialmente nas sobrancelhas (madarose).

(B) a hanseníase é uma doença aguda, infectocontagiosa, cujo agente etiológico, o Mycobacterium leprae, é transmitido por via fecal-oral.

(C) se trata de uma doença que acomete apenas adultos, de ambos os sexos, a partir dos 40 anos de idade.

(D) todo indivíduo adulto, caracterizado como contato social, ou seja, que conviva ou tenha convivido com um indivíduo com diagnóstico de hanseníase, tratado ou não, incluindo-se vizinhos, colegas de trabalho e de escola, entre outros, devem receber a vacina BCG e ser acompanhado, por pelo menos cinco anos.

(E) cerca de 90 dias após o início do tratamento, se realizado de forma regular, a doença deixa de ser contagiosa.

Resposta

  1. CERTA.
  2. ERRADA. Transmitido por gotículas de vias aéreas em contato prolongado.
  3. ERRADA. Não acomete apenas adultos.
  4. ERRADA. Receberá BCG se não tiver cicatriz vacinal ou tiver apenas uma.
  5. ERRADA. Quando a pessoa doente inicia o tratamento quimioterápico, ela deixa de ser transmissora da doença, pois as primeiras doses da medicação matam os bacilos, torna-os incapazes de infectar outras pessoas.

Alternativa: A.

Face a uma realidade global de índices elevados de infecções transmissíveis por via sexual (IST), torna-se fundamental que os profissionais de saúde aproveitem todas as oportunidades para orientar sobre a importância de se pensar em opção contraceptiva que proporcione uma dupla proteção exemplificada pelo uso combinado:

(A) da camisinha masculina e da camisinha feminina.

(B) do anticoncepcional injetável e do diafragma.

(C) do gel espermicida e do anticoncepcional oral.

(D) do diafragma e do dispositivo intrauterino.

(E) da camisinha feminina e do anticoncepcional oral.

Resposta

A dupla proteção consiste no uso do preservativo (masculino ou feminino) associado a outro método. Neste caso, camisinha feminina e anticoncepcional oral.

Alternativa: E.

Com a proximidade do verão, quando ocorrem, com maior frequência, as chuvas e o aumento do número de casos de dengue, zika e febre Chikungunya, decidiu-se elaborar matéria a respeito do assunto para publicação no boletim mensal de saúde da instituição, esclarecendo, entre outros aspectos, sobre as medidas de proteção individual que devem ser adotadas, tais como

(A) usar roupas que minimizem a exposição da pele durante a noite, quando os mosquitos são mais ativos.

(B) lavar, diariamente, com água e detergente, vasilhas de água para animais.

(C) usar repelentes compostos por DEET, IR3535 ou Icaridin, estritamente de acordo com as instruções do rótulo, que podem ser aplicados na pele exposta ou nas roupas.

(D) lavar uma vez por semana as bandejas coletoras de água de geladeiras e aparelhos de ar condicionado.

(E) evitar coçar o local da picada do inseto, reduzindo a possibilidade de introdução dos vírus na corrente sanguínea.

Resposta

Pra início, sabe-se que nem todos os mosquitos tem hábitos preferencialmente noturnos. Estão sendo solicitadas medidas de proteção individual para vetor. Logo, lavar vasilhas, bandejas e outros recipientes são medidas coletivas. Logo, dentre as alternativas, as medidas recomendadas são: usar repelentes compostos por DEET, IR3535 ou Icaridin, estritamente de acordo com as instruções do rótulo, que podem ser aplicados na pele exposta ou nas roupas.

Alternativa: C.

Em 31.01.2019, M.T., 30 anos, compareceu ao ambulatório de saúde ocupacional a fim de realizar o exame admissional para ocupar o cargo de assistente judiciário. Ao solicitar a carteira de vacinação, o enfermeiro observou os seguintes registros:

Diante dessa situação, de acordo com o calendário nacional de vacinação vigente, o enfermeiro deve

(A) aplicar a terceira dose da vacina hepatite B, a segunda dose da vacina febre amarela e a vacina HPV, em dose única. (B) aplicar a terceira dose da vacina hepatite B, uma dose de reforço da vacina dupla adulto e a segunda dose da vacina tríplice viral.

(C) considerar que, para o momento, o esquema vacinal de M.T. está completo e correto.

(D) aplicar a terceira dose da vacina hepatite B.

(E) reiniciar o esquema das vacinas dupla adulto e hepatite B, considerando inválidas as doses aplicadas devido ao espaçamento entre elas.

Resposta

Veja o calendário preconizado para o adulto.

Compare os calendários. Falta apenas a terceira dose da hepatite B.

Alternativa: D.

Conforme planejamento anual, na primeira semana de abril, será disponibilizada a vacina contra gripe para todos os funcionários. Para garantir sua qualidade, esse imunobiológico deverá ser mantido, em nível local, na temperatura de

(A) +2 oC a +8 oC.

(B) +5 oC a +10 oC.

(C) –2 oC a +2 oC.

(D) +2 oC a +10 oC.

(E) –8 oC a –2 oC.

Resposta

Grave bem! Vacinas em nível local devem ser mantidas entre 2 e 8oC., preferencialmente, aos 5oC.

Alternativa: A.

Com o objetivo de identificar e orientar os funcionários sobre o glaucoma, uma instituição promove, anualmente, a “Campanha de prevenção do glaucoma”. Ao que diz respeito a essa doença, com o propósito de esclarecer e orientar adequadamente os interessados, os enfermeiros que atuam na instituição devem saber que

(A) os sinais e sintomas do glaucoma, tais como: diplopia, ausência de lágrimas e dor orbital surgem precocemente, propiciando o rápido início do tratamento para a doença.

(B) devido a sua ação antioxidante, a ingestão diária de 200 000 UI de vitamina A constitui importante medida de prevenção para a ocorrência do glaucoma.

(C) o glaucoma pode se desenvolver em um ou em ambos os olhos e é resultante da opacificação do cristalino.

(D) a história familiar de glaucoma, o uso prolongado de corticosteróides tópicos ou sistêmicos, a diabete e o traumatismo ocular constituem-se em alguns dos fatores de risco para o glaucoma.

(E) o manejo cirúrgico do glaucoma cura a doença em 95% dos casos.

Resposta

  1. ERRADA. O glaucoma é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é cegueira irreversível. Exceto no glaucoma de início súbito, chamado glaucoma agudo, a evolução é lenta e principalmente assintomática.
  2. ERRADA. Não há esta recomendação.
  3. ERRADA. Opacificação do cristalino é catarata.
  4. CERTA.
  5. ERRADA. Glaucoma não tem cura, mas controle.

Alternativa: D

Para responder à questão de número 38, considere o relato a seguir.

