Notícia

Correção e comentários sobre a prova de Química prova CBM MG 2019

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES

PROF WAGNER BERTOLINI

ESTRATÉGIA CONCURSOS

PROVA A

(2019 – FUNDEP – CBM MG – CFSd BM).

QUESTÃO 36

Com o avanço crescente da violência nas grandes cidades, o uso de armas não letais pelas polícias e forças armadas, no intuito de dispersar ou controlar multidões em protestos ou manifestações violentas, vem crescendo cada vez mais no Brasil. Entre essas armas, os compostos lacrimogêneos destacam-se como um poderoso agente, provocando irritação nos olhos, acompanhada por lacrimação, assim como irritações na pele e nas vias respiratórias. os lacrimogêneos são constituídos de três compostos que são utilizados separadamente: o cloroacetofenona (CN), o 2-clorobenilideno malononitrila (CS) e dibenz-1:4-oxazepina (CR).

A seguir estão representadas as estruturas desses três compostos:

Cloroacetofenona (CN) 2-clorobenzilideno malononitrila (CS) Dibenz-1:4-oxazepina (CR)

Sobre esses compostos, foram feitas as seguintes afirmativas:

i. um mol de molécula do composto CN tem 5 pares de elétrons não ligantes.

ii. um mol de molécula do composto Cs tem 4 ligações pi.

iii. um mol de molécula do composto Cr tem 9 mols de átomos de hidrogênio.

iv. somente o composto Cs tem mais de um carbono primário.

Estão corretas as afirmativas

A) i, ii e iii, apenas.

B) i, iii e iv, apenas.

C) ii, iii e iv, apenas.

D) i e ii, apenas.

COMENTÁRIOS

Vamos analisar as afirmativas:

i. um mol de molécula do composto CN tem 5 pares de elétrons não ligantes. CERTO. Os pares não ligantes estão presentes no oxigênio (2 pares) e no cloro (3 pares). Lembrando que o oxigenio tem 6eletrons na ultima camada e o cloro 7. Assim, bastaria ver quantos eletrons seriam compartilhados nas ligações apresentadas.

Alternativa eliminada: C.

ii. um mol de molécula do composto Cs tem 4 ligações pi. ERRADO. Pegadinha da banca. Chamo aatenção disso nas minhas aulas. Perceba que na estrutura apresentada temos aparente apenas 4ligações pi. A sacanagem está na forma de representar o grupo cianeto (CN) que tem uma tripla ligação, mas, que o candidato desatento deixa passar batido.

Alternativa eliminada: A e D. Já chegamos à resposta.

B) i, iii e iv, apenas.

iii. um mol de molécula do composto Cr tem 9 mols de átomos de hidrogênio. CERTO. Os hidrogênios estão nos carbonos dos vertices livres dos anéis aromáticos.

iv. somente o composto Cs tem mais de um carbono primário. CERTO. Todos os demais têm apenas um carbono primário (ligado no Cl e N, respectivamente). No CS os carbonos primários são os dos grupos CN.

RESPOSTA: B.

QUESTÃO 37

(2019 – FUNDEP – CBM MG – CFSd BM).

Um profissional do Corpo de Bombeiros Militar atua em diversas áreas de proteção e segurança da sociedade. inicialmente, suas funções eram apenas de contenção e extinção de incêndios. Com o tempo, suas funções foram redefinidas, tornando- se um profissional responsável pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, salvamentos e conscientização civil das medidas básicas de segurança. uma das áreas de atuação do Corpo de Bombeiros Militar é o salvamento em alturas, atividade de grande risco desenvolvida em locais de altitudes. o grande problema em atuar nessas áreas é que o indivíduo pode ficar sujeito a indisposição, dores de cabeça, náusea e cansaço devido ao ar rarefeito.

2  

A equação química a seguir representa um sistema em equilíbrio envolvido na transformação da hemoglobina (Hm) em oxiemoglobina (HmO2) no sangue:

Hm (aq) + O2 (aq)  HmO2 (aq)

Sobre o processo de transformação de hemoglobina em oxiemoglobina na ação do profissional bombeiro em diferenças de altitudes, assinale a alternativa incorreta.

