Notícia

Veja 7 questões de globalização já cobradas em concursos!

Globalização é um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja exemplos sobre o tema e reforce a sua preparação!

O tema “globalização” é fundamental para quem deseja compreender as dinâmicas políticas, econômicas e culturais do mundo contemporâneo

As disciplinas de Atualidades, Geografia e/ou Conhecimentos Gerais frequentemente abordam tópicos relacionados ao assunto, e o domínio desse conteúdo ajuda o candidato a interpretar questões de forma assertiva.

Esse conteúdo, inclusive, aparece em editais das mais diversas áreas, desde Administração e Direito até Economia e Relações Internacionais.

De questões objetivas à análise de textos e estudos de caso, a globalização faz parte do cotidiano do candidato, tanto durante a preparação quanto no trabalho após a aprovação, já como concursado.

Pensando nisso, o Estratégia Concursos reuniu uma lista com 7 questões sobre globalização que já foram cobradas em concursos públicos.

Veja também:
+
Questões de porcentagem que já caíram em concursos
+ Questões de probabilidade que já caíram em concursos
+ Questões de tempo verbal que já caíram em concursos
+ Como estudar por meio de questões?

A ideia é que, ao analisar e resolver essas questões, você consiga identificar padrões, aprimorar seu raciocínio e se preparar de forma mais estratégica para as próximas provas de concursos sobre tempo verbal.

Sistema de Questões EC

São mais de 2 milhões de questões cadastradas!

Concurso SEDU ES

  • Banca: FCC
  • Ano: 2022
  • Cargo: Professor – Geografia

São muito características do processo de globalização do capitalismo, ao mesmo tempo que contemplando algumas injunções do nacionalismo. Podem ser vistas como entraves neoliberais inaugurando novo estilo de organização da produção, do trabalho, do comércio, da importação e da exportação. Em geral, localizam-se em países em desenvolvimento, subdesenvolvidos, periféricos ou classificados na última década do século XX como mercados emergentes. Funcionam como experimentos, ou modelos, que podem generalizar-se para toda a nação.

(IANNI, Octávio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. p. 107)

O texto descreve a

A. criação das zonas de livre comércio, ou zonas francas.

B. formação de organismos de proteção econômica como o FMI.

C. constituição de organismos supranacionais como a OMC.

D. rede de proteção formada pelos blocos econômicos.

E. institucionalização das organizações transnacionais.

Resposta

A. criação das zonas de livre comércio, ou zonas francas.

Concurso SEDU ES

  • Banca: FCC
  • Ano: 2022
  • Cargo: Professor – Geografia

No início do século XXI, as migrações internacionais assumiram um crescimento sem precedentes. Essas migrações estão globalizadas há trinta anos e triplicaram desde meados da década de 1970: 77 milhões em 1975, 120 milhões em 1999, 150 milhões no início dos anos 2000, 281 milhões em 2020. Em um contexto de globalização,

A. novas práticas neoliberais implantadas nos países europeus e anglo-saxônicos têm mudado o perfil dos migrantes de forte especialização profissional para grupos menos letrados e especializados.

B. muitos fatores de mobilidade estão prestes a desaparecer, principalmente aqueles relacionados às diferenças entre níveis de desenvolvimento humano, como a expectativa de vida.

C. alguns tradicionais destinos, como os países do Golfo ou alguns países asiáticos, tornaram-se áreas de partida, principalmente pelo esgotamento das oportunidades econômicas antes oferecidas.

D. ocorreu uma regionalização dos fluxos migratórios com a emergência dos países do Sul como polo de atração de novas mobilidades de migrantes e refugiados.

E. ocorreram mudanças no perfil dos migrantes, cada vez mais maduros e qualificados; por outro lado, o número de mulheres tem sido reduzido devido às diferenças culturais das áreas receptoras.

Resposta

D. ocorreu uma regionalização dos fluxos migratórios com a emergência dos países do Sul como polo de atração de novas mobilidades de migrantes e refugiados.

Concurso Semec Teresina

  • Banca: NUCEPE
  • Ano: 2019
  • Cargo: Professor de Educação Básica – Geografia

“Os mercados financeiros são globalmente interdependentes, e isso não é assunto de pouca importância na economia capitalista. O capital é gerenciado vinte e quatro horas por dia em mercados financeiros globalmente integrados, funcionando em tempo real pela primeira vez na história: transações em valor de bilhões de dólares são feitas em questão de segundos, através de circuitos eletrônicos por todo o planeta. As novas tecnologias permitem que o capital seja transportado de um lado para o outro entre economias em curtíssimo prazo, de forma que o capital e, portanto, poupança e investimentos, estão interconectados em todo o mundo, de bancos a fundos de pensão, bolsas de valores e câmbio. Os fluxos financeiros, portanto, tiveram um crescimento impressionante em volume, velocidade, complexidade e conectividade.”

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

A atual realidade do mercado global

A. depende de um meio geográfico dotado de técnica, ciência e informação, que criam as condições para a globalização dos mercados.

B. depende das inovações tecnológicas e da regularização do mercado financeiro, que asseguram maior produção da riqueza e melhorias do estado de bem-estar social.

C. depende de uma infraestrutura tecnológica ligada aos grandes capitais, que promove a descaracterização dos espaços regionais.

