Aprovado em 2° lugar no concurso Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes/PE para o cargo de Fiscal de Defesa do Consumidor
Concursos Públicos
“Eu diria para ser humilde, não cometer o mesmo erro que fiz em 2019. Diria para começar de baixo, do concurso menos difícil, mesmo que seja um cargo temporário. Depois da primeira aprovação, você terá mais segurança […]”
Confira nossa entrevista com Thalles Henrique Gomes Brandão, aprovado em 2° lugar no concurso Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes/PE para o cargo de Fiscal de Defesa do Consumidor:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thalles Henrique Gomes Brandão: Sou Thalles, tenho 31 anos. Sou de Recife-PE e formado em Direito. Atualmente moro em Brasília, onde fui lotado na minha última aprovação
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thalles: Após ser aprovado na OAB, eu tentei a iniciativa privada, trabalhando em escritório, não deu certo. Depois abri um escritório e também não deu certo por conta dos custos, então decidi ir para o ramo dos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thalles: Em janeiro de 2024 eu fiquei desempregado e tive que voltar a morar com a minha mãe. Assim, no início, eu só estudava e me custeava com os valores que recebi da rescisão do último trabalho. Aproveitei esse tempo para adiantar o máximo possível os assuntos. Hoje, sim, trabalho e estudo, um pouco antes e um pouco depois do serviço.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thalles: Como eu estava meio desesperado na época, decidi que iria fazer todos os concursos “mais fáceis” para passar mais rápido, e não somente de uma área. Deu certo.
Em fevereiro de 2024 fui aprovado na PMPB, depois PMPE – Soldado e Oficial. Infelizmente fui reprovado no TAF para oficial e “perdi” as outras aprovações pois coincidiram as datas.
Em julho/24 fui aprovado para prefeitura do Recife, Aux Adm, temporário, e tomei posse. Embora a remuneração baixa – 2.5K – e temporário, esse trabalho ajudou a me manter para estudar para outros concursos. Coloquei uma meta de dobrar a meta kkk e ir para 5K.
No final de 2024, eu fiz várias provas, e em uma delas fui aprovado: Analista do Ministério da Pesca, novamente temporário, cargo que exerço atualmente. Este ano fui nomeado para o concurso de Jaboatão, cargo efetivo, mas não quis, optei por ficar em Brasília, pois aqui tem muitos concursos – toda semana.
E, ahh, em 2025 dobrei a meta para 10K e fui aprovado em todos concursos que fiz, provável que alguma nomeação saia em 2026. Para o próximo ano vou dobrar a meta para 20 mil kkk
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thalles: Eu deixava um dia do fim de semana para sair, sexta ou sábado. Mas não estudava tanto no fim de semana, assistia uma aula ou outra do “Reta Final” e “Hora da Verdade” no Youtube.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Thalles: Com certeza, eu fiquei desempregado e tive que voltar a morar com a minha família esses 6 meses até a primeira nomeação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thalles: O último concurso que fiz foi a Polícia Federal – ADM, acredito que vou ser aprovado também. Não tive muito tempo pois foi logo depois do STM, então basicamente só adaptei os assuntos que faltavam – Legislação específica. Eu focava no estudo dia a dia, se você for ficar pensando nos assuntos que faltam para bater o edital, você desiste – era um erro que cometia no início.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thalles: Eu usava o PDF, fazia resumos e depois questões. E assistia muita aula da Hora da Verdade e Reta Final no Youtube, gosto demais pois dá para fazer uma revisão rápida com pouco tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thalles: Eu fui aluno do Corujinha social kkk, acho que uns 10 anos atrás. Depois fui aluno Estratégia OAB, prof. Igor de Adm. Para estudar para os concursos, eu usei os resumos que tinha feito na época da preparação da OAB e fui só adicionando informações.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Thalles: Eu tenho material de outros cursos também, mas acho que o diferencial do Estratégia são os PDFs, muito completo e as aulas de revisão no Youtube, acompanho todas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Thalles: Eu tenho atualmente, mas uso pouco material hoje, foco mais em fazer questões.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thalles: Os PDFs e videoaulas do youtube são os que eu uso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thalles: Eu não conto muito isso de horas líquidas, isso deixa você louco. Eu separo 2h antes de ir para o trabalho e 2h após chegar do trabalho. Pela manhã uma matéria e a noite outra.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thalles: Eu não gosto de simulado. Eu prefiro fazer revisão por questões. Eu tenho uma tabela de revisão por questão. Daí, antes de fazer questões sobre um assunto, eu dou uma olhada rápida no resumo para relembrar.
Gosto também de revisar pelas aulas do Youtube do Estratégia
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thalles: Se contar desde o início acho que umas 30 mil – hoje faço umas 50 por dia, 25 pela manhã e 25 à noite.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thalles: Por incrível que pareça, as básicas: português, raciocínio lógico e informática. Eu não estudo essas matérias porque tenho pouco tempo, foco mais nas específicas pois normalmente tem mais peso.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thalles: Na semana estudo normal. No dia anterior a prova eu gosto de assistir a Revisão de Véspera do Estratégia
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thalles: Para falar a verdade, eu não estudo e nem treino para discursiva. Talvez por ter feito faculdade na federal – UFPE – tenho um pouco de facilidade para escrever, o curso exigia muito escrita e leitura.
Eu aconselho assistir as videoaulas e fazer várias redações para treinar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thalles: Em 2019, eu cheguei a estudar 1 ano para concursos, ainda quando estava na faculdade. Tentei fazer vários TRT’s achando que ia passar por estudar numa “federal”. Não fui aprovado em nenhum e desisti. Em 2024, decidi começar de baixo, do mais fácil, fazer “concursos escada” e assim está dando certo até agora.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thalles: Acho que depois da primeira aprovação eu fiquei mais empolgado para continuar estudando. Agora é só aguardar as novas nomeações.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thalles: Um dia desses vi um post do Estratégia no instagram sobre o concurso da ANPD. Todos os comentários falando mal, pois era temporário. No entanto, foi com 2 temporários que cheguei até aqui, pude ter a tranquilidade para estudar para outros mais difíceis.
Então, eu diria para ser humilde, não cometer o mesmo erro que fiz em 2019. Diria para começar de baixo, do concurso menos difícil, mesmo que seja um cargo temporário. Depois da primeira aprovação, você terá mais segurança – e tempo – para estudar para as próximas provas.
PRINT DA TABELA DE REVISÃO POR QUESTÕES QUE USO