Aprovada em 1º lugar no concurso da EBSERH para o cargo de Cirurgiã Dentista - Dentística - CHU/UFPA - Belém/PA
Saúde
“[…] Acredito que concurso é uma fila. Uma hora, você será o primeiro.”
Confira nossa entrevista com Alexandra Cucco, aprovada em 1º lugar no concurso da EBSERH para o cargo de Cirurgiã Dentista – Dentística – CHU/UFPA – Belém/PA:
Estratégia: Quando se formou, idade e cidade natal?
Alexandra Cocco: Sou formada pela Universidade Federal de Pelotas – turma 2012/1.
Tenho 36 anos e sou natural de Cruz alta, RS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Alexandra: Logo que finalizei minha graduação na UFPel, ingressei no Mestrado e Doutorado na mesma instituição. Sempre gostei muito de dar aula e queria ser professora. Acabei até fazendo Doutorado Sanduíche na Universidade de Pensilvânia. Fiz um concurso na UFPel para cariologia na época do Doutorado para treinar.
Em torno de 6 meses antes de defender minha tese, consegui um emprego em uma Faculdade de Odontologia na cidade de Santo Ângelo – RS, próxima a minha cidade natal. Comecei a dar aula e no ano seguinte, entrei no Exercício Brasileiro como cirurgiã-dentista temporária.
Acabei voltando para Cruz Alta, minha cidade natal, e comecei a trabalhar também em um consultório particular. Fiz especialização em Dentística e vários cursos clínicos.
Confesso, que meu sonho de ser professora concursada da Federal ficou na gaveta, pois acabei me acomodando. Estava próximo da minha família, dos meus sobrinhos. Família é tudo para mim.
No entanto, conheci meu marido, o qual é militar e foi dessa forma que sai da zona de conforto. Ele foi transferido para Manaus -AM de repente. Não estávamos planejando isso. Tentei transferência também, mas não obtive sucesso.
Assim, devido a dificuldade de conseguir um emprego em Manaus, resolvi começar a estudar para concurso federal para poder acompanhar meu marido quando ele fosse transferido.
Comecei a procurar concurso de professora e vi que tinha aberto o concurso da Ebserh. A mesma me chamou atenção, devido a empresa ser vinculado ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Alexandra: Estou trabalhando apenas alguns dias, pois estou dando aula em uma pós-graduação, dessa forma, não é todos os dias que dou aula. Estava com bastante tempo ocioso e livre para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Alexandra: Antes de me formar em odontologia, fiz um concurso para prefeitura de Cruz Alta e fui aprovada, mas não quis assumir, pois na época o salário não era bom e eu tinha passado no mestrado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Alexandra: Eu estudava todos os dias da semana, menos os domingos. Deixava esse dia para sair, ir ao cinema. Estava estudando toda manhã e à tarde até umas 15h, 16h. Meus estudos rendem mais pela manhã. Deixava para fazer exercícios a tarde, pois ficava mais dispersa. E a noite ficava com meu marido.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Alexandra: Sim. Meu marido me apoiou muito e continua me apoiando. Meus pais, mesmo de longe, também me apoiam. Sabemos que devido a profissão do meu marido, a melhor opção para mim é um concurso federal, para não ficar nessa situação que estou hoje: “desempregada”.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Alexandra: Para Ebserh estudei Janeiro, Fevereiro e início de Março.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Alexandra: Eu assistia as aulas e lia alguns PDF’s ou livros, principalmente quando eu tinha dúvida. Fazia meu resumo e depois revisava no meu quadro branco, pois gosto muito de estudar dando aula.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alexandra: Conheci devido a Cássia e a Renata, as quais são minhas amigas de Pelotas.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Alexandra: Eu adquiri o curso específico para Ebserh. Às vezes que entrei em contato com os professores, eles sempre me responderam.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Alexandra: Sim. Uma vez estudei para aeronáutica com uns PDF’s de umas meninas militares.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Alexandra: Aeronáutica. Não fui aprovada. Trabalhava o dia inteiro e estudei pouco.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Alexandra: Estratégia tem mais opções, no caso, esse outro era voltado para concursos militares. Além disso, era específico para área de Dentistica.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Alexandra: Procurava estudar uma matéria por dia. Por exemplo, segunda estudava português, terça estudava leis da Ebserh, quarta dentística e cariologia, quinta bucomaxilofacial e anestésicos, sexta patologia, sábado periodontia e endodontia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Alexandra: Fiz bastante exercícios da banca FGV, a qual foi responsável pelo concurso.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alexandra: Fazer questões da banca, tu consegues descobrir o perfil dela, quais materiais ela pergunta mais. Teve uma de periodontia, que eu acertei, porque fiz questões antigas da FGV.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Alexandra: Patologia. Acho muita coisa para decorar. Eu fazia mapas mentais e colocava na parede. E como mencionei, eu tentava explicar para mim mesmo, escrevendo no quadro branco. Dessa forma, eu memorizava.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alexandra: Na semana antes da prova da Ebserh, eu só fiz questões do site. Coloca a matéria, por exemplo, selecionava questões de dentística da FGV e eu tentava fazer o máximo possível. Ia fazendo e revisando o conteúdo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Alexandra: Nesse pouco tempo, percebi que preciso ter mais atenção. Erro muitas questões por não ler direito. Acredito que meu psicológico está me atrapalhando um pouco.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alexandra: Não. Pois como estou “desempregada” e sei que preciso passar em um concurso federal para nunca mais ficar nessa situação, não pensava em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alexandra: Aconselharia ler o edital. Colocar no word os conteúdos que irão cair e ir estudando por tópicos. Muitas pessoas não leem o edital e acabam estudando coisas desnecessárias.
Também indico usar todos os seus sentidos: ler, escrever, escutar, falar. Acredito ser mais fácil para memorizar. E revisar. Se a gente não revisa, a gente esquece.
Acredito que concurso é uma fila. Uma hora, você será o primeiro.