Durante consulta de enfermagem, A.T., 46 anos, sexo feminino, escrevente técnico judiciário, contou ao enfermeiro que “vinha se sentindo esquisita”. Informou perceber que apresentava nervosismo e irritabilidade, sem motivo aparente; cansaço, intolerância ao calor, sudorese incomum, episódios de palpitações em repouso, perda de peso e que, recentemente, passou a observar que seus olhos pareciam mais saltados. Além disso, disse que estava preocupada porque não menstruava há dois meses, mas os resultados de exames para diagnóstico de gravidez estavam todos negativos. Ao realizar o exame físico, o enfermeiro constatou, entre outros itens, temperatura axilar = 36,9 oC; pulso = 98 batimentos por minuto; pressão arterial = 140 x 90 mmHg, IMC = 18,4 Kg/m2, pele facial ruborizada.

Frente ao quadro apresentado, o enfermeiro deve encaminhar A.T. para avaliação médica, porque a funcionária apresenta sinais e sintomas característicos de

(A) hipotireoidismo.

(B) síndrome de Cushing.

(C) hipertireoidismo.

(D) anemia falciforme.

(E) endometriose.

Resposta

A dica foi “olhos saltados”, mas os demais sinais e sintomas constam a seguir:

  • Perda de peso repentina, mesmo alimentando-se da mesma forma de sempre
  • Taquicardia (mais de 100 batimentos cardíacos por minuto), arritmia e palpitações
  • Aumento no apetite
  • Ansiedade, irritabilidade e nervosismo
  • Tremor nas mãos e nos dedos
  • Suor excessivo (sudorese)
  • Mudanças na menstruação
  • Intolerância ao calor
  • Mudanças no funcionamento do intestino, com evacuações frequentes
  • Bócio (glândula tireoide visivelmente aumentada) ou nódulos na tireoide
  • Fadiga e fraqueza muscular
  • Dificuldade para dormir
  • Afilamento da pele
  • Cabelo quebradiço (perda de cabelo)
  • Inquietação.

Alternativa: C.

Devido ao fato de que, na instituição onde atua, um percentual expressivo de funcionários se concentra na faixa etária de 50 a 59 anos, o enfermeiro desenvolve ações de educação em saúde sobre a osteoporose, orientando a respeito das medidas de prevenção que devem incluir, entre outros itens, a importância de:

(A) evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros e ingerir suplemento alimentar com alta concentração de vitamina A.

(B) ingerir dieta rica em proteína animal, cálcio e vitamina D e evitar a exposição à luz solar.

(C) evitar a automedicação e ingerir, diariamente, suplemento alimentar com alta concentração de vitamina A.

(D) evitar o consumo de cafeína e a importância da exposição à luz solar, em horários recomendados e adequadamente protegidos.

(E) evitar o consumo de vegetais com folhas de cor verde escuro e realizar exercícios físicos aeróbicos.

Resposta

Risque tudo que diz que é pra evitar a luz solar, a ingestão de vegetais de folha escura e vitamina A (pois é D).

Alternativa: D.

No ambulatório, o enfermeiro foi procurado por um funcionário interessado em participar do programa de combate ao tabagismo existente na empresa. Durante a consulta de enfermagem, deixou claro para o enfermeiro que estava “se organizando” para abandonar o cigarro e desejava parar de fumar a partir do dia de seu aniversário de 40 anos, que ocorreria em duas semanas.

Considerando que a identificação do estágio motivacional em que o indivíduo se encontra é de extrema importância à elaboração de estratégias para intervenções, ao utilizar o Modelo de Avaliação do Grau de Motivação para a Mudança, desenvolvido por Prochaska, DiClemente e Norcross (1992), o enfermeiro deve reconhecer que o funcionário se encontra na fase de

(A) pré-contemplação.

(B) preparação.

(C) contemplação.

(D) ação.

(E) motivação.

Resposta

* Pré-contemplação (“ I won’t”) – Não considera a possibilidade de mudar, nem se preocupa com a questão;

* Contemplação (“I might”) – Admite o problema, é ambivalente e considera adotar mudanças eventualmente;

* Preparação (“I will”) – Inicia algumas mudanças, planeja, cria condições para mudar, revisa tentativas passadas;

* Ação (“I am”) – Implementa mudanças ambientais e comportamentais, investe tempo e energia na execução da mudança;

* Manutenção (“I have”) – Processo de continuidade do trabalho iniciado com ação, para manter os ganhos e prevenir a recaída;

* Recaída – Falha na manutenção e retomada do hábito ou comportamento anterior – retorno a qualquer dos estágios anteriores.

Alternativa: B.

Devido aos sintomas físicos e emocionais apresentados após ter sido vítima de estupro, P.C., 34 anos, sexo feminino, recebeu o diagnóstico de transtorno do estresse pós-traumático e foi afastada, temporariamente, do trabalho. Ao retornar da licença, compareceu à consulta de enfermagem para acompanhamento de sua saúde. Após realizar a coleta de dados, utilizando a classificação NANDA 2015-2017, o enfermeiro estabeleceu como um dos diagnósticos de enfermagem “síndrome pós-traumática relacionada a evento desconfortável, considerado fora da gama de experiências habituais, evidenciado por flashbacks e pesadelos”. Para esse diagnóstico, a intervenção de enfermagem adequada é

(A) frequentar atividades de grupo com a paciente se isso for assustador para ela.

(B) discutir com a paciente os estressores identificados e a conexão de cada um deles com a ansiedade quando o nível dela estiver elevado.

(C) apoiar a paciente e tranquilizá-la quanto ao fato de esses sintomas serem comuns após um trauma da magnitude que vivenciou.

(D) desestimular a tomada de decisão quando evidenciado um baixo nível de ansiedade por parte da paciente.

(E) dar reforço positivo a comportamentos ritualísticos, ajudando a paciente a aprender maneiras de interromper os pensamentos obsessivos.

Resposta

O nível de estresse mais baixo facilitará o diálogo e as intervenções e comportamentos ritualísticos são encarados como obsessões, o que não colabora na intervenção. Assim, ajudá-la a compreender que esses sintomas são frequentes para quem enfrenta traumas semelhantes é o conteúdo a se buscar nas alternativas.

Alternativa: C.

Frente a um indivíduo em uso de antidepressivo à base de fluoxetina, o enfermeiro deve alertar o usuário e, quando possível, seus familiares sobre os potenciais efeitos colaterais do medicamento que incluem

(A) inibição do apetite, perda de peso, sonolência e disfunção sexual.

(B) obstipação intestinal, retenção urinária, boca seca e rigidez muscular.

(C) ganho de peso, soluços, diarreia e disfunção sexual.

(D) salivação excessiva, poliúria, hipertensão e polidipsia.

Resposta

Os efeitos colaterais mais comuns no uso da fluoxetina são: dor de cabeça, insônia, sonolência, nervosismo, ansiedade, cansaço (fadiga), tremor, diminuição da libido (desejo sexual), diarreia, náusea, boca seca, diminuição do apetite.

Alternativa: A.

