
“[…] Continue sempre, recomece quantas vezes for necessário e dê o seu melhor em cada hora de estudo. O resultado logo chega, no momento propício da sua vida!”
Confira a nossa entrevista com Débora Alves, aprovada em 2º lugar no concurso TRF-1 para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Débora Alves: Olá, meu nome é Débora Alves, tenho 30 anos e sou formada em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Piauí. Sou natural de Teresina – PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Débora: Desde a época da graduação, eu já pensava nessa possibilidade, por causa da estabilidade e às maiores remunerações e benefícios em relação à iniciativa privada, no meu Estado. Além disso, a maioria dos meus estágios de graduação, foram no setor público e isso contribuiu para que eu me identificasse com os concursos públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Débora: Assim que finalizei a graduação, em julho de 2018, decidi que ficaria um tempo apenas estudando para concursos, sem trabalhar. Assim, permaneci até janeiro de 2019, quando fiz uma prova de concurso na qual fui aprovada. A partir de então, de fevereiro de 2019 a setembro de 2020, eu trabalhei na iniciativa privada em atividades de recepção e na área contábil e tentava conciliar com os estudos, mas estudava bem pouco. No entanto, a partir de outubro de 2020, eu saí do emprego e passei a conciliar o estudo para concursos com a atividade de ministrar aulas particulares de contabilidade e venda de alguns cursos de forma online. Foi nessa época que voltei a me dedicar com mais intensidade aos estudos. Continuei nessa rotina até abril de 2022, quando fui nomeada no meu primeiro concurso público e, a partir daí, tenho conciliado as funções do meu cargo com os estudos e com aulas de contabilidade para concursos públicos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Débora: AGU 2018 – CONTADORA – 57º;
TCE AM 2021 – AUDITORA DE CONTROLE EXTERNO – 134º;
TJ PI 2022 – ANALISTA CONTADORA – 24º LUGAR;
TRT PI 2022 – ANALISTA CONTADORA – 25º LUGAR;
SEPLAN-PI 2024 – ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – 27º LUGAR;
TRF-1 2024 – ANALISTA CONTADORA – 2º LUGAR;
TSE UNIFICADO (TRE/SP) 2024 – ANALISTA CONTADORA – 2º LUGAR.
E, sim, continuo estudando para concursos na área de auditoria de Tribunal de Contas, Auditor Governamental ou Analista do Tesouro.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Débora: A minha vida social era bem restrita a alguns encontros familiares e pouquíssimos encontros com amigos, especialmente em períodos mais próximos do dia da prova.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Débora: A minha família me apoiou entendendo a minha ausência em vários momentos e me dando forças e acreditando sempre em mim, especialmente o meu esposo, que também é concurseiro.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Débora: Para o concurso do TSE UNIFICADO, especificamente, estudei cerca de 2 meses de forma direcionada. Para manter a disciplina, busquei fazer muitos simulados, para dominar o estilo de prova Cebraspe e me mantive distante de saídas com amigos e/ou familiares, na medida do possível.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Débora: Eu sempre estudei mais por PDFs do que por videoaulas. Porém, em algumas disciplinas nas quais eu tinha mais dificuldade, como disciplinas de exatas, eu usei as videoaulas. Utilizei também materiais do Passo Estratégico e Mapas Mentais para revisões, aulas de reta final da plataforma, vídeos da Hora da Verdade e de Revisão de Véspera, que foram essenciais nas minhas aprovações. Para mim, as principais vantagens dos PDFs foram o aprofundamento nos conteúdos e a possibilidade de marcar o material para futuras revisões. A desvantagem, por vezes, era o tamanho e o tempo que levava para ler todo o material, mas, hoje, com os meus resultados, vejo que valeu a pena. Quanto às videoaulas, foi vantajoso utilizá-las para compreender melhor um conteúdo em que eu travava e não conseguia evoluir pelo PDF, no entanto, a depender da disciplina, eram muitas videoaulas e eu levava muito tempo para terminar um conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Débora: Quando conheci meu namorado, atual esposo, ele já estudava pelos materiais do Estratégia Concursos e, tempos depois, ele comprou para mim a Assinatura Vitalícia, a qual passei a utilizar e gostei muito.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Débora: Sim, com certeza, fez toda a diferença. Para mim os diferenciais são os professores supergabaritados nas disciplinas que ministram, a completude dos PDFs e os materiais em vídeo que me ajudaram muito nas retas finais, como a Hora da Verdade e a Revisão de Véspera.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Débora: Eu estudava todas as matérias do edital/concurso ao mesmo tempo, entre 8 e 12 disciplinas, cerca de 2h a 3h por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Débora: As minhas revisões eram feitas de diversas formas, a depender da disciplina. Eu revisava por questões, pelos PDFs grifados, por resumos ou mapas mentais prontos ou por slides que eu mesma montava.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Débora: Importância Máxima. Sem questões, não é possível construir um estudo eficiente e ser aprovado. Até a prova do TSE UNIFICADO eu havia contabilizado cerca de 35.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Débora: Disciplinas de exatas como Raciocínio Lógico e Estatística. Consegui superar através de videoaulas do Estratégia e resolvendo muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Débora: Estudei o máximo possível, acompanhando os eventos Hora da Verdade e Revisão de Véspera, e sempre com os meus materiais de revisão ao lado.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Débora: Eu me preparei resolvendo temas de provas anteriores. Acredito que é muito importante treinar o estilo de discursiva que virá na sua prova, inclusive cronometrando o tempo e, se possível, contratando a correção de algum professor para detectar possíveis pontos de melhoria, como fiz algumas vezes.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Débora: Os meus principais erros foram: fugir um pouco de disciplinas essenciais nos concursos de hoje, como exatas e TI e ficar (numa certa época dos meus estudos) revisando apenas por questões, sem voltar nos materiais de revisão para acrescentar informações e relê-los.
Quanto aos meus principais acertos, acredito que foram sempre fazer muitas revisões, seja através de materiais prontos ou os que eu mesma montava, bem como manter o foco em concursos da área contábil ou de auditoria, mas sempre seguindo uma linha de disciplinas comuns e com as quais tenho mais afinidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Débora: Com certeza. Pensei em desistir em vários momentos, principalmente quando surgiam reprovações mesmo depois de muito esforço. Os meus principais motivos para continuar, foram o apoio da minha família e amigos mais próximos, o desejo de alcançar o cargo público para realizar os meus sonhos, bem como o apoio do professor da mentoria da qual eu participava, que sempre me fortalecia com palavras de força e coragem para continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Débora: Você não está sozinho no seu sonho e tantos já chegaram lá. Entre você e eles, não há qualquer diferença. Acredito que o maior segredo é a persistência. Eu tive vários momentos difíceis ao longo da minha preparação: saúde física ou mental, meus ou de pessoas próximas a mim. Mesmo assim, eu continuei. Ainda que fosse em ritmo mais lento até a situação melhorar, mas eu nunca parei. Eu quis parar várias vezes, mas eu fui forte para recomeçar. E você pode recomeçar, sempre. Lembre que se você continuar agora, mesmo com todas as dificuldades, você já vai estar mais perto da aprovação do que se você continuar parado. Cada questão, cada hora de estudo, importa. Você não precisa de números tão absurdos na sua preparação tanto quanto precisa de muita qualidade, de muita entrega em cada minuto que você decide estudar. Então, continue sempre, recomece quantas vezes for necessário, e dê o seu melhor em cada hora de estudo. O resultado logo chega, no momento propício da sua vida!