
“[…] Eu não precisei ser a melhor ou a mais inteligente para ser aprovada, eu só precisei dar o melhor de mim! Dê o seu melhor, ainda que ache que isso não seja suficiente!”.
Confira a nossa entrevista com Percília Rocha, aprovada em 1° lugar no concurso SME Muriaé/MG para o cargo de Inspetor Escolar:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Percília Rocha: Eu tenho formação em Direito e Pedagogia. Tenho 37 anos. Minha cidade natal é Divino/MG
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Percília: Quando resolvi me aprofundar na área de Educação, percebi que as maiores oportunidades vinham através de concurso público, por essa razão decidi investir em concurso público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Percília: Sempre conciliei trabalho com estudo. Inicialmente, estudava à noite e aos finais de semana. Após a aprovação no concurso de Supervisora Pedagógica, passei a trabalhar somente meio período e com isso estudava todas manhãs, das 5:30 às 11h e aos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Percília: Já fui aprovada no concurso da Polícia Civil de Minas Gerais, no cargo de Analista (pedagogia) ficando em 4º lugar. Já passei em 2º lugar no cargo de Supervisora Pedagógica no Município de Muriaé/MG.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Percília: Costumava sair aos sábados à noite e me dedicava à família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Percília: Tive o apoio da família, Eles sempre me incentivaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Percília: Já vinha estudando há três anos para concursos. A minha disciplina vinha através da minha responsabilidade com a minha vida, em não depender de alguém. Procurei sobreviver sozinha para justamente ganhar mais força ao meu propósito.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Percília: Estudei com lei seca e material do Estratégia Concursos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Percília: Sou cliente há muitos anos do Estratégia Concursos. Comecei quando ainda fazia faculdade de Direito. Comecei fazendo cursos preparatórios de concursos de Tribunais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Percília: Cheguei usar de outros cursos, mas não gostava do material escrito.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Percília: Sim, mas não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Percília: Na minha preparação, o maior diferencial do curso Estratégia é o material escrito. As apostilas são muito bem elaboradas, são esquematizadas. O desenrolar da apostila faz com que pareça uma aula oral. Ter esse material contribuiu para entender melhor o direcionamento de videoaulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Percília: Quando comecei, estudava duas horas por dia. Depois, comecei fazer quatro ciclos de 40 minutos, com dez minutos de descanso. Aos finais de semana, eu fazia seis ciclos de 40 minutos aos sábados e quatro ciclos de 40 minutos aos domingos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Percília: Fazia resumos e depois, eu fazia questões. Com a resolução das questões, eu fazia anotações extras no resumo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Percília: Resolução de exercícios é prioridade. Cheguei a uma média de quinze a trinta questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Percília: Tinha muita dificuldade em Português. Comecei a estudar do zero, montei um caderno de Português. Superei o desafio após completar todo o curso de Português da professora Adriana Figueiredo, ela transformou a minha vida. Graças a ela, fechei a prova de português do concurso que fui aprovada.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Percília: Na semana da prova, fiz questões e li a legislação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Percília: O maior erro, foi não acreditar que seria possível e não acreditar em mim mesma. Entre outros erros, ficar muito presa a livros, doutrinas e não fazer questões. O maior acerto, foi acreditar. Entre outros acertos, dar prioridade ao estudo de Português.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Percília: Sim, várias vezes. Não sei dizer qual foi a minha maior motivação, mas aprendi a ser disciplinada. A disciplina me trouxe onde estou.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Percília: Ninguém vai seguir o seu caminho a não ser você mesmo! Ninguém vai andar com os seus pés! Se tem algo que aprendi, é que ninguém precisa acreditar que seja possível, a não ser você mesmo! Eu precisava que somente “Eu” acreditasse e isso foi suficiente! Eu não precisei ser a melhor ou a mais inteligente para ser aprovada, eu só precisei dar o melhor de mim! Dê o seu melhor, ainda que ache que isso não seja suficiente!