Os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico de Kegel constituem-se em uma das medidas não farmacológicas que contribuem para o melhor controle da incontinência urinária que acomete cerca de 30% das pessoas idosas não institucionalizadas, sendo que, entre as mulheres, encontram-se as maiores prevalências. Ao orientar sobre como realizar esses exercícios, o enfermeiro deve explicar que

(A) consistem na introdução vaginal de cones com diferentes pesos, que devem ser retidos por um determinado tempo, utilizando-se para tal a contração da musculatura do assoalho pélvico.

(B) para um treinamento eficaz, recomenda-se de 8 a 12 contrações lentas e próximas da força máxima de contração dos músculos pélvicos, por pelo menos 6 segundos, em três séries, 3 a 4 vezes por semana.

(C) para obtenção dos resultados esperados, só devem ser realizados com a pessoa na posição sentada.

(D) sua realização na posição deitada produz resultado mais rápido do que quando executados na posição em pé.

(E) a pessoa deve contrair os músculos das nádegas ou os músculos abdominais ao mesmo tempo que os músculos do assoalho pélvico.

Resposta

Tanto os homens como as mulheres podem aprender a fazer os exercícios de Kegel ao parar e reiniciar o fluxo de urina. Esse exercício permite conhecer quais são os músculos corretos que devem ser contraídos, porém o exercício não deve ser realizado continuamente em todas as micções. As mulheres também podem aprender a fazer os exercícios de Kegel:

● colocando um dedo dentro do canal vaginal, apertando os músculos ao redor do dedo; ou

● simulando estar sentada sobre um objeto e tentar “pegar” o objeto utilizando a vagina.

Os homens podem aprender a fazer exercícios de Kegel apertando os glúteos, como se estivessem segurando flatos. Como deve ser feito o exercício de Kegel O paciente pode fazer os exercícios em qualquer posição (sentado em uma cadeira ou deitado), não necessita realizá-los somente quando estiver no banheiro.

Orientar o paciente a realizar 8 a 12 exercícios de contração dos músculos do assoalho pélvico 3 vezes ao dia em 3-4 dias da semana (idealmente, todos os dias). Durante a contração dos músculos do assoalho pélvico, mantê-los contraídos por 6 a 10 segundos. Os resultados podem ser observados a partir do primeiro mês, porém recomenda-se continuar o exercício por pelo menos por 3 meses para avaliar a resposta.

Alternativa: B.

No processo de avaliação de idosos, o Index de Independência nas Atividades Básicas de Vida Diária de Sidney Katz é um dos instrumentos mais utilizados para avaliar a independência funcional no desempenho das atividades de vida diária. Esse instrumento avalia a independência no desempenho das seguintes funções:

(A) higiene pessoal, uso do vaso sanitário, vestir-se acima da cintura e alimentação.

(B) controle financeiro, autocuidado, sexualidade, locomoção e comunicação.

(C) autocuidado, controle de esfíncteres, transferência, locomoção, comunicação e cognição social.

(D) banho, vestir-se, ir ao banheiro, transferência, continência e alimentação.

(E) controle dos esfíncteres, alimentação, locomoção, libido, comunicação e alimentação.

Resposta

O instrumento Independência nas Atividades Básicas de Vida Diária de Sidney Katz aborda os seguintes quesitos: a avaliação da atividade “banhar-se”, vestir-se, ir ao banheiro, transferência, continência, alimentação.

Alternativa: D.

Leia atentamente o relato a seguir.

M.T., 63 anos, sexo masculino, assistente jurídico, hipertenso, portador de diabete tipo 2 há cinco anos, tabagista, compareceu ao ambulatório para consulta de enfermagem de acompanhamento. Informou que vinha fazendo uso regular da medicação para hipertensão e diabete, seguindo corretamente as orientações sobre a alimentação e conseguindo fazer cerca de 20 minutos de caminhada, aos domingos. Queixou-se que, nas últimas semanas, apresentou episódios de tonturas ao se levantar bruscamente, que cessavam rapidamente. Ao exame físico, o enfermeiro obteve temperatura axilar = 36,7 oC, pulso = 72 batimentos por minuto, pressão arterial = 138 x 88 mm Hg, peso = 84 200 g, altura = 175 cm, circunferência abdominal = 93 cm. Ao analisar os resultados de exames recentes apresentados pelo funcionário, contatou glicemia de jejum = 105 mg/dL, hemoglobina glicada = 5,8%.

Ao aferir a pressão arterial de M.T., o enfermeiro deve, entre outros cuidados,

(A) certificar-se de que o paciente não fumou nos últimos 15 minutos.

(B) determinar a pressão arterial sistólica no desaparecimento dos sons (fase V de Korotkoff).

(C) medir a pressão em ambos os braços na primeira consulta e usar o valor do braço em que foi obtida a menor pressão como referência.

(D) determinar a pressão arterial diastólica pela ausculta do primeiro som (fase I de Korotkoff).

(E) deixar M.T. em repouso de 3 a 5 minutos em ambiente calmo e medir sua pressão arterial na posição de pé, após 3 minutos.

Resposta

  1. ERRADO. Não fumou em 30min – 1h
  2. ERRADO. Essa é a diastólica.
  3. ERRADO. O braço com a maior pressão
  4. ERRADA. Essa é a sistólica.
  5. CERTA.

Alternativa: E.

O índice de massa corporal (IMC) de M.T. e sua interpretação (I) são, respectivamente:

(A) IMC = 27,5; I = sobrepeso.

(B) IMC = 27,5; I = obesidade.

(C) IMC = 27,5; I = normal.

(D) IMC = 24,7; I = sobrepeso.

(E) IMC = 24,7; I = normal.

Resposta

Peso: 84.200 e Alt: 1,75

IMC = Peso/Alt x Alt =  27,5.

Alternativa: A.

No que diz respeito à prática de atividade física, o enfermeiro deve explicar a M.T. que

(A) o treinamento resistido estático ou isométrico, que envolve a contração de segmentos corporais localizados sem movimento articular, está contraindicado para hipertensos.

(B) continue fazendo as caminhadas em intensidade leve, ou seja, mantendo sua frequência cardíaca e respiração constantes, de forma normal, sem se sentir cansado.

(C) para se obter o efeito de redução da pressão arterial, M.T. necessita fazer, no mínimo, 30 min/dia de atividade física moderada, de forma contínua (1 x 30 min) ou acumulada (2 x 15 min ou 3 x 10 min), em 5 a 7 dias da semana.

(D) se considerando os valores pressóricos obtidos na consulta, a atividade física, na forma como tem sido praticada, está sendo eficaz e deve ser continuada.

(E) o treinamento resistido dinâmico ou isotônico, que envolve a contração de segmentos corporais localizados com movimento articular, é o mais indicado para hipertensos devido ao seu elevado potencial para redução dos níveis pressóricos, se praticado regularmente.