A) Em um local de altitude elevada, o profissional bombeiro terá uma maior produção de hemoglobina.

B) Após um período de adaptação à altitude, o profissional bombeiro terá melhor rendimento, porque o seu organismo sintetizará mais hemoglobina favorecendo a produção de oxiemoglobina no sangue.

C) Em local de alta altitude, ocorrerá uma queda de pressão atmosférica e, para minimizar a queda de pressão arterial, o sistema responde no sentido de reduzir quantidade de oxiemoglobina.

D) Ao nível do mar, a pressão atmosférica aumenta, fazendo com que o profissional bombeiro tenha melhor rendimento em suas ações, pois o sistema favorece um deslocamento do equilíbrio no sentido de produzir mais oxigênio

COMENTÁRIOS

Vamos comentar as alternativas. Questão baseada em deslocamento de equilibrios pelo principio de Le Chatelier.

A) Em um local de altitude elevada, o profissional bombeiro terá uma maior produção de hemoglobina. CERTO. Para compensar  a menor pressão atmosférica (menor concentração de O2) o organism produz mais hemoglobin.

B) Após um período de adaptação à altitude, o profissional bombeiro terá melhor rendimento, porque o seu organismo sintetizará mais hemoglobina favorecendo a produção de oxiemoglobina no sangue. CERTO. Aumentando a concentração de hemoglobina o equilibrio será deslocado para a direita (produção de oxiemoglobina).

C) Em local de alta altitude, ocorrerá uma queda de pressão atmosférica e, para minimizar a queda de pressão arterial, o sistema responde no sentido de reduzir quantidade de oxiemoglobina. CERTO. Havendo queda da pressão atmosférica a concentração de O2 é diminuida. Assim, o equilibrio se desloca no sentido de reposição do O2.

D) Ao nível do mar, a pressão atmosférica aumenta, fazendo com que o profissional bombeiro tenha melhor rendimento em suas ações, pois o sistema favorece um deslocamento do equilíbrio no sentido de produzir mais oxigênio. ERRADO. Se a pressão aumenta significa dizer que a concentração de O2 aumenta. Assim, o equilibrio se desloca em sentido de formação de oxiemoglobina,visando consumer oxigenio.

RESPOSTA: D.

QUESTÃO 38

(2019 – FUNDEP – CBM MG – CFSd BM).

Em um acidente ocorrido em Ribeirão Preto (SP), um caminhão tombou e provocou o vazamento de 25 Litros de ácido nítrico (HNO3). Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar local, um dos compartimentos que transportavam esse produto caiu do caminhão e, ao bater no chão, a tampa se soltou e causou o derramamento do produto. O Corpo de Bombeiros Militar utilizou como reagente neutralizante do produto carbonato de sódio, tem a seguinte representação simbólica (Na2CO3).

Sabe-se que o reagente derramado tem as seguintes características:

1. densidade igual a 1,5 g/ml.

2. percentual em massa igual a 60%.

Nessas condições, é correto afirmar que a massa de carbonato de sódio, em quilogramas, que reagiu completamente com o ácido para neutralizá-lo é de, aproximadamente,

A) 10.

B) 20.

C) 30.

D) 40.

COMENTÁRIOS

Rapaz, a questão abordou um acidente que ocorreu na minha cidade e nós fizemos o atendimento deste local. Incrível. Acho que eu sou da banca, kkkkk.

Trata de estequiometria bem simples.

Observem que a quantidade de reagente foi dada em litros. E foi fornecida a densidade. Isto permite determinar a massa de ácido. Depois, basta ter a equação e fazer o cálculo. Vamos a ele?

1 L de ácido pesa 1500g

25 L —————-X

X = 37.500g

Mas o ácido está em uma solução que contem 60% em massa. Assim, precisamos de nova regra de tres.

