
“[…] O que importa é seguir em frente, porque a soma dos pequenos e grandes esforços diários te levará até a conquista. […]”
Confira nossa entrevista com Maria Eduarda Marques, aprovada no 43º Exame da Ordem Unificado:
Estratégia OAB: Conte-nos um pouco sobre você.
Maria Eduarda Marques: Meu nome é Maria Eduarda Marques, tenho 22 anos e atualmente moro em Piracicaba/SP.
Durante a preparação para o Exame da OAB, precisei conciliar os estudos com o 9º período da faculdade (que incluía, inclusive, a apresentação do meu TCC , e também com o estágio que realizo no Ministério Público Federal).
Organizei minha rotina de forma estratégica: dedicava as manhãs ao estudo para a prova, o período da tarde ao estágio, e à noite me dividia entre as aulas da faculdade e os compromissos acadêmicos.
Estratégia: Foi a sua primeira vez prestando o Exame da OAB?
Maria: Sim, foi a minha primeira vez prestando o Exame, e ser aprovada de primeira trouxe uma sensação indescritível de gratidão.
Gratidão a Deus, por sua fidelidade em cada detalhe do processo; à minha família e aos amigos mais próximos, que acreditaram em mim até mesmo quando eu duvidava. E um agradecimento muito especial à minha mentora, Renata Lima, que tornou o Direito Empresarial mais leve e foi um apoio fundamental nos momentos de incerteza, desespero e também de incentivo constante.
Estratégia: Seus colegas também foram aprovados? O que foi seu diferencial?
Maria: Alguns colegas prestaram o exame junto comigo. Parte deles foi aprovada, outros ainda não, o que reflete bem a realidade dessa etapa. É uma prova exigente, que demanda não só dedicação, mas também equilíbrio emocional para lidar com a pressão.
Acredito que o meu diferencial foi confiar no processo e ter uma base sólida de preparação com o Estratégia. O material completo, os simulados, os professores disponíveis e a estrutura do curso fizeram toda a diferença para minha aprovação.
Estratégia: Como foi sua vida social durante a preparação?
Maria: Sempre mantive um equilíbrio saudável. Nunca adotei uma postura radical, pelo contrário, os momentos com minha família e amigos sempre foram muito importantes para mim. Nos finais de semana, me permitia sair, desde que tivesse cumprido a programação de estudos. Esse equilíbrio foi essencial para manter minha saúde mental e o foco a longo prazo.
Estratégia: Quais materiais utilizou em sua preparação?
Maria: Utilizei uma variedade de materiais: videoaulas, leitura teórica, resolução de questões, simulados e leitura da lei seca. Independente do formato, eu sentia necessidade de anotar, revisar, falar em voz alta (era assim que eu fixava o conteúdo). Um diferencial foi um livro de mapas mentais com os principais tópicos de cada disciplina, ele me ajudou muito na reta final, quando o tempo era curto e eu precisava revisar com objetividade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia?
Maria: Conheci por influência do meu pai, que também estava cursando Direito e se preparava para concursos, ele me apresentou a plataforma, e desde então, confiamos no Estratégia como parte essencial da nossa formação.Hoje, não abrimos mão: o conteúdo é completo, os professores são excelentes, e o apoio constante realmente faz a diferença.
Estratégia: Como organizou seus estudos diante de tanto conteúdo?
Maria: Usei os planos de estudo do Estratégia, que foram fundamentais para manter a organização e equilibrar os temas. Acredito que o mais importante é não chegar à prova sem ao menos uma base de cada disciplina, nem tudo a gente entende profundamente, algumas coisas precisam, sim, ser decoradas, no momento da prova, nosso cérebro surpreende.
Estratégia: Teve dificuldades com alguma disciplina? Como superou?
Maria: Sim! Especialmente com aquelas matérias que caem poucas questões e que, por isso, tendemos a deixar de lado. Para superar, as aulas de Revisão de Véspera ao vivo no canal do Estratégia foram essenciais, elas reforçaram esses conteúdos mais negligenciados, e como estavam frescos na memória, garantiram pontos preciosos.
Estratégia: Como foi a reta final de preparação?
Maria: Foquei nas videoaulas de revisão e nos meus resumos escritos.Essa combinação me ajudou a revisar de forma leve e eficiente, reforçando os pontos principais e ativando a memória visual das minhas anotações.
Estratégia: O que aconselha para a semana da prova?
Maria: Acredito que a melhor abordagem é desacelerar um pouco. A mente precisa estar descansada para funcionar bem, é hora de confiar na preparação que foi feita ao longo do caminho.
Estratégia: Qual foi sua escolha para a segunda fase? Por quê?
Maria: Optei por Direito Empresarial porque, além de me identificar com o conteúdo, achei o direito material mais objetivo, o que facilita a identificação da peça cabível em cada situação.
Estratégia: Erros e acertos na sua preparação:
Maria: Se eu tivesse que apontar um erro, diria que foi não ter dado a devida atenção a detalhes formais das peças: pedidos finais, preparo, custas, entre outros. Focava tanto no conteúdo jurídico que, às vezes, deixava esses pontos práticos de lado. Entre os acertos, destaco a escolha de uma disciplina com a qual tenho afinidade, a prática com simulados e a constância na rotina de estudos. Tudo isso fortaleceu meu desempenho e minha confiança.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada? E sua motivação?
Maria: O mais difícil foi conciliar a preparação para a segunda fase com o TCC e o estágio. Foram meses de muita exigência física e mental. Minha maior motivação sempre foi o futuro profissional que desejo construir. Além disso, a ideia de não precisar recomeçar do zero também me motivava a continuar firme. Cada esforço agora evita um caminho mais longo depois.
Estratégia: Que conselho você deixaria a quem está começando agora?
Maria: A todos que estão iniciando os estudos para o Exame da OAB, meu maior conselho é: confiem no processo. A aprovação não acontece da noite para o dia, mas ela é uma realidade, e está ao seu alcance. Durante minha preparação, o Estratégia OAB foi essencial, os professores são didáticos, atenciosos e focam exatamente nos temas que mais caem. Ter esse direcionamento fez toda a diferença.
E lembre-se: você não é uma máquina. Reserve um tempo para estar com quem te apoia, para relaxar e recarregar as energias, esses momentos também fazem parte da sua aprovação.
Acredite, o segredo está em manter a constância e não desistir. Haverá dias em que o seu melhor parecerá pouco, mas tudo bem. O que importa é seguir em frente, porque a soma dos pequenos e grandes esforços diários te levará até a conquista.
Você também vai chegar lá!