Resposta

O treinamento resistido dinâmico ou isotônico (contração de segmentos corporais localizados com movimento articular) reduz a PA de pré-hipertensos, mas não tem efeito em hipertensos. O treinamento resistido estático ou isométrico (contração de segmentos corporais localizados sem movimento articular) reduz a PA de hipertensos, mas os estudos utilizam massas musculares pequenas, havendo necessidade de mais informação antes de sua recomendação.

A recomendação para hipertensos é fazer, no mínimo, 30 min/dia de atividade física moderada, de forma contínua (1 x 30 min) ou acumulada (2 x 15 min ou 3 x 10 min) em 5 a 7 dias da semana.

Alternativa: C.

A análise dos resultados obtidos para a glicemia de jejum  e a hemoglobina glicada sugerem que

(A) embora a glicemia de jejum se apresente adequada, os valores obtidos para a hemoglobina glicada demonstram que M.T. vem ingerindo alimentos com alto valor glicêmico.

(B) pode ter ocorrido erro laboratorial, pois os valores da glicemia de jejum e da hemoglobina glicada não são compatíveis.

(C) a diabete não está controlada e M.T. deve ser encaminhado ao endocrinologista para avaliação e controle.

(D) o tratamento medicamentoso está sendo efetivo e M.T., no que diz respeito à diabete, vem fazendo uso regular da medicação e seguindo adequadamente as orientações sobre a dieta.

(E) a dosagem da medicação hipoglicemiante é excessiva e deve ser ajustada de acordo com as necessidades de M.T.

Resposta

Lembrando do trecho: “Ao analisar os resultados de exames recentes apresentados pelo funcionário, constatou glicemia de jejum = 105 mg/dL, hemoglobina glicada = 5,8%”.

Veja o que consta nas Diretrizes da SBD 2017/2018:

Nota-se com uma pequena variação de literatura, que o paciente vem aderindo ao tratamento.

Alternativa: D.

Recentemente C.V., 58 anos, sexo masculino, passou a utilizar a insulina como tratamento para diabete tipo 2. Com dúvidas sobre o transporte e conservação da insu- lina, procurou o enfermeiro para orientações. Frente a essa situação, o enfermeiro deve esclarecer que, para que a potência e estabilidade da insulina sejam mantidas, deve

(A) manter o medicamento em temperatura ambiente, desde a compra até o momento da aplicação.

(B) quando se tratar do frasco lacrado, manter a insulina em sua embalagem original, no congelador doméstico, em temperatura de – 4 oC a 0 oC, transferindo-a para a geladeira 24 horas antes de iniciar seu uso.

(C) para transporte, colocar a insulina sobre gelo comum, em saco plástico e acondicioná-la em embalagem térmica ou isopor até 30 minutos antes de seu uso.

(D) em geladeira doméstica, conservar a insulina na primeira prateleira da porta da geladeira, até o momento de sua aplicação.

(E) em deslocamentos, independentemente da forma e do tempo, transportar o medicamento na bagagem de mão, tomando precauções para que a insulina não entre em contato direto com gelo ou similar, quando utilizado.

Resposta

Em geladeira doméstica, a insulina deve ser conservada entre 2 e 8ºC; para isso, precisa ser armazenada nas prateleiras do meio, nas da parte inferior ou na gaveta de verduras, longe das paredes, em sua embalagem original e acondicionada em recipiente plástico ou de metal com tampa. Não deve ser congelada; se isso acontecer, precisa ser descartada. Quando sob refrigeração, a insulina em uso deve ser retirada da geladeira entre 15 e 30 minutos antes da aplicação, para evitar dor e irritação no local em que será injetada.  O transporte doméstico pode ser feito em embalagem comum. Se for utilizada embalagem térmica ou isopor, devem-se tomar precauções para que a insulina não entre em contato direto com gelo ou similar, quando usado.

Alternativa: E.

O exame periódico dos pés do indivíduo diabético propicia a identificação precoce e o tratamento oportuno das alterações encontradas, possibilitando assim a prevenção de um número expressivo de complicações. Considere as figuras a seguir e assinale a alternativa que apresenta de forma correta o local onde deve ser aplicado o monofilamento de 10 g de Semmes-Weinstem utilizado para a avaliação da sensibilidade tátil.

(A) III.

(B) II.

(C) I.

(D) V.

(E) IV.

Resposta

Conforme a SBD, o modo correto da aplicação consta na figura abaixo:

Alternativa: B.

Ao orientar um indivíduo com histórico de eliminação urinária de cálculos de oxalato, o enfermeiro deve enfatizar que para prevenir sua formação, torna-se importante:

(A) a ingestão de oito a dez copos de água por dia para manter a urina diluída.

(B) consumir uma dieta rica em proteínas.

(C) introduzir na dieta o consumo de alimentos como o espinafre, morango, amendoim e farelo de trigo, entre outros, porque eles facilitam a excreção de oxalatos na urina.

(D) evitar consumir alimentos ricos em cálcio, tais como leite e queijos brancos.

(E) dar preferência à ingestão de chás para hidratação devido a seu efeito diurético.

Resposta

  1. CERTA
  2. ERRADA. Consumir dieta POBRE em proteína.
  3. ERRADA. Esses alimentos devem ser evitados em caso de cálculos de oxalato
  4. ERRADA. O leite reduz a absorção de oxalato, tornando-o menos absorvível.
  5. ERRADA. Exatamente pelo efeito diurético, não hidratam.

Alternativa: A.

Portadores de veias varicosas devem ser alertados sobre a importância em usar de modo correto as meias de compressão graduada prescritas pelo médico, porque, além do alívio que proporcionam, constituem uma das medidas de prevenção para:

(A) o tromboembolismo venoso.

(B) a doença oclusiva arterial periférica.

(C) a arterioesclerose.

(D) o aneurisma aórtico-abdominal.

(E) o fenômeno de Raynaud.

Resposta

O uso de meias elásticas ou meias “anti-trombo” reduzem o risco de TVP e favorecem o retorno venoso.

Alterantiva: A.

Entre outras ações, durante a Semana de Prevenção da Hipertensão Arterial e Diabete, o enfermeiro realiza a estratificação do risco cardiovascular, utilizando o escore de Framingham. Para tal, inicialmente, são coletadas informações sobre

(A) peso, estatura, glicemia, LDL-Colesterol e tabagismo.

(B) idade, sexo, peso, pressão arterial e HDL-Colesterol.

(C) pressão arterial, idade, glicemia, peso e circunferência abdominal.

(D) índice de massa corporal (IMC), pressão arterial, tabagismo, LDL-Colesterol e HDL-Colesterol.

(E) idade, LDL-Colesterol, HDL-Colesterol, pressão arterial, diabete e tabagismo.

Resposta

O Escore de Framingham inclui: idade, LDL, HDL e Tabagismo.

Alternativa: E.

No ambulatório, M.J., 42 anos, sexo masculino, escrevente técnico judiciário, procurou o enfermeiro para esclarecer dúvidas a respeito da vasectomia, pois ele e a esposa desejavam adotar esse método anticoncepcional. Frente a essa situação, o enfermeiro deve esclarecer que

(A) entre as complicações crônicas, destacam-se: a persistência de espermatozoides no ejaculado e a possibilidade de ocorrer impotência sexual nas primeiras quatro semanas após a cirurgia.

