Aprovada em 5° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Nutricionista - Manaus (AM)
Concursos Públicos
Confira nossa entrevista com Laura Guerra, aprovada em 5° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Nutricionista – Manaus (AM):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Laura Guerra: Sou Laura Guerra, 29 anos, fui aprovada na primeira fase da EBSERH para nutricionista. Formada desde 2021, nascida em Minas Gerais mas atualmente moro em Manaus com meu marido. Sempre fui muito preocupada com a minha saúde e isso influenciou grandemente na minha decisão de qual área profissional seguir.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Laura: Comecei a vida de concurseira agora. Meu marido me incentiva muito, pois ele também é concursado. É meu principal incentivador, pois ele sabe que essa não é uma caminhada fácil.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Laura: Trabalho em uma clínica de hemodiálise e tive que conciliar os estudos com a minha carga horária profissional. Eu estudava mais nos finais de semana, no entanto, quando decidi me dedicar para o concurso da EBSERH, comecei a acordar às 5h para poder estudar até 7:20h, ia trabalhar e, quando chegava do trabalho, voltava a estudar até quando realmente cansasse a minha mente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Laura: Fui aprovada em 5º lugar na primeira fase e, apesar de saber que é uma boa colocação, estou bem confiante que melhore um pouco mais na segunda fase. Esse foi o primeiro concurso que prestei.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Laura: Não vou dizer que tive “zero” vida social, mas como tive pouco tempo para me dedicar a este concurso, deixava para sair raramente só para espairecer. Me sentia até um pouco culpada quando saía para relaxar e pensava que poderia estar lendo alguma coisa, mas no fundo, sei que o lazer é muito importante também.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Laura: Meu marido foi meu maior incentivador. Minha mãe ficava um pouco preocupada, achando que eu estava exagerando, mas também sempre me apoiou muito pois ela sabia que eu seria capaz.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Laura: Os conteúdos mais gerais fui estudando por conta própria, baseado no edital do ano anterior, mas não é a mesma coisa de estudar com o auxílio dos materiais do Estratégia, que foram apenas três meses, assim que foi publicado o edital.
Para manter minha disciplina, eu me imaginava já assumindo o cargo e a estabilidade e segurança que o concurso dá para a vida.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Laura: Relacionar as videoaulas com os materiais escritos foi essencial para minha preparação, pois eu podia ligar o que era dito com o que eu lia no PDF, que é mais aprofundado. Conseguia fazer essa ligação mental do que foi explicado no vídeo e no que eu estava lendo ali. Além disso, os exercícios de fixação são maravilhosos.
Como desvantagens, acho que perdi muito tempo tentando fazer meus próprios resumos com as leituras, ao invés de resolver mais questões, e eu acabava me perdendo nas minhas ideias. Eu mudaria mais isso: menos leitura e mais exercícios de fixação. Não tive muito tempo para fazer revisão, então eu aproveitava as lives para poder revisar a matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laura: Na verdade, nas próprias buscas para materiais de concursos o Estratégia sempre aparecia, e eu considerava atraente por ser bem organizado e explicado por tópicos. Isso torna mais fácil de entender o que estava relacionado àquele concurso.
Quando fui comprar o meu primeiro pacote, que foi para o concurso do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), o qual acabei não prestando devido à logística para Brasília não compensar, eu continuei utilizando o material para estudar para a EBSERH, pois muitos conteúdos davam para ser aproveitados.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Laura: Quando estava buscando materiais para o concurso do CFN, comprei o curso específico para Legislação com um professor da Enfermagem e pude aproveitar o material. Depois, decidi comprar o pacote completo do CFN com o Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Laura: Utilizei uma agenda para organizar os dias de estudos e as minhas metas até o dia da prova, tudo separado por assunto e disciplina. Se eu não conseguisse atingir a minha meta diária no período da manhã, eu tentava atingi-la até a noite. E se eu não atingisse, eu retomava com os estudos do que faltou no dia anterior.
Conseguia estudar em torno de 5 horas líquidas por dia. Nos finais de semana eu podia aproveitar mais, pois ficava estudando desde a hora que eu acordava até as 21h, ou 23. Num batidão mesmo, parava só para comer.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Laura: Foi a parte de Políticas Públicas por causa da quantidade de assuntos que tinha no edital. Confesso que não deu tempo de absorver todo o conteúdo, mas as partes mais importantes eu consegui pegar, que foram as coisas que realmente caíram na prova. Eu acertei 20 questões específicas, 15 questões de Políticas Públicas, Português acho que 6, e Legislação eu fui um pouco pior, acertei uma ou duas. Achei as questões de Nutrição um pouco fora da curva, não esperava que fosse cair tanto sobre Microbiologia e UAN.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Laura: Considero como aprendizado não perder mais o ritmo dos estudos, de estar sempre me atualizando e buscando. É óbvio que vou continuar utilizando o Estratégia para estudar para os próximos concursos, porque eu acho que, quanto mais tempo você está ali praticando e estudando, você consegue ir absorvendo com tanta naturalidade que não precisa se sacrificar tanto na reta final, quanto eu precisei fazer. De acerto, acho que consegui entender o pouco tempo que eu tinha e me dediquei 100%, e não me arrependo, por mais loucura que tenha sido.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Laura: Teve um dia que foi realmente um estímulo que o meu esposo me deu, dizendo “você consegue, você é boa!“. E aí eu fui entendendo, porque a gente sempre acha que têm pessoas tão boas, e realmente tem, mas a gente não acredita ser tão bom quanto. A gente só vai se colocando pra baixo, eu pensava que não ia conseguir e ele me incentivava dizendo que eu iria sim. Para eu pelo menos tentar e serviria, no mínimo, como uma experiência para entender como funciona. E foi aí que virou a chave.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laura: Eu gostaria de dizer para o pessoal realmente não desistir, mesmo que as coisas sirvam apenas de aprendizado. Que o caminho dos estudos seja realmente um aprendizado, porque existem muitas coisas em torno: vão existir os amigos chamando a gente para sair e várias outras situações, às vezes até problemas mais sérios de família. Mas a gente tem que resolver, tem que se distrair, mas também fazer o que é certo: estudar e se dedicar, porque o esforço, sem dúvidas, vai valer a pena.