
“[…] o seu futuro vai ser o que você escolher e não o que você se conformou!”
Confira a nossa entrevista com Magno Gabriel, aprovado em 1º lugar no concurso EBSERH para o cargo de Enfermeiro:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Quando se formou, idade e cidade natal?
Magno Gabriel: Me formei em dezembro de 2022, tenho 26 anos e nasci em Paulo Afonso/BA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Magno Gabriel: Incentivos de dois amigos já concursados que, atualmente, são Auditor Fiscal e, outro, concursado federal. No início, o meu foco era passar em algum concurso, pois na época eu não era formado ainda, então, fiz alguns concursos de ensino médio, como PM-AL, CBM-AL, IBGE temporário entre outros. Porém, só em fevereiro de 2023, eu iniciei os meus estudos direcionado para o cargo de Enfermeiro.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Magno Gabriel: Quando iniciei em 2023, eu só estudava. Porém, no final do mesmo ano, eu fui selecionado para um Hospital na rede privada, onde iniciei a carreira como profissional de fato e ali foi muito difícil a questão “Estudo-Trabalho”. Muitas vezes pensei em desistir de estudar, porém, a cada momento que vinham esses pensamentos, vinha também: “Eu sou capaz de buscar algo melhor, ter qualidade vida”. Eu nunca me conformei com a vivência do ambiente onde estava, então, uma hora ou outra eu tentava pegar no material de estudo, mas infelizmente não conseguia manter uma rotina fixa de estudos. Eu chegava cansado dos plantões e só pensava em descansar para o próximo dia kkkk. Mas, mesmo assim, foi onde eu consegui a primeira aprovação, em 9º lugar, em uma prefeitura do interior de Sergipe (Siriri/Se). Juntei uma bagagem de estudo adquirido em 2023 e ficava estudando 30min no máximo 2h, não conseguia passar disso. Daí, no final do ano de 2024, já com o edital da EBSERH aberto, decidi que deveria focar mais em mim, já que não estava bem comigo mesmo e nem com a situação que me encontrava, retomei o foco aos estudos, sai do emprego e foquei na EBSERH, foi desafiador, mas eu consegui!
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Magno Gabriel: – 56º Prefeitura de Poço Verde/Se – Enfermeiro PSF (2023);
9º – Prefeitura de Siriri/Se – Enfermeiro PSF (2024);
65º – PSS SESAB – BA – Enfermeiro Generalista (2025);
2º – Ebserh – Enfermeiro Gestão (2025);
46º – SES/SE – Enfermeiro Generalista (2025).
Eu pretendo continuar estudando sim, inclusive, já estou kkk. A EBSERH 2025 foi um despertar, de que quando eu quero, eu consigo. Então, eu só preciso aperfeiçoar os meus acertos e aprender com os meus erros.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Magno Gabriel: Foi tranquilo. Eu conseguia tirar um ou dois dias na semana para tirar um lazer, jogar bola, conversar, sentia que isso era necessário, pois durante a semana era uma tensão muito grande para mim, me cobrava bastante, onde 3h líquidas de estudo pra mim já estava pouco e que deveria aprimorar mais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Magno Gabriel: No começo, a maioria dos meus familiares duvidavam, até começarem a vir os resultados. Mas, sempre me segurei aos poucos que acreditavam e sabiam que eu iria conseguir. Tive alguns amigos/familiares que me ajudaram financeiramente, outros com material de estudo, apoio emocional, estratégias/dicas de estudos, taxas de inscrição e entre outras coisas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Magno Gabriel: Para o último concurso que fiz, estudei focado todos os dias, durante 5 meses, muitos vão achar pouco kkkk, mas o que fiz, foi lapidar o que já tinha estudado em 2023 e um pouco em 2024, para ter sucesso em 2025. O que mais fez com que eu não perdesse o foco, foi querer ter a minha estabilidade financeira, qualidade de vida e que na minha área de Enfermeiro, hoje, eu só vejo esse caminho, um concurso público.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Magno Gabriel: No início, eu assistia videoaulas, mas fui aprimorando aos PDF’s, onde percebi que estavam me ajudando mais. A partir daí, foi que eu entendi que mesmo sendo chato, era necessário a leitura, pois conseguia progredir mais no conteúdos, de forma eficaz. Onde com as videoaulas, eu acabava perdendo bastante tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Magno Gabriel: Através de um amigo, que hoje é Auditor Fiscal em Aracaju/Se, que sempre estudou com as ferramentas. Fez me mostrar que o Estratégia realmente iria fazer a diferença nos meus estudos.