(B) pode ser realizada em ambiente ambulatorial, com anestesia local, sem necessidade de internação e consiste na retirada da vesícula seminal.

(C) é necessário o uso de condons ou outro método de planejamento familiar eficaz pelo menos nas primeiras 20 ejaculações ou por três meses após o procedimento.

(D) se trata de um procedimento cirúrgico simples, de pequeno porte, seguro e rápido, que consiste na ligadura dos ductos deferentes.

(E) em caso de arrependimento, a reversão da vasectomia é possível e o sucesso do procedimento está assegurado em 95% dos casos.

Resposta

  1. ERRADA. Pode ocorrer dor crônica mas não é comum.
  2. ERRADA. Não é a retirada da vesícula seminal, mas sim é realizada nos canais deferentes que se encontram dentro da bolsa escrotal, com o objetivo de impedir a presença de espermatozóides no líquido ejaculado.
  3. CERTA.
  4. ERRADA. Na verdade, é a secção e, posteriormente, a ligadura.
  5. ERRADA. A reversão é possível, mas o percentual de sucesso é bem menor.

Alternativa: C.

Durante consulta de enfermagem, A.A., 59 anos, sexo feminino, divorciada, informou, entre outros itens, que entrará na menopausa há cinco anos e que, desde a separação de seu ex-marido, não mais havia mantido relações sexuais. Ao analisar resultados dos exames que constavam no prontuário, o enfermeiro constatou que os últimos exames citopatológicos para a prevenção do câncer de colo do útero haviam sido realizados, respectivamente, há dois anos e três anos e apresentavam resultados considerados normais. Nesse caso, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, o enfermeiro deve

(A) solicitar o exame, orientando a funcionária que, para obtenção de uma amostra de material com boa qualidade, deve realizar ducha vaginal quatro horas antes do procedimento.

(B) explicar para A.A. que, por ter entrado na menopausa há mais de dois anos, não necessita mais realizar esse exame.

(C) explicar para a funcionária que mulheres com mais de 50 anos, sem vida sexual ativa, estão dispensadas de realizar esse exame.

(D) orientar A.A. que só deverá repetir o exame em um ano, pois os dois exames anteriores apresentavam resultado normal.

(E) aproveitar a oportunidade e proceder à coleta de material para a realização do exame preventivo do câncer de colo.

Resposta

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade devem realizar o papanicolau. Devido à longa evolução da doença, o exame pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.

Resposta

  1. ERRADA. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.
  2. ERRADA. Menopausa não é contra indicativo para a realização do exame.
  3. ERRADA. A indicação é para toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade. Devido à longa evolução da doença, o exame pode ser realizado a cada três anos.
  4. CERTA.
  5. ERRADA. Se o último exame foi há 2 anos e 3 anos e foram normais, ainda falta 1 ano para a realização do exame.

Alternativa: D.

Ao analisar os resultados do exame de sorologia para hepatite B de um indivíduo considerado anteriormente como suscetível, que refere ter recebido a terceira dose da vacina hepatite B há seis meses, espera-se encontrar positivo(s) o(s) anticorpo(s)/antígeno(s)

(A) apenas HBsAg.

(B) anti-HBe e HBsAg.

(C) HBs-Ag, AntiHBc total e AntiHBc IGM.

(D) HBs-Ag, AntiHBc total e AntiHBc IGG.

(E) apenas anti-HBs (10 UI/mL).

Resposta

Olha esse resumo:

O paciente está imune por vacina e não por contato, logo, será encontrado apenas o AntiHbs.

Alternativa: E.

Considere o relato a seguir.

O enfermeiro observou que O.O., 32 anos, sexo feminino, casada, procurava o ambulatório com frequência, em busca de medicação para alívio de cólicas menstruais. Ao conversar com a funcionária, foi informado que, após a suspensão do uso de anticoncepcional oral, seus ciclos menstruais passaram a ter a duração de 25 dias e que suas menstruações, com duração de 6 a 8 dias, vinham acompanhadas por cólicas intensas, que algumas vezes a levavam a faltar ao serviço. Relatou ainda que sentia desconforto e, eventualmente, dores na região pélvica. O.O. mostrou-se preocupada, porque, apesar de ter suspendido o uso de anticoncepcionais há cerca de um ano, ainda não havia conseguido engravidar, mas não havia procurado o médico, pois achava isso natural.

Frente a essa situação, o enfermeiro deve

(A) prescrever anti-inflamatórios para suprimir a dismenorreia e estimular a prática de atividade física para alívio dos sintomas.

(B) orientar e encaminhar O.O. ao médico ginecologista para avaliação e tratamento, uma vez que a funcionária apresenta sinais e sintomas sugestivos de um quadro de endometriose.

(C) orientar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas A, E e D para alívio dos sintomas apresentados e o uso de compressas quentes no abdome para alívio da dor pélvica, quando houver.

(D) orientar O.O. sobre a importância e necessidade de avaliação médica e encaminhá-la ao ginecologista, pois apresenta sinais e sintomas compatíveis com um quadro de mioma uterino.

(E) explicar que a demora para engravidar é considerada normal, até dois anos após a suspensão do uso de anticoncepcionais orais, e que caso não ocorra a gravidez, O.O. deve procurar o ginecologista para avaliação e tratamento.

Resposta

As principais manifestações clínicas da endometriose são a dor pélvica, a dificuldade em engravidar e a presença de massa pélvica em mulheres na fase reprodutiva, de forma isolada ou em associações. Na presença destas condições é recomendável a investigação da endometriose.

Alternativa: B.

De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, na Portaria no 2.048/2002, que aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, entre outras ações, é atribuição do enfermeiro que atua nos Serviços de Atendimento Pré-hospitalar Móvel:

(A) manter contato diário com os serviços médicos de emergência integrados ao sistema.

(B) exercer, em conjunto com o médico, a regulação do sistema e realizar a seleção de meios para atendimento de urgência solicitado.

(C) realizar o acompanhamento do atendimento local e determinar o local de destino do paciente.

(D) realizar manobras de extração manual de vítimas.

(E) receber os chamados de auxílio, analisar a demanda e classificar em prioridades os atendimentos.

Resposta

São Competências/Atribuições do Enfermeiro: supervisionar e avaliar as ações de enfermagem da equipe no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel; executar prescrições médicas por telemedicina; prestar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica a pacientes graves e com risco de vida, que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas; prestar a assistência de enfermagem à gestante, à parturiente e ao recém nato; realizar partos sem distócia; participar nos programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de saúde em urgências, particularmente nos programas de educação continuada; fazer controle de qualidade do serviço nos aspectos inerentes à sua profissão; subsidiar os responsáveis pelo desenvolvimento de recursos humanos para as necessidades de educação continuada da equipe; obedecer a Lei do Exercício Profissional e o Código de Ética de Enfermagem; conhecer equipamentos e realizar manobras de extração manual de vítimas.

