“Acredite que a aprovação é possível. Mantenha o foco, a constância e, acima de tudo, evite a autocobrança excessiva. Essa jornada é individual, e cada passo importa.”
Confira nossa entrevista com Jadir Vicente Pereira Junior, aprovado no Exame CFC 2025.1:
Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Jadir Vicente Pereira Junior: Concluí minha graduação em Ciências Contábeis em dezembro de 2024. Tenho 40 anos de idade. Sou natural de Luz/MG e, atualmente, resido em Belo Horizonte/MG.
Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Jadir: Durante a preparação, conciliei trabalho e estudos.
Já havia tentado outras vezes?
Jadir: Não. Foi minha primeira e única tentativa.
Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Jadir: Foi uma sensação de completude. Senti que encerrava um ciclo com a esperança renovada para novos caminhos profissionais.
Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Jadir: Mantive minha rotina social normalmente. Não abri mão do convívio com amigos e familiares.
Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Jadir: Estudei por cerca de 30 dias.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Jadir: Estudei apenas por videoaulas, que foram bastante objetivas e facilitavam o entendimento, especialmente para quem precisava otimizar o tempo.
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jadir: Conheci por meio do Instagram.
Você estudou todas as matérias?
Jadir: Como já sou advogado, já tinha familiaridade com os conteúdos jurídicos. Por isso, concentrei meus estudos nas disciplinas específicas de contabilidade.
Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Jadir: Meu foco foi assistir videoaulas. Não segui um plano estruturado, priorizei objetividade e aproveitamento do tempo disponível.
Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Jadir: Direcionei meus estudos principalmente para as disciplinas contábeis.
Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Jadir: Em caso de dúvidas pontuais, recorri a um manual de contabilidade para complementar a explicação.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Jadir: Foi tranquilo. Mantive o mesmo ritmo de estudo, sem grandes alterações na rotina.
Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Jadir: O tempo foi mais do que suficiente para concluir a prova com calma.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Jadir: Talvez eu pudesse ter sido mais disciplinado e dedicado mais tempo aos estudos. Por outro lado, considero que o maior acerto foi manter a tranquilidade e não me sobrecarregar emocionalmente com a cobrança por aprovação.
Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Jadir: Como meu curso foi totalmente virtual, não tive contato direto com outros candidatos para observar isso.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Jadir: As maiores dificuldades foram manter a disciplina nos estudos e conciliar com a rotina da advocacia. Minha motivação foi visualizar as novas oportunidades que a aprovação poderia trazer para minha carreira.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jadir: Acredite que a aprovação é possível. Mantenha o foco, a constância e, acima de tudo, evite a autocobrança excessiva. Essa jornada é individual, e cada passo importa.