
“[…] E sempre acredite no seu objetivo, siga mesmo que seja complicado, pois um dia você irá conseguir, é só não desistir.”
Confira nossa entrevista com Fabíola Almeida, aprovada em 1° lugar no concurso IFMA para o cargo de Assistente em Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Fabíola Almeida: Sou graduada em Administração pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), tenho 25 anos e sou de uma pequena cidade no interior do Maranhão chamada Santana do Maranhão.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fabíola: Eu costumo dizer que eu não escolhi estudar para concurso, o mundo dos concursos que me escolheu. Minha mãe, desde sempre, falava para eu me formar e estudar para concurso. Mas até então, eu não pensava muito no assunto porque eu nunca fui uma pessoa muito dedicada aos estudos. Não tirava muitas notas baixas e nem ficava reprovada, mas também não me dedicava ao máximo. Durante a faculdade, conheci uma colega que já estudava para concursos e era muito focada, tanto que ela foi aprovada antes mesmo de terminar a faculdade. A partir daí, comecei a pesquisar mais sobre o assunto. Informei-me mais e comecei a assistir algumas aulas avulsas pelo Youtube mesmo, mas ainda sem um plano definitivo de estudo e sem saber se era aquilo que eu queria mesmo fazer. Porém, quando eu terminei a faculdade e não consegui nenhum emprego na minha área, eu decidi entrar de cabeça e estudar para passar em um concurso. Graças a Deus deu certo e hoje, se estou trabalhando, é por causa dos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Fabíola: Na verdade, eu escolhi o mundo dos concursos porque eu procurava emprego, enviava currículos, mas nunca consegui nenhum trabalho. Então, após a faculdade, eu me dediquei somente aos estudos. Graças a Deus, minha família conseguiu me dar esse suporte para eu focar só nos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Fabíola: A minha primeira aprovação nesse mundo de concursos foi no PSS do IBGE para o censo demográfico de 2022 no cargo temporário de Agente Censitário de Administração e Informática-ACAI, 1° lugar. Após isso, fui aprovada para:
- Agente censitário Municipal (IBGE, temporário), 1° lugar.
- Assistente em Administração (TAE-UFMA, 2023), 11° lugar.
- Assistente em Administração (TAE-IFMA, 2023), 1° lugar.
- Assistente em Administração (TAE-UFDPar, 2023), 7° lugar.
- Administrador (TAE-UFDPar, 2023), 10° lugar.
- Administrador de Recursos Humanos (ALEMA,2024), 6° lugar.
Eu cometi o grande erro de tirar um ano sabático dos estudos após ser aprovada no primeiro concurso e começar a trabalhar. Eu digo erro porque depois é mais difícil voltar ao pique dos estudos. Mas agora estou conseguindo voltar a minha rotina de estudos com foco agora para área de tribunais e não pretendo parar até conseguir passar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Fabíola: Eu sou mais caseira e antes de me preparar para concursos já não tinha muita vida social, então não teve muito impacto nesse aspecto da minha vida. Mas de forma geral, eu não me privava completamente de me reunir com família e amigos, até porque eu sou uma pessoa que rende mais durante o dia, então à noite eu sempre ficava mais com família e amigos. Só em pós-edital que eu me obrigava mesmo a estudar o tempo todo disponível e renunciava a alguns momentos com família e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Fabíola: Minha família sempre me apoiou e acreditou que eu conseguiria. Meus amigos também, pelo menos a parte que sabia que eu estava estudando para concursos. Como eu disse anteriormente, eu tive todo o suporte para dedicar todo meu tempo para os estudos e isso foi muito importante. Só depois de um tempo estudando que uma tia minha ficava dizendo que eu estudava e não passava em nada. Agradeci a ela por essas falas, até. Porque depois que ela começou a dizer isso, comecei a passar em concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Fabíola: O último concurso que eu fiz foi o do MP-PI e estudei uns 3 meses focado só para ele. Para manter a disciplina eu criei uma rotina de estudos diários, levando em consideração que agora eu tenho que me dedicar tanto ao trabalho quanto aos estudos. Mas a rotina é um fator fundamental na minha vida para manter a disciplina, porque assim eu não fico perdida e já sei exatamente o que tenho que fazer e estudar durante o dia e a semana.