ERRADA. É competência médica.

ERRADA. A segunda parte é competência médica.

ERRADA. É competência médica.

CERTA.

ERRADA. É competência médica.

Alternativa: D.

A avaliação primária de um paciente que apresenta agravo clínico compreende os seguintes passos:

I. Avaliar ventilação.

II. Avaliar permeabilidade de via aérea (VA).

III. Avaliar estado circulatório.

IV. Avaliar a responsividade (chamar o paciente) e a expansão torácica.

V. Avaliar estado neurológico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta a ser adotada.

(A) IV, I, II, V, III.

(B) IV, II, I, III, V.

(C) I, II, III, IV, V.

(D) III, II, IV, V, I.

(E) V, IV, III, II, I.

Resposta

Primeiramente, é necessário a detecção  da responsividade para saber se inicia ou não o protocolo de PCR. Na sequência, deve-se avaliar permeabilidade de via aérea (VA) e corrigir situações de risco com: hiperextensão da cabeça e elevação do queixo, cânula orofaríngea, aspiração e retirada de próteses, se necessário.

Na sequência, Avaliar ventilação: padrão ventilatório; simetria torácica; frequência respiratória; e considerar a administração de O2. Então, avaliar estado circulatório: presença de hemorragias externas de natureza não traumática; pulsos periféricos ou centrais: frequência, ritmo, amplitude, simetria; tempo de enchimento capilar; pele: coloração e temperatura; e na presença de sangramento ativo, considerar compressão direta, se possível.

Por último, avaliar estado neurológico: Escala de Coma de Glasgow; e avaliação pupilar: foto-reatividade e simetria.

Alternativa: B.

Vítima de ferimento por arma branca em hemitórax direito apresenta dispneia. Ao inspecionar o local, o enfermeiro observa presença de lesão aberta, com franca comunicação entre o ar ambiente e a cavidade pleural, evidenciada pela visível passagem do ar através do ferimento. Nessa situação, o cuidado imediato a ser prestado pelo enfermeiro consiste em

(A) cobrir o ferimento com curativo oclusivo com plástico ou papel metálico com 3 pontos/lados de fixação.

(B) puncionar veia periférica e coletar uma amostra de sangue para tipagem sanguínea e prova cruzada, se necessário.

(C) colocar a vítima em posição de Fowler.

(D) promover a hidratação da vítima por meio de acesso central.

(E) realizar curativo oclusivo do ferimento, com gazes estéreis e esparadrapo, fixando-o à pele em seus quatro lados.

Resposta

Seu tratamento baseia-se no tamponamento imediato da lesão através de curativo quadrangular feito com gazes esterilizadas (vaselinada ou outro curativo pouco permeável ao ar) de tamanho suficiente para encobrir todas as bordas do ferimento, e fixado com fita adesiva (esparadrapo, etc) em três de seus lados. A fixação do curativo oclusivo em apenas três lados produz um efeito de válvula; desse modo, na expiração, tem-se a saída de ar que é impedido de retornar na inspiração, evitando, assim, formar um pneumotórax hipertensivo.

Alternativa: A.

Entre outras ações, ao prestar os cuidados imediatos a um politraumatizado com traumatismo craniano, o enfermeiro realizou a repetição seriada da Escala de Coma de Glasgow com resposta pupilar (ECG-P). Ao realizar essa avaliação, deve considerar a

(A) reatividade pupilar, a melhor resposta motora, a melhor resposta verbal e a pressão arterial.

(B) abertura ocular, a postura corporal, a resposta verbal e a resposta ao exame dos reflexos profundos.

(C) reatividade pupilar, a abertura ocular, o nível de alerta e a melhor resposta motora.

(D) abertura ocular, a resposta verbal, a melhor resposta motora e a reatividade pupilar.

(E) resposta a estímulos externos, o nível de alerta a abertura ocular e a melhor resposta verbal.

Resposta

Com a atualização da escala, os parâmetros a serem avaliados são: Abertura ocular, Resposta verbal, Melhor resposta motora e Reatividade pupilar.

Alternativa: D.

Considere o relato a seguir.

C.H., 54 anos, sexo feminino, obesa, hipertensa, chegou ao ambulatório relatando dor precordial irradiada para o braço e desconforto gástrico. Durante o atendimento inicial, rapidamente evoluiu apresentando confusão mental e parada cardiorrespiratória. Após solicitar o desfibrilador automático externo (DEA), o enfermeiro iniciou os procedimentos de reanimação cardiopulmonar, aplicando compressões torácicas.

A frequência (F) e profundidade (P) das compressões torácicas aplicadas em C.H. devem ser, respectivamente, de:

(A) F = 80 a 120 compressões por minuto; P = cerca de um terço do diâmetro anteroposterior do tórax.

(B) F = 70 a 100 compressões por minuto; P = 8 a 10 cm.

(C) F = 100 a 120 compressões por minuto; P = 5 a 6 cm.

(D) F = 80 a 100 compressões por minuto; P = 5 a 6 cm.

(E) F = 60 a 80 compressões por minuto; P = cerca de um terço do diâmetro anteroposterior do tórax.

Resposta

Considerando que é uma adulta, o correto preconizado pela AHA/2015 é  F = 80 a 100 compressões por minuto; P = 5 a 6 cm.

Alternativa: C.

Ao utilizar o DEA, o enfermeiro deve

(A) suspender seu uso se o paciente estiver em fibrilação ventricular.

(B) aplicar um choque apenas, imediatamente.

(C) aplicar três choques, com intervalo mínimo de 1 minuto entre eles, caso o paciente/cliente não apresente sinais de recuperação.

(D) certificar-se de que ninguém esteja tocando o paciente/cliente ou o leito.

(E) posicionar as pás do desfibrilador na base lateral do tórax, uma à direita e a outra à esquerda.

Resposta

  1. ERRADA. Os ritmos chocáveis são: FV e TV.
  2. ERRADA. Após o primeiro choque, o aparelho avaliará a necessidade do segundo.
  3. ERRADA. Aplica-se um choque, retorna para a RCP e aguarda a reavaliação do DEA.
  4. CERTA.
  5. ERRADA. Os eletrodo do lado direito do paciente precisam ser colocado abaixo da clavícula, na  linha hemiclavicular. Já os eletrodo do lado esquerdo do paciente devem ser posicionado nas últimas costelas, na linha hemiaxilar (abaixo do mamilo esquerdo).

Alternativa: D.

Leia atentamente o relato a seguir.

E.O., 33 anos, sexo masculino, com história de asma, compareceu ao ambulatório da empresa queixando-se de dificuldade para respirar. O enfermeiro observou que, para se comunicar, o funcionário demonstrava incapacidade de falar mais de algumas palavras antes de parar para respirar. Ao exame físico, o enfermeiro constatou que E.O. apresentava, entre outros sinais, dispneia e retração subcostal moderadas, frequência respiratória aumentada, frequência cardíaca = 112 batimentos por minuto. Considerando tratar-se de uma crise de asma, o enfermeiro solicitou a presença do médico, para avaliação clínica e tratamento, enquanto prestava os cuidados de enfermagem iniciais adequados para o caso.

