
“[…] A sua hora está chegando! Apenas permaneça na fila. Certo de que Deus está cuidando de tudo e no devido tempo, tudo acontecerá.”
Confira a nossa entrevista com Clebio Junior, aprovado em 1° lugar (CR) no concurso EBSERH para o cargo de Advogado CH-UFRJ – Rio de Janeiro (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Clebio Junior: Olá! Me chamo Clebio, tenho 46 anos, sou casado, nascido em Nilópolis, no Rio de Janeiro. Sou formado em Direito, com especialização em Direito Civil e Processo Civil e exerço a advocacia há 22 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Clebio: Na verdade, eu sempre tive esse sonho. Desde o ensino médio, eu sonhava com uma vaga no serviço público. O meu curso médio foi em técnico em contabilidade e, já naquela época, o meu sonho era ser TTN (Técnico do Tesouro Nacional).
Lembro que eu comprava aquelas apostilas que vendiam em bancas de jornais. Na época, era o meu único material de estudo. Entrei para a faculdade de Direito totalmente focado em passar nos concursos públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Clebio: Sempre trabalhei bastante, conciliando com os estudos. Nos primeiros anos da faculdade, eu não havia muito tempo para focar nos estudos para concursos, mas quando iniciei o meu estágio (fui estagiário na Justiça Federal do Rio de Janeiro, da qual tenho muito orgulho), foi uma virada de chave, pois era necessário estudar para auxiliar os Juízes na Vara onde eu era lotado. Nesse período, a partir do ano de 2002, os estudos passaram a ser intensificados.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Clebio: Estudei durante alguns anos para os concursos da Magistratura Federal e para as carreiras da AGU, mas nunca obtive êxito. Daí, passei a estudar, especificamente, para a carreira de Advogado de Estatais. Alcancei alguns resultados como, por exemplo, o cargo de Advogado da Eletronuclear, ficando na 32º posição, além de outras aprovações, mas nunca fui classificado para convocação. Seguirei estudando, agora com mais tranquilidade.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Clebio: Durante esses mais de 20 anos de estudo, houve momentos em que me isolei mais, obviamente, outros períodos nem tanto assim, mas, em geral, sempre direcionei bastante tempo para os estudos. Neste último período, especificamente, foquei bem mais nos estudos e vivi poucos momentos de descontração com familiares e amigos. Só não abri mão de estar na Igreja, buscando direto da fonte, que é Jesus!
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Clebio: Sempre tive o apoio da família, até porque, a rotina de concurseiro acaba sendo um estilo de vida, fazendo com que as pessoas ao seu redor se acostumem com a sua dinâmica de vida. Recordo-me que, desde sempre, eu tive o apoio da minha avó materna, quando ainda viva, sempre financiando os meus cursos, a minha mãe guerreira que sempre batalhou como empregada doméstica para me ajudar, principalmente na época da faculdade e as minhas tias maternas que, igualmente, sempre me ajudaram, me apoiaram (tinha até mesada de uma titia para ajudar a comprar livros e pagar cursos preparatórios).
Hoje, eu tenho a minha esposa que sempre me incentivou, me apoiou, animou.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Clebio: É muito curioso, pois eu não estava estudando para esse concurso. Na verdade, eu estava estudando para o BNDES há cerca de um ano, mais ou menos, através de um pacote que adquiri no Estratégia. Daí, em um determinado dia, assisti a um vídeo do Estratégia, onde havia dois Procuradores analisando o edital do concurso da EBSERH e não sei porque razão, mas Deus sabe, me inscrevi no concurso e, cerca de dois meses antes da prova, comecei a ler aquelas matérias mais específicas da área da saúde e a fazer exercícios. Assisti também a muitos vídeos do Estratégia Saúde, assim como do Estratégia Carreiras Jurídicas, que foram um divisor de águas para manter a disciplina.
Sem dúvidas, a metodologia do Estratégia é um diferencial. Fui muito bem direcionado pelos professores.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Clebio: Usei basicamente as videoaulas e os PDFs. A grande vantagem para mim, foi a objetividade do material. Não tenho desvantagens para citar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Clebio: Conheci o Estratégia através de pesquisas na internet. Já estudava há anos no mesmo curso, mas em um determinado momento, eles não abriram mais a turma de Advogado de Estatais, por isso, comecei a procurar outros cursos e optei pelo Estratégia e não me arrependi!
