Aprovado em 1° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista Administrativo - SP
Concursos Públicos
“Tenha calma e muita paciência. No início ficamos perdidos, sem saber o caminho a seguir. Mas com o passar do tempo, vamos identificando as carreiras que queremos seguir […]”
Confira nossa entrevista com Ícaro Alves de Souza, aprovado em 1° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista Administrativo – SP:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ícaro Alves de Souza: Olá, pessoal. Meu nome é Ícaro Alves de Souza, sou formado em direito, contabilidade e administração. Tenho 37 anos, nasci e fui criado na cidade de Cubatão, no litoral de SP, e atualmente moro na capital do estado.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ícaro: A falta de oportunidades na iniciativa privada foi a principal causa. Lembro-me que cheguei a fazer diversas entrevistas de emprego e não obtinha êxito em nenhuma. Em razão disso, vi nos concursos públicos uma oportunidade de mudar de vida e graças a Deus deu certo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ícaro: Como estudei por muitos anos, em determinados períodos tive que conciliar trabalho com estudos, o que era um verdadeiro desafio. Com o passar do tempo, pude guardar minhas economias a ponto de poder pedir demissão do meu emprego para poder me dedicar 100% aos estudos. Sei que essa não é a realidade de muitos concurseiros, mas tive que tomar essa iniciativa caso quisesse ser aprovado nos concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ícaro: Nos últimos 3 anos fiz diversos concursos públicos, logrando, inclusive, o primeiro lugar em alguns nesse ano de 2025:
1º Analista Administrativo – IBAMA – Polo São Paulo.
1º Analista Administrativo – ICMBio – Polo Sudeste.
1º Analista Administrativo – Agência Nacional de Mineração (ANM) – Polo São Paulo.
Também fui aprovado em outros concursos como Auditor de Controle Interno da Prefeitura de São Paulo e, nesse momento, estou aprovado no concurso do TCE-SP para o cargo de Auditor de Controle Externo – Administração.
Graças a essas aprovações, hoje posso dizer que finalizei minha jornada como concurseiro.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ícaro: Eu tentava conciliar a vida social com a preparação para concursos. Geralmente, quando não havia edital publicado, eu tinha o hábito de ir ao cinema, sair com os amigos, visitar os familiares. Já quando havia edital na praça, essas atividades ficavam mais restritas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Ícaro: Na vida de todo concurseiro, o suporte de familiares e amigos é fundamental.
Graças a Deus meus familiares me apoiaram durante toda a minha preparação, assim como os amigos. Todos entendiam quando eu não podia comparecer a algum evento em razão dos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ícaro: Esse primeiro lugar no Ibama é fruto de uma construção de conhecimentos de muitos anos. Não estudei direcionado para ele, porém, praticamente todas as disciplinas cobradas no certame eu já havia estudado para outros certames.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ícaro: A formação da minha base foi principalmente por meio de PDF do Estratégia, pois sua principal vantagem é a forma didática com que os professores elaboram os materiais, pois parece que eles estão conversando com os alunos enquanto lemos cada linha do material. Além disso, os materiais apresentam muitas questões atualizadas, o que faz com que os alunos consolidem seus conhecimentos.
Para disciplinas de exatas, eu também utilizava as videoaulas, pois assim conseguia compreender melhor os textos do PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ícaro: Se eu não estiver com a memória fraca (risos), o Estratégia já faz parte da minha vida desde 2014. Naquela época eu ainda estava me familiarizando com os materiais online e foi pesquisando pela internet que conheci as amostras grátis que o Estratégia disponibilizava. Só de ler os materiais ali mesmo eu percebi que valeria a pena o investimento.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ícaro: No início tentei utilizar diversos materiais, inclusive os da concorrência, porém, o modo como os materiais eram produzidos eles são muito insuficientes, especialmente na forma diagramação do material. Pode parecer uma coisa simples, mas materiais mal formatados acabam fazendo com que os alunos percam o interesse. O ponto positivo do Estratégia é, além de ter ótimos professores, possuir materiais muito bem redigidos e diagramados, o que torna a leitura fluida.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ícaro: Até cheguei a fazer, mas preferia mais o material do Estratégia. Logo, minhas aprovações tiveram como base os do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ícaro: Os materiais do Estratégia formaram toda a minha base de estudos e isso foi o maior diferencial. As aulas em PDF em si são completas, com muitas dicas dos professores, possuem muitas questões comentadas que ajudam a consolidar o entendimento da matéria.
O Passo Estratégico foi algo extremamente inovador e importante para fins de revisão, principalmente para os alunos que já dominavam determinadas matérias, pois o conteúdo é mais enxuto e voltado para revisões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ícaro: Eu sou do tipo de aluno que prefiro esgotar o conteúdo de uma determinada matéria por completo. Então, não era adepto de fazer ciclos de estudos ou estudar várias disciplinas na semana. Eu basicamente estudava uma disciplina até esgotar todo material para somente depois iniciar outra.
Também não fazia controle de horas estudadas, mas sim de conteúdo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ícaro: Minhas revisões eram por meio dos grifos que fazia no material do Estratégia, por meio das questões comentadas dos professores e também com a leitura do Passo Estratégico.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ícaro: O candidato que hoje em dia não resolve questões está vários passos atrás em sua preparação.
Ao longo da minha preparação devo ter respondido mais de 30 mil questões, o que foi um verdadeiro diferencial, pois foi possível identificar um padrão de como as bancas atuam.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ícaro: As disciplinas de exatas sempre foram um desafio. Por isso, para fixar o conteúdo, eu também me valia das vídeo aulas. Com elas, o entendimento dos conteúdos ficava mais fácil.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ícaro: A resolução de questões foi um fator determinante, pois além de ser um estudo mais ativo, serviu para identificar eventuais lacunas nos estudos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ícaro: Sim, houve discursiva que cobrou conhecimentos da área de formação dos candidatos. Geralmente, o concurseiro precisa dominar dois aspectos para fazer uma boa discursiva: a estrutura de prova e o conteúdo propriamente dito.
Quanto a estrutura, é necessário aprender a fazer introdução, desenvolvimento e conclusão. Pode até parecer óbvio, mas fazer cada um desses elementos exige uma técnica específica. Sobre o conteúdo, o aluno precisa estar preparado a responder algo da sua formação e isso só vem com estudos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ícaro: O principal erro foi não ter mantido uma constância nos estudos. Por diversos fatores, havia dias que eu não estudava nada e isso me gerava uma ansiedade, a ponto de prejudicar os demais dias de estudos.
Como acerto pode dizer que foi conhecer o estilo de cobrança de cada banca, pois cada uma gosta de cobrar os assuntos de uma forma diferente e isso fez toda a diferença. Além disso, a resolução de muitas questões também foi crucial.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ícaro: Sim, alguns momentos. Mas quando eu parava para analisar o quanto eu já havia batalhado e me esforçado, não achava que valia a pena largar tudo. Assim, continue estudando.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ícaro: Tenha calma e muita paciência. No início ficamos perdidos, sem saber o caminho a seguir. Mas com o passar do tempo, vamos identificando as carreiras que queremos seguir, nossas potencialidades e fraquezas e, assim, aperfeiçoando nossos estudos. Acredite, vai dar certo.