“[…] Acredite no potencial que há em você, pois és mais forte do que pensa.”
Confira nossa entrevista com Warleandro do Carmo, aprovado em 2° lugar no concurso Câmara Municipal de Sete Lagoas/MG para o cargo de Analista Administrativo (Administração de Empresa, Administração Pública, Economia):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Warleandro Reginaldo do Carmo: Sou formado em administração de Empresas, tenho 38 anos e sou de Itabirito MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Warleandro Reginaldo: Estabilidade e qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Warleandro Reginaldo: Sim. Aproveitava “janelas” disponíveis de durante e o dia e aproveitava para colocar um pendrive com gravações no som do carro para aproveitar algum conteúdo enquanto dirigia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Warleandro Reginaldo:
- Banco do Brasil 2012 (Cadastro reserva);
- Liquigás 2015;
- Prefeitura de Sete Lagoas 2016;
- TRANSPETRO 2018;
- Câmara de Vereadores de Sete Lagoas 2024.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Warleandro Reginaldo: Procurei conciliar para evitar o “superfoco”, assim momentos de descontração com familia e amigos também devem ser praticados para dar aquela “descompressão”.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Warleandro Reginaldo: Sim. Meu pai é um dos maiores incentivadores na minha educação. Ele sempre mostrou a importância de dedicar ao aprendizado para obter melhores possibilidades de escolhas na vida.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Warleandro Reginaldo: No mínimo 1 hora por dia dedicava alguma atenção aos estudos. Essas horas não necessariamente eram contínua, mas a soma de pequenos momentos de estudo durante o dia.
Organizei em uma planilha o quadro de horários e estratégias de preparação, como 80X20 por exemplo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Warleandro Reginaldo: Somente não cheguei a estar presente nos aulões presenciais, mas além dos tradicionais PDF’s, videoaulas e questões, usei outras ferramentas incluindo a Inteligência Artificial (AI), com a criação de músicas sobre alguns temas que exigiam mais atenção e precisavam ser aprendidos mais urgência.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Warleandro Reginaldo: Através do Google.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Warleandro Reginaldo: Fiquei empolgado com a ideia de estudar com quem já esteve na fase de preparação e realmente tinha know how para mostrar o caminho da aprovação. Os aulões, pdfs detalhando os principais pontos da matéria e também a realização de questões foram indispensáveis na consolidação do aprendizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Warleandro Reginaldo: Com a agenda que tinha na época, procurei manter no mínimo 1 hora de estudo diária. O máximo de matérias/dia eram 2. Porém essa era para minha realidade, pois em alguns casos é possível estudar mais matérias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Warleandro Reginaldo: Era, na maioria, por simulados, pois ajudava a replicar a realidade da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Warleandro Reginaldo: Participei de um desafio com os colegas de trabalho de fazermos no mínimo 20 questões por dia, o que foi relevante, pois ajudava a manter o foco na preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Warleandro Reginaldo: A Matemática está na nossa vida nas suas mais diversas formas, mas alguns temas mais desafiadores dessa matéria exigiram mais foco para que realmente tivesse um melhor aproveitamento.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Warleandro Reginaldo: Foquei somente no “80X20” para evitar desgaste antes da prova, pois sabia que precisava manter o equilíbrio entre preparação e descanso
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Warleandro Reginaldo: O erro quase sempre é a procrastinação, pois temos uma falsa ideia que as coisas vão acontecer simplesmente quando quisermos.
O acerto foi ter planilhado a trajetória cuidando de cada GAP, para evitar que fosse um fator negativo no processo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Warleandro Reginaldo: Sim. Essa jornada tem seus momentos de solidão e às vezes ficamos com baixa autoestima. Porém é preciso buscar em Deus o renovo necessário para suportar os dias mais difíceis.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Warleandro Reginaldo: Mantenha sua confiança em Deus, pois Ele diz na sua palavra:
“Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares”. Josué 1:9 ARC.
Acredite no potencial que há em você, pois és mais forte do que pensa.