Frente a essa situação, a assistência de enfermagem deve compreender, entre outros cuidados imediatos,

(A) puncionar veia periférica e administrar medicação com efeito broncodilatador, em bolus.

(B) instalar cateter nasal e administrar oxigênio úmido, com fluxo de 10 litros por minuto.

(C) manter o paciente em posição supina e administrar oxigênio suplementar por máscara com reservatório.

(D) puncionar veia periférica e coletar amostra de sangue arterial para gasometria.

(E) manter o paciente sentado e/ou em posição confortável e instalar o oxímetro de pulso.

Resposta

De início, é necessário saber a Saturação, para tal, utiliza-se o oxímetro e acomoda-se o paciente sentado para melhorar a ventilação.

Alternativa: E.

Nesse caso, ao realizar a ausculta pulmonar de E.O., o enfermeiro deve constatar a presença de

(A) maciez, em base.

(B) submaciez, em ápice.

(C) roncos.

(D) murmúrio vesicular aumentado.

(E) sibilos.

Resposta

Ausculta pulmonar clássica de asma = sibilo que representa vias estreitadas.

Alternativa: E.

Como medida de prevenção da lombalgia relacionada ao trabalho, o enfermeiro deve orientar os indivíduos cuja atividade exige longos períodos na posição sentado, a

(A) ajustar a altura da área de trabalho, evitando forçar as costas.

(B) evitar o uso de cadeira de espaldar reto, com apoio para os braços.

(C) ajustar a altura da cadeira, de modo a manter os joelhos mais baixos do que o quadril.

(D) realizar exercícios ativos, contraindo os músculos glúteos por 20 a 30 segundos, por dez vezes, a cada duas horas na posição sentado.

(E) puxar os objetos ao invés de empurrá-los.

Resposta

  1. CERTO.
  2. ERRADO. O apoio para os braços é recomendado.
  3. ERRADO. Relação perna e tronco formando 90 graus, logo, quadril mais alto que o joelho.
  4. ERRADO. Não tem relação com a proteção lombar.
  5. ERRADO. Puxar demanda esforço lombar mais que empurrar.

Alternativa: A.

Em relação à síndrome de esgotamento profissional ou síndrome de burnout, é correto afirmar que

(A) é composta por três elementos: sentimentos de desgaste emocional, esvaziamento afetivo e afastamento excessivo do público que deveria receber os serviços prestados pelo indivíduo acometido pela síndrome.

(B) sua prevenção envolve, entre outras ações, mudanças na cultura da organização do trabalho, estabelecimento de restrições à exploração do desempenho individual, diminuição da competitividade e diminuição da intensidade do trabalho.

(C) por ter o afastamento afetivo como característica central, o trabalhador com o diagnóstico comprovado da síndrome não deve ser afastado do trabalho, mas sim receber tratamento psicoterápico concomitante e dentro da jornada de trabalho.

(D) o trabalho em turnos, a má adaptação ao trabalho e a necessidade de lidar com valores constituem os principais fatores de risco ocupacionais para o desencadeamento da síndrome entre os trabalhadores.

(E) crise depressiva, anorexia/bulimia, hipersonia, abuso de substâncias lícitas e/ou ilícitas e irritabilidade são alguns dos sinais e sintomas característicos da doença.

Resposta

Primeiro, lembre das 3 principais características: exaustão emocional (sentimentos de desgaste emocional e esvaziamento afetivo); despersonalização (reação negativa, insensibilidade ou afastamento excessivo do público que deveria receber os serviços ou cuidados do paciente);  diminuição do envolvimento pessoal no trabalho (sentimento de diminuição de competência e de sucesso no trabalho).

Importante atuar em fatores que previnam o transtorno como mudanças na cultura da organização do trabalho, estabelecimento de restrições à exploração do desempenho individual, diminuição da competitividade e diminuição da intensidade do trabalho.

Alternativa: B.

Constitui uma das causas da hipertensão arterial secundária relacionada ao trabalho, a exposição ocupacional

(A) ao calor/temperaturas elevadas.

(B) a campos eletromagnéticos.

(C) ao ruído.

(D) à umidade.

(E) ao frio.

Resposta

A relação entre hipertensão arterial e ruído pode ser explicada pela bioquímica relacionada aos mecanismos do estresse. Resumidamente, o ruído provoca reações do sistema circulatório ao estresse através do aumento das secreções de substâncias químicas como cortisol, adrenalina e noradrenalina. Tais reações levam à vasoconstrição periférica, aumento da frequência cardíaca e conseqüente elevação da pressão arterial .

Alternativa: C.

O técnico de enfermagem (TE) informou ao enfermeiro que, há poucos minutos, após administrar medicação anticoncepcional por via intramuscular em uma funcionária, picou-se, acidentalmente, na polpa digital do polegar direito ao tentar retirar da seringa, com as mãos, a agulha hipodérmica usada. Comunicou ainda que, estava com o esquema vacinal para hepatite B completo, mas que nunca havia realizado os exames para a comprovação da imunidade.

Para esse tipo de acidente, a conduta do enfermeiro deve compreender, entre outras ações,

(A) solicitar o consentimento do TE para a realização de exames de comprovação de sua imunidade em relação à hepatite B, bem como a sorologia para HIV e hepatites B e C.

(B) conversar com o funcionário-fonte, orientando-o sobre a importância de informar a equipe de saúde caso adoeça ou se torne positivo para HIV, hepatite B ou hepatite C nos próximos seis meses, para que o TE possa iniciar a quimioprofilaxia para essas doenças.

(C) considerando que o status sorológico da fonte é desconhecido, afastar o TE das suas atividades e prescrever, para início imediato, a quimioprofilaxia para HIV e hepatites B e C com AZT (zidovudina) associado à 3TC (lamivudina), até que se obtenha informações sobre o status sorológico do funcionário-fonte.

(D) orientar o TE a realizar a expressão do local até obter a saída de uma gota de sangue do ferimento.

(E) lavar com água e sabão e irrigar o ferimento com solução de hipoclorito de sódio a 1%, por pelo menos cinco minutos.

Resposta

O local deve ser exaustivamente lavado em água corrente e sabão e não é necessário fazer a expressão local. Nas situações em que não haja imunidade comprovada para hepatite B e nos profissionais não-vacinados, recomenda-se a solicitação dos marcadores virais anti-HIV, HBsAg, anti-HBs e anti HBc total no momento do acidente e 6 meses após a exposição. O esquema recomendado é o seguinte:

Recomenda-se que o prazo máximo, para início de PEP, seja de até 72h após o acidente. A duração da quimioprofilaxia é de 28 dias.