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Clebio: Como mencionei acima, estudei durante muitos anos em um mesmo curso, tanto presencial, quanto virtualmente, estudando através de vídeos, materiais impressos e muitos exercícios, o que foi muito bom, mas a objetividade do Estratégia, a capacidade de ir diretamente ao ponto, fez a diferença.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Clebio: Sim, fiz vários concursos, já fui aprovado em alguns, estou em cadastro de reserva, mas nunca classificado para uma efetiva convocação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Clebio: Sim, como já dito, a objetividade me impulsionou. Os materiais são bastante direcionados. As videoaulas e os exercícios, foram fundamentais para mim.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Clebio: Sempre estudei as matérias básicas de forma regular (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Processo Civil) e conforme a proximidade do concurso, ia encaixando as demais matérias em um plano de estudo semanal. Estudava em média de 3 a 4 horas por dia. Aos sábados, eu fazia exercícios. E quando sobrava um tempinho durante o dia, eu sempre fazia exercícios no próprio celular. As minhas redes sociais no celular, eram os exercícios.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Clebio: Sinceramente, eu nunca tive o costume de elaborar resumos ou revisões. Sempre preferi me aprofundar nos exercícios.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Clebio: Muito importante, vital na rotina de qualquer concurseiro! Não faço a mínima ideia de quantas questões já resolvi, mas certamente foram milhares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Clebio: Não digo que seria uma dificuldade, mas tenho menos entrosamento com Direito Penal e Processo Penal.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Clebio: Continuei na mesma intensidade em que já estava. Na véspera da prova, eu não estudei nada, preferi descansar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Clebio: No caso específico da EBSERH, a questão foi discursiva argumentativa sobre um determinado tema. O que eu aconselho é estar antenado em cultura geral, assistir a noticiários que tenham credibilidade, ler bastante, não só os materiais didáticos, mas os jornais e também bons livros. Tudo isso ajuda bastante na formação do senso crítico para os diversos assuntos que podem ser apresentados.
Em relação às questões práticos-profissionais, típicas das carreiras jurídicas, é primordial estar em dia com os entendimentos jurisprudenciais mais recentes e com os conceitos básicos dos institutos, de modo que haja material para produzir uma boa redação da peça.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Clebio: Talvez um erro que cometi, foi o de reduzir o ritmo de estudos em um determinado momento, afinal foram mais de 20 anos, o que me fez cansar em vários momentos, mas o grande acerto foi retornar com força total, estabelecendo um compromisso comigo mesmo e, principalmente, com a minha família que sempre me honrou e apoiou.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Clebio: Em vários momentos pensei em desistir, achando que não era para mim, que já estava perdendo tempo. As principais motivações foram: manter a fé em Deus em primeiro lugar, sonhar em proporcionar uma vida um pouco mais confortável para a minha família e ter encontrado o material do Estratégia, que me fez enxergar a trajetória sob um outro ângulo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Clebio: Você concurseiro, concurseira, que está iniciando a sua jornada, esteja certo de que o sacrifício será recompensado. Mantenha o foco, sem olhar para trás. Haverá momentos em que você estará cansado, sem motivação, mas nunca se permita deixar de sonhar com a sua aprovação.
Aos que estão lendo isso agora e pensando em desistir, por favor, não faça isso! Podemos até desanimar, isso é humano, mas nunca podemos perder a visão de fé e confiança, primeiro em Deus e depois no trabalho sério em que investimos e desenvolvemos ao longo do tempo de estudo.
Não tente entender a razão pela qual não teve êxito em determinado concurso, só prossiga, apenas confie que a sua hora chegará e aquilo que é seu ninguém tirará. No meu caso, foram mais de 20 anos entre risos, choros, erros, acertos, ânimo, desânimo, até chegar nesta época em que estou sendo contemplado por uma aprovação com um verdadeiro potencial para convocação. Persevere! A sua hora está chegando. Apenas permaneça na fila, certo de que Deus está cuidando de tudo e no devido tempo tudo acontecerá.