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Fabíola: Durante a preparação, eu gosto de mesclar PDFs e videoaulas. Tem matérias que eu gosto de estudar mais por videoaulas e outras que eu gosto mais por PDFs. Por exemplo, português, RLM e matérias que vou iniciar do zero gosto de estudar por videoaulas e uso PDF só como auxílio e questões. E matérias que eu já tenho contato como Administração Geral e Pública e Direito Administrativo gosto de utilizar mais os PDFs. Mas de forma geral, eu gosto muito dos PDFs e das videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fabíola: Nas primeiras vezes que fui procurar vídeos no Youtube sobre concursos, percebi que o Estratégia era um dos cursos mais renomados nessa área de concursos. Com várias aulas disponíveis gratuitamente, assisti algumas e gostei bastante da didática dos professores. Então decidi que era com o Estratégia que eu queria me preparar. E acertei na escolha porque sem dúvida o material direcionado me ajudou a passar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Fabíola: Eu sempre estudei com o Estratégia e o que mais me chama atenção é a quantidade de ferramentas disponibilizadas como PDFs, videoaulas, resumo, questões, mapas mentais… Além de serem atualizados e escritos de uma forma que não fica maçante e cansativo demais. E as ferramentas que mais me ajudaram foram os PDFs e videoaulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fabíola: Eu não tinha um cronograma totalmente fechado das matérias que eu deveria estudar distribuída nos dias da semana porque eu percebi que isso não funcionava para mim, pois quando eu não conseguia cumprir aquela rotina me desestabilizava bastante. Então, para desenvolver meu plano de estudos, eu elencava todas as matérias que eu precisava estudar e definia a quantidade de vezes e horas na semana de cada uma. E toda noite eu fazia um balanço do meu dia de estudos e separava as disciplinas do outro dia. Sempre tentando intercalar matérias que eu estudava por PDF e aquelas que eu estudava por videoaulas para não ficar muito cansativo.
Com relação a horas líquidas, eu não tinha esse controle. Era mais uma perspectiva minha de ver a hora que eu iniciava os estudos e contabilizando o tempo que eu ficava totalmente focada na disciplina. Dava uma pausa e voltava a focar novamente.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Fabíola: No começo, eu tentava fazer meus próprios resumos escritos, mas percebi que eu perdia muito tempo. Então, passei a desenvolver alguns resumos com base no próprio resumo que o Estratégia disponibilizava e só acrescentava algumas coisas que eu achava importante. E fazia algumas questões sobre o assunto para ajudar a relembrar e fixar mais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Fabíola: Fazer questões é extremamente importante. Porém, de forma geral, eu não resolvo tantas questões sozinha. Eu gosto muito de assistir vídeos de resolução de questões com o professor resolvendo e explicando. Isso funciona muito bem para mim. E como complemento, uso as questões do PDF que também são comentadas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Fabíola: Sem dúvidas, a disciplina que eu mais tinha dificuldade era português. Era bizarro o quanto eu errava em interpretação e gramática. Mas aí comecei a maratonar as aulas da Adriana Figueiredo desde o início e consegui vencer essa dificuldade. Hoje em dia, português é uma das matérias que eu mais gosto.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Fabíola: Na semana pré-prova eu gosto de revisar pontos que eu já estudei, mas também dar um gás naqueles assuntos que ainda tenho um pouco de dificuldade e que tem muita probabilidade de cair questões, com base no estudo anterior da banca. As aulas de Reta Final e Hora da Verdade são essenciais para chegar bem preparada no dia da prova e conhecer a banca. No dia anterior a prova é quase um ritual assistir a Revisão de Véspera do Estratégia. Disso não abro mão. Perdi as contas da quantidade de questões que eu acertei por causa das Revisões de Véspera, Hora da Verdade e aulas de Reta Final.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Fabíola: Meu principal erro foi ter parado de estudar assim que assumi meu primeiro concurso. Hoje em dia, preciso de um esforço muito maior para retomar os estudos.
Acredito que meu principal acerto foi identificar qual tipo de material me ajuda mais na preparação. No começo usava muito os PFDs porque eu via muitos alunos falando que era a melhor forma de estudar. Mas percebi que nem sempre era a melhor opção para mim. Então decidi ir mesclando com videoaulas e observando qual metodologia se encaixaria melhor e em quais ocasiões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Fabíola: Quase que diariamente eu pensava em desistir. É uma tarefa difícil você manter um pique para estudar, principalmente quando não tem nenhum edital aberto. E minha principal motivação, sendo sincera, é que eu realmente não tinha nada e precisava dar um rumo na minha vida. Então sempre que eu estava desmotivada, assistia vídeos de outros alunos que conseguiram a aprovação. Isso me mostrava que eu também iria conseguir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fabíola: Como conselho eu diria para escolher um cargo ou carreira e só parar de estudar quando conseguir alcançar o objetivo ou algo melhor. Não se acomodar caso passe em um outro concurso menor, pois depois é mais difícil voltar à rotina. E sempre acredite no seu objetivo, siga mesmo que seja complicado, pois um dia você irá conseguir, é só não desistir.