Alternativa: A.

A prescrição médica é: Penicilina cristalina 1.750.000 UI Diluir em 100 mL de SF 0,9% Correr em 30 minutos. Para a administração dessa medicação estão disponíveis: bomba de infusão, com velocidade programada em microgotas por minuto (mcg/min) e frascos de penicilina cristalina, com 5.000.000 UI. Considerando que foram utilizados 8 mL de diluente para o preparo do medicamento, o volume (V) a ser aspirado do frasco do medicamento e a velocidade de infusão (I) serão de

(A) V = 0,35 mL; I = 67 mcg/min.

(B) V = 3,5 mL; I = 67 mcg/min.

(C) V = 2,8 mL; I = 207 mcg/min.

(D) V = 3,5 mL; I = 207 mcg/min.

(E) V = 2,8 mL; I = 67 mcg/min.

Resposta

Valor a ser aspirado:

5000000  — 10mL

1750000  – x

x = 3,5 (valor a ser aspirado)

Solução final 103,5mL p/ gotas >>>  2070 gt >>> para microgota >>> 6210 microgotas.

Para correr em 30 min, é só dividir por 60 = 207 microgotas por minuto.

Alternativa: D.

Ao realizar um curativo, o enfermeiro deve considerar os vários tipos de coberturas que podem ser utilizadas para promover ambientes adequados e facilitar o processo de cicatrização. Assim sendo, relacione as duas colunas do quadro a seguir de modo a tornar verdadeira a associação entre o tipo de cobertura e sua indicação de uso.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

(A) a-II; b-I; c-III.

(B) a-III; b-II; c-I.

(C) a-I; b-III; c-II.

(D) a-I; b-II; c-III.

(E) a-II; b-III; c-I.

Resposta

Sempre aposto em palavras chaves: carvão ativado = feridas infectadas, filme transparente = proteção da pele e hidrocolóide, feridas com pouco exsudato.

Alternativa: A.

Ao elaborar o procedimento operacional padrão (POP) para uma determinada atividade de enfermagem, os enfermeiros elaboradores estabeleceram a necessidade de utilização de “precauções de contato”, ou seja, para realizá-la é necessário que o executante higienize suas mãos e use:

(A) óculos de proteção, máscara cirúrgica e caixa para material perfurocortante no descarte de material.

(B) máscara/respirador PFF2 (N95), óculos de proteção e avental.

(C) máscara/respirador PFF2 (N95), apenas.

(D) máscara cirúrgica, avental, luvas, gorro e propés.

(E) avental e luvas.

Resposta

Máscara cirúrgica é para isolamento por gotículas, Máscara N95 é para isolamento por aerossol. Logo, para isolamento por contato, utiliza-se avental e luvas.

Alternativa: E.

Ao realizar o treinamento do pessoal de enfermagem que participará de campanha anual de vacinação contra a gripe para os funcionários da instituição em que atua, o enfermeiro deve orientá-los que os frascos de vacina vazios ou com sobras de vacina devem ser:

(A) acondicionados, ao final da jornada de trabalho, em saco branco leitoso.

(B) acondicionados em caixas coletoras de material perfurocortante.

(C) expostos ao calor seco, em estufa, por 5 minutos, a 60 oC, antes de serem descartados no lixo comum.

(D) submetidos à autoclavagem por cinco minutos, em temperatura de 121 oC, antes de serem descartados no lixo comum.

(E) descartados, diretamente, junto com os demais resíduos classificados como classe D.

Resposta

Diariamente são gerados dois tipos de resíduos na sala de vacinação:

Resíduos infectantes, classificados como resíduos do Grupo A1, que contêm na sua formulação micro-organismos vivos ou atenuados, incluindo frascos de vacinas com prazo de validade expirado, vazios ou com sobras de vacinas e, ainda, agulhas e seringas utilizadas.

Resíduos comuns, também classificados como resíduos do Grupo D, que são caracterizados por não apresentarem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares (papel, embalagens de seringas e agulhas).

Para este tipo de resíduo, o trabalhador da sala de vacinação deve:

Acondicionar em caixas coletoras de material perfurocortante os frascos vazios de imunobiológicos, assim como aqueles que devem ser descartados por perda física e/ou técnica, além dos outros resíduos perfurantes e infectantes (seringas e agulhas usadas).

Acondicionar as caixas coletoras em saco branco leitoso.

Encaminhar o saco com as caixas coletoras para a Central de Material e Esterilização (CME) na própria unidade de saúde ou em outro serviço de referência. A inativação dos resíduos infectantes ocorre por autoclavagem, durante 15 minutos, a uma temperatura entre 121°C e 127°C. Após a autoclavagem, tais resíduos podem ser acondicionados segundo a classificação do Grupo D e desprezados com o lixo hospitalar.

Alternativa: B.

Nas unidades de ambulatório da instituição, a “Incidência de Quase Falha Relacionada à Administração de Medicação” constitui um dos indicadores utilizados na avaliação da qualidade nos processos de trabalho de enfermagem. Para sua construção, entende-se como quase falha a ação que:

(A) atinge o usuário/cliente/paciente, mas é detectada rapidamente e são tomadas as providências necessárias para sua neutralização.

(B) não atinge o usuário/cliente/paciente, pois foi detectada antes que o medicamento fosse administrado.

(C) atinge o usuário/cliente/paciente, mas não traz consequências para sua saúde.

(D) está relacionada apenas com o uso/aplicação de medicamento vencido ou medicamento deteriorado.

(E) inclui apenas a administração de medicamento em via correta, porém em lateralidade incorreta e o tempo de infusão divergente do prescrito.

Resposta

Quase falha é todo incidente relacionado à segurança do paciente, envolvendo o processo de medicação, no qual ocorreu um erro nas etapas de prescrição, dispensação, preparação, administração ou monitoramento. É considerado quando o evento não atinge o paciente, ou seja, quase ocorreu o erro, porém foi detectado antes que o medicamento fosse administrado ao paciente.

Alternativa: B.

Abraço!

Prof. Lígia Carvalheiro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • OI PROF, O frio TB não pode causar aumento de pressão no trabalho? Essa pergunta não abre brecha para recurso pois frio e ruído poderiam estar certas? Infelizmente não foi dessa vez que passei. Só acertei 60. Um beijo e obrigada
    Paula em 08/02/19 às 18:38
  • parabéns pelo brilhante trabalho!
    Lauro Oliveira em 05/02/19 às 20:49
  • Oi Ligia! Boa noite! So uma observaçao: a recomendaçao atual de RCP sao compressoes de 100 a 120 por minuto.
    Évane Verissimo Dias Mello Viana em 05/02/19 às 20:27
  • Obrigada. Prof foi de grande ajuda. Sucesso! ?
    Daiana em 05/02/19 às 20:05
  • Ligia, lembra de mim???? Do ama, fiz a prova e pela sua correção fui muito bem kkkk apesar de alguns erros
    Dayane em 05/02/19 às 18:25