D. depende da interdependência das economias, com base na divisão internacional do trabalho e na tendência à diminuição da competitividade entre forças econômicas.

E. depende das inovações tecnológicas, que proporcionam controle das relações de produção com base exclusivamente em normas econômicas.

Resposta

A. depende de um meio geográfico dotado de técnica, ciência e informação, que criam as condições para a globalização dos mercados.

Concurso Prefeitura de Porto Velho (RO)

  • Banca: NUCEPE
  • Ano: 2019
  • Cargo: Professor II – Geografia

O processo de globalização trouxe algumas promessas e expectativas positivas, através da chamada “compressão espaço-temporal” (HARVEY, 1992) que, no entanto, demandam um novo olhar geográfico sobre o Sistema Mundial atual. No livro “A Sociedade em Rede”, Manuel Castells (1999) apresenta diversas reflexões a respeito das expectativas e das concretizações associadas à temática, entre as quais é correto afirmar que:

A. a oposição entre automação nas áreas centrais e fabricação de baixo custo na periferia promove o fim das velhas áreas metropolitanas já estabelecidas e o início de uma era explicada estritamente pelas localizações de novos fixos.

B. o aumento da flexibilização do trabalho, permitindo a realização de atividades remotas, representa a real solução aos grandes congestionamentos e a esperança que já se concretiza aos planejadores de transportes metropolitanos.

C. a crescente importância das transações online implica o desaparecimento de lojas varejistas e shopping centers das paisagens metropolitanas, demandando novas lógicas para repensar a ocupação dos vazios urbanos. 

D. as escolas são as instituições menos afetadas pela lógica virtual das tecnologias da informação pois, apesar da disseminação do uso de computadores e smartphones que demanda estratégias de um ensino mais interativo, elas ainda são centros de atendimento infanto-juvenil.

E. o futuro da educação superior será online, com o domínio das modalidades de ensino à distância superando em qualidade a intensidade da interação pessoal do ensino in loco.

Resposta

D. as escolas são as instituições menos afetadas pela lógica virtual das tecnologias da informação pois, apesar da disseminação do uso de computadores e smartphones que demanda estratégias de um ensino mais interativo, elas ainda são centros de atendimento infanto-juvenil.

Concurso SEDUC PI

  • Banca: NUCEPE
  • Ano: 2017
  • Cargo: Professor Temporário – Geografia

As mudanças ocorridas no mundo no final do século XX repercutem em transformações que são dimensionadas como alterações profundas na geopolítica mundial e consequentemente nos arranjos do espaço mundo. Sobre essas mudanças, leia atentamente as afirmativas e marque a alternativa CORRETA. 

I – O desenvolvimento do capitalismo pós-segunda guerra mundial, com o processo de consolidação dos oligopólios internacionais, fortaleceu as empresas multinacionais e a economia capitalista, pois as empresas multinacionais redefinem as relações de produção, de trabalho e os novos mercados. 

II – Os investimentos de capitais nas empresas multinacionais se constituem numa superestrutura de captação de capital, de fluxos, gerando as bases para a produção internacionalizada, que redundou no mercado mundial e de disputa entre as empresas nacionais e estrangeiras servindo de base para a economia mundializada. 

III – A institucionalização dos organismos internacionais e os organismos supranacionais, bem como da estrutura em blocos econômicos são reflexos dos processos geopolíticos no mundo, desencadeados pelo sistema econômico característico do capitalismo concorrencial, combinado à formação do mercado mundial.

A. Todas são corretas. 

B. Todas são erradas. 

C. Somente a III é correta. 

D. Somente a III é incorreta

E. Somente I é correta. 

Resposta

A. Todas são corretas. 

Concurso SEDUC PI

  • Banca: NUCEPE
  • Ano: 2017
  • Cargo: Professor Temporário – Geografia

A mundialização da economia se caracteriza por um conjunto de processos que possibilitam produzir, distribuir e consumir bens e serviços. Os processos comuns são: valorização dos meios de produção, dos mercados mundiais, das organizações e da territorialidade econômica e tecnológica. Marque a alternativa que exemplifica CORRETAMENTE esses processos.

A. Integração entre empresas locais e o sistema financeiro e tecnológico, fortalecimento do capital supranacional. 

B. Rede informatizada dos sistemas bancários e de crédito, produtos padronizados/ personalizados para mercados distintos, fortalecimento da empresas transnacionais.

C. Adaptação dos mercados locais em novas bases com o apoio do Estado, a redefinição de relações no trabalho, minimização dos conflitos do sistema financeiro mundial com a inserção das economias locais.

D. As empresas multinacionais funcionam como suporte para as empresas de economia nacional, no aspecto tecnológico e financeiro.

E. Fortalecimento das empresas multi, trans e nacionais, o surgimento dos mercados comuns e sistemas financeiros alternativos

Resposta

B. Rede informatizada dos sistemas bancários e de crédito, produtos padronizados/ personalizados para mercados distintos, fortalecimento da empresas transnacionais.

Concurso Abin

  • Banca: Cebraspe
  • Ano: 2018
  • Cargo: Agente de Inteligência

Acerca da integração da indústria à estrutura urbana no Brasil, julgue o próximo item. 

Devido à organização produtiva de seu território, o Brasil é um espaço nacional do mercado global. 

C. Certo.

E. Errado.

Resposta

C. Certo.


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.