37.500g ——100%

Y—————–60%

Y  = 22.500g

Reação balanceada e dados do enunciado:

m= 22500g            ?

2 HNO3   +   1 Na2CO3    à    H2CO3   +   2 NaNO3

2 mol—————-1mol

Vamos transformar mol em massa, em gramas.

2x 63g ————1x 106g

22.500g————–Z

Z = (106 x 22.500)/2 x 63

Z = 18.928g

Aproximadamente 20 Kg

RESPOSTA: B.

QUESTÃO 39

(2019 – FUNDEP – CBM MG – CFSd BM).

A bebida alcoólica é uma das grandes responsáveis por diversos acidentes seguidos de óbito, por exemplo, acidentes de trânsito e mortes por afogamento. As equações químicas a seguir mostram as etapas, de 1 a 4, e nessa ordem, de transformações que o composto químico etanol pode sofrer quando um organismo humano o consome:

Sobre as etapas e a transformação do álcool, assinale a alternativa incorreta.

A) Na etapa (1), o carbono ligante ao grupo –OH da molécula tem sua carga parcial convertida de +1 para +2.

B) Na etapa (2), o aldeído é oxidado a um acetato.

C) Nas etapas (3) e (4), ocorre uma descarboxilação, ou seja, a carboxila é transformada em dióxido de carbono.

D) Se o álcool fosse terciário, dificilmente ocorreriam essas transformações.

COMENTÁRIOS

A) Na etapa (1), o carbono ligante ao grupo –OH da molécula tem sua carga parcial convertida de +1 para +2.

No composto 1 temos o etanol (H3C- CH2 – OH). Neste composto o carbono da hidroxila apresenta nox -1. Na reação de oxidação a etanal (H3C – CHO) o carbono tem dupla ligação com o oxigênio e uma ligação simples com o hidrogênio. Assim, terá nox = +1.

Resposta: A.

QUESTÃO 40

(2019 – FUNDEP – CBM MG – CFSd BM).

Sempre que se liga um aparelho de Cd portátil ou um computador portátil, completa-se um circuito que permite que uma reação química ocorra em uma bacteria – uma descendente direta da pilha de Volta de metais e papel. As pilhas e baterias são exemplos de células eletroquímicas.

Considere que uma pilha hipotética de dois metais X e Y

X(s) / X2+(aq) // Y2+(aq) / Y(s)

Quantitativamente, os potenciais de redução dos eletrodos foram mensurados em valores de –1,0 V e –3,0 V.

Com base nessas informações, assinale a alternativa em que a característica dessa pilha está incorreta.

A) O potencial de oxidação do eletrodo Y é +1,0 V.

B) o metal X representa o eletrodo do anodo.

C) durante o funcionamento dessa pilha, a concentração do íon X2+ diminui.

D) durante o funcionamento dessa pilha, ocorre deposição no eletrodo Y.

COMENTÁRIOS

Pela equação geral da pilha observamos que o elemento X sofre oxidação, produzindo cada vez mais X2+ que terá sua concentração aumentada. .Assim, ele será o polo negativo da pilha, denominado de ânodo. O cátion Y2+ sofre redução, se depositando no eletrodo Y, que será o polo positivo, denominado de cátodo.

Como no eletrodo Y temos a redução ele terá o maior potencial de redução (-1,0V) e apresentará potencial de oxidação + 1,0V.

Vamos determinar a coisa mais fácil de uma pilha.Sua voltagem. Isso ajuda a eliminar alternativas.

O cálculo da ddp se dá por:  ddp = Emaior  –  Emenor

Substituindo os valores dados: ddp = (-1,0) – (-3,0) = -1,0 + 3,0 = 2,0 V.

Vamos avaliar o erro da alternativa:

C) durante o funcionamento dessa pilha, a concentração do íon X2+ diminui.

prova sem erros. Com questões bem objetivas.

Em nosso curso tivemos questões muito semelhantes às que estavam na prova.

Boa sorte aos nossos alunos.

Sucesso!!!

Prof. Wagner Bertolini

Estrategia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.