
“[…] Haverá muitas frustrações ao longo da jornada, mas o resultado final é maravilhoso.”
Confira a nossa entrevista com Uellington da Silva, aprovado em 1° lugar CR (Cotas) no concurso TRT 20 para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Uellington Santos da Silva: Sou formado em Gestão de Recursos Humanos, pós-graduado em Gestão de Pessoas, pós-graduando em Direito Eleitoral e em Gestão Pública. Tenho 31 anos e resido na cidade de Santo Antônio de Jesus, na Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Uellington: Eu sempre tive vontade de estudar para concursos, mas como comecei a trabalhar desde cedo, acabei protelando esse desejo. No final de 2021, fiquei desempregado e comecei a trilhar esse caminho. Eu diria que o que me levou a estudar para concursos, foi a vontade de ter estabilidade e melhores condições de trabalho e, claro, ter uma remuneração boa.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Uellington: Eu estudava somente. Abri mão de trabalhar pra poder me dedicar exclusivamente a concurso público.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Uellington: Bom, tenho algumas aprovações, mas as mais expressivas foram:
Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para o cargo de escrevente de cartório. Foi um concurso regionalizado e, na minha comarca, eu fiquei na 3ª posição de ampla e 1º na listagem de PPP (pessoas pretas e pardas).
Além disso, fui 1º colocado na Prefeitura de Amargosa, cidade da Bahia, para o cargo de Analista de RH.
Fui aprovado também na 3ª posição no concurso da cidade de Itaberaba para o cargo de Auditor de Controle Interno.
Fui 7º na listagem de cotas PPP no concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Amazonas – TRT 11 para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa.
Sou atual 5º colocado na listagem geral e 1º PPP para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa no concurso do TSE Unificado, para o TRE-BA.
Tenho aprovações em outro Tribunal, como TRT-SC, onde fui 17º PPP para o cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Uellington: Sim. Não saía muito, mas sempre que eu podia, eu saía com eles.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Uellington: Bom, a minha família nunca foi “ligada” nessa questão de concursos. Eu diria que eles sequer entendem o que é um concurso público. A minha jornada foi muito “eu” pra tudo. No entanto, havia alguns estímulos por parte de alguns irmãos e pessoas próximas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Uellington: À época, eu tinha exatos dois anos estudando para tribunal.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Uellington: Eu assistia mais às videoaulas e lia alguns PDFs pra suprir algumas lacunas. Gostava muito de responder questões pra consolidar o conteúdo.
A desvantagem dos vídeos é que, muitas vezes, eles são longos e em muita quantidade. Porém, eu acho mais esclarecedor e mais fácil para a aprendizagem, principalmente quando é um assunto mais complicado ou novo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Uellington: Na época do trabalho. Um amigo me disse que era uma plataforma muito boa.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Uellington: Já utilizei alguns livros, mas não recordo o curso. O que mais me incomodou foi o fato de disponibilizarem somente a versão impressa, sem muita atualização.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Uellington: Sim, fiz. Não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Uellington: Sim, senti. O fato de você ter todo o conteúdo que precisa num só lugar, facilita muito. Eu acredito que o maior diferencial do Estratégia, é a qualidade dos professores. A maioria é muito bom.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Uellington: Eu fazia uma divisão do horário que eu tinha. Cada dia estudava duas ou três matérias. Eu estudava das 8h às 12h e das 14h às 17h. Não era muito rígido com isso, mas sempre tentei manter a rotina.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Uellington: Eu gostava de fazer a revisão aos finais de semana. Eu fazia muitos resumos e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Uellington: Eu acredito que o bom das questões, é que elas mostram o quão preparado você está, além de dar um direcionamento da forma que a banca costuma cobrar determinado assunto. Não lembro a quantidade de questões que eu fiz, mas foram milhares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Uellington: Português. Eu costumava responder questões, somente.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Uellington: Foi uma semana muito intensa, porque eu vinha de uma prova pesada, que foi a do TSE Unificado. Então, eu tive pouco tempo para organizar tudo novamente.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Uellington: Sim, teve discursiva. Eu gostava de ler redações com notas altas, pesquisar autores para ter um bom repertório e fazia alguns textos ao longo da semana.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Uellington: O meu principal acerto, foi focar numa área somente e fazer provas dentro do escopo daquilo que eu estudava. O maior erro, creio que foi dar várias pausas ao longo da minha preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Uellington: Não, nunca pensei em desistir. Eu sempre fui uma pessoa muito focada e persistente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Uellington: Eu diria que é um caminho longo e árduo. Haverá muitas frustrações ao longo da jornada, mas o resultado final é maravilhoso.