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Magno Gabriel: Aquiri, inicialmente, a Assinatura Corujinha, inclusive ótima, pois ajuda realmente quem não tem condições de pagar as assinaturas mais avançadas financeiramente. O contato com os professores sempre foi tranquilo, de fácil acesso, todos foram solícitos e resolutivos com as dúvidas que eu tinha.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Magno Gabriel: Em 2023, cheguei a comprar um cursinho que me atrapalhou durante um mês, mais ou menos kkkk. O curso era bastante repetitivo nos assuntos, era organizado por dias, porém, os dias eram bastante repetidos, não gostei.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Magno Gabriel: Sim, fiz um concurso de uma Prefeitura, porém, sem êxito. Não consegui tirar o mínimo para classificar, fui eliminado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Magno Gabriel: Sim, foi diferente. A medida que ia lendo e respondendo questões de provas, vi que o Estratégia estava passando nos PDFs, o que realmente iria precisar para a prova, sem muito arrodeio. E isso foi muito eficaz.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Magno Gabriel: Cheguei a estudar 6-8 matérias, durante a preparação. Quando estava sem edital, estudava o ciclo básico que era Português, SUS, Informática, RLM e Específico de Enfermagem, com edital aberto cheguei a estudar 5h líquidas por dia, sem edital ficava entre 2h-3h.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Magno Gabriel: Revisão para mim sempre foi um ponto fraco, não conseguia fazer revisões constantes dos assuntos, então, eu comecei a responder muitas questões, vez ou outra, usava um outro aplicativo para memorizar. Mas o principal foram as questões. Eram mais de 1000 questões por mês, quando o edital estava aberto.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Magno Gabriel: A resolução de questões é muito importante para a fixação do conteúdo e a hora de errar e aprender com os erros, para não vacilar na hora da prova. Atualmente, no app do aprovado, eu tenho registrado 12.259 questões respondidas, com 79% de acertos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Magno Gabriel: A pedra no meu sapato até o momento é Português kkkk, mas eu já estou estudando em cima disso. Recentemente, eu ganhei uma gramática, onde irá me ajudar bastante.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Magno Gabriel: Realizei revisões. Não respondi questões, durante a semana. Foquei nos pontos onde eu tinha dúvida, vi resumos da maioria dos assuntos. No dia da prova, eu sempre levo no celular flashcards e aí eu fico olhando até o último minuto antes de entrar na sala de aula. Sempre consigo uma ou até duas questões, no que vejo antes de entrar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Magno Gabriel: O meu maior erro, foi ter parado/não ter mantido a constância, enquanto estava trabalhando, acredito que isso atrasou a minha aprovação. E meu principal acerto, foi o reconhecimento disso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Magno Gabriel: Sim, mas se eu chegasse a desistir seria me conformar com a realidade que estava vivendo naquele momento. A minha principal motivação, foi pensar em mim, ter qualidade de vida, ter uma boa remuneração e trabalhando menos kkkkk, poder ter minha casa/carro e em primeiro lugar: a minha saúde. Até dei uma pausa nos estudos, mas nunca desisti do que eu realmente queria, que é ser Servidor/Funcionário público.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Magno Gabriel: Não desista! O início é a parte mais difícil mesmo, às vezes, parece que a aprovação nunca vai chegar, que você nunca vai entender ou conseguir acertar algo sobre aquele assunto, mas a persistência/constância é o que irá te levar a lugares que você tanto deseja, que é a aprovação/posse. E ter a certeza que tudo que fizer hoje, daqui a alguns anos, o seu futuro vai ser o que você escolher e não o que você se conformou!