Thalya Lima Mafra
Concursos Públicos
“Meu conselho para quem está começando é: não desista, tenha foco e paciência! O caminho não é fácil, mas também não é impossível. Cada dia te aproxima mais do seu objetivo. […]”
Confira nossa entrevista com Thalya Lima Mafra, aprovada em 1° lugar no concurso FMJ para o cargo de Assistente Técnico de Gestão:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thalya Lima Mafra: Sou formada em Gestão de Recursos Humanos, com Pós-graduação em Gestão Pública. Tenho 28 anos e sou natural de Ribeirão Preto (SP). Atualmente, moro em Várzea Paulista (SP) – aglomeração urbana de Jundiaí (SP).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thalya: Minha mãe sempre me incentivou a fazer concursos desde que eu terminei o ensino médio (2014), principalmente pela estabilidade e pelos salários competitivos em comparação com o mercado de trabalho. Mas comecei a estudar mesmo em 2018.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thalya: Sim, e continuo. Eu estudava e continuo estudando quando chego em casa, e geralmente fico até tarde da noite. Também aproveito todo o tempo disponível, como por exemplo, uso o trajeto de ida e volta ao trabalho para assistir ou ouvir as aulas, ou ler um PDF, e aproveito os intervalos do serviço para estudar e revisar conteúdos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thalya: Fiquei bem colocada em alguns concursos, mas vou citar os que foram divisores de águas para mim.
Meu primeiro concurso foi em 2018, para a Prefeitura de Serrana para o cargo de “Monitor de Creche”, o qual fiquei em 4° lugar.
Em 2021, fui aprovada na 39° colocação como “Assistente de Gestão – Administrativo” na Prefeitura de Várzea Paulista, onde eu atuei por 2 anos e 6 meses como atendente do Procon Municipal.
E agora, mais recentemente, fui aprovada em 1° lugar no cargo de “Técnico em Gestão – Administrativo” na Faculdade de Medicina de Jundiaí, onde estou trabalhando há um mês (também fiquei em 16° no cargo de “Assistente de Administração”, do mesmo edital).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thalya: A palavra é “equilíbrio”. Nunca deixei de sair, mas minha programação girava em torno de dedicar parte do meu dia aos estudos, sem perder o foco. E, quando a prova estava se aproximando, o foco era total!
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thalya: Alguns amigos, sim – especialmente os que também são concurseiros. Sempre me incentivaram, mesmo nos momentos em que eu pensava em desistir. Costumo dizer que eles acreditavam mais em mim do que eu mesma (risos). Mas, no geral, nunca foi fácil. Já ouvi muitos comentários desanimadores ao longo do caminho, o que torna ainda mais importante valorizar quem realmente nos apoia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thalya: Eu mantenho constância nos meus estudos há um tempo. Quando esse concurso foi suspenso, foquei em outros editais que estavam abertos na região, inclusive fora do estado. Então, quando ele foi retomado, eu já tinha uma base sólida de conteúdo. Um mês antes da prova, foquei apenas em revisar todo o conteúdo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thalya: Utilizo principalmente os PDF’s e as videoaulas. Ambos são bem completos, mas extensos, então eu combino os dois para otimizar o tempo: primeiro eu leio o PDF, e quando eu tenho dúvidas (ou não consigo compreender bem a matéria) eu assisto à videoaula correspondente.
Eu também gosto muito de usar os resumos, os mapas e as questões comentadas. Costumo imprimir os resumos e complementá-los com anotações pessoais; já as questões eu anoto aquelas que eu erro e o porquê eu errei – criando, assim, um “caderno de erros” para revisar a fim de reforçar o aprendizado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thalya: Conheci em 2022, por meio de um colega de trabalho que tinha a Assinatura Vitalícia, também aprovado em vários concursos usando o Estratégia. Na época, comecei a acompanhar os vídeos gratuitos no YouTube e me encantei com a didática e o conhecimento dos professores. Assim que possível, adquiri a assinatura de 2 anos e, atualmente, eu tenho a Assinatura Vitalícia. O melhor investimento de todos, com toda certeza!
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Thalya: Eu sempre estudei por livros e apostilas que eu comprava na internet e complementava com pesquisas. Porém, percebi que o conteúdo era raso e desatualizado, o que eu tinha estudado não estava caindo nas provas. Foi quando meus amigos concurseiros orientaram que eu precisava de algo mais direcionado e atualizado.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Thalya: Sim, fiz o da Câmara Municipal de Várzea Paulista, onde eu resido, mas não fui aprovada – por pouco. Foi aí que eu percebi a necessidade de mudar o método e a estratégia de estudo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thalya: Com certeza. Os materiais são bem completos e os professores descrevem muito bem o perfil das bancas, o que ajuda demais na preparação e faz toda a diferença. Como já mencionei anteriormente, eu uso muito os PDF’s, os resumos, os ebooks esquematizados, o Passo Estratégico, e assisto às aulas ao vivo no YouTube (como Reta Final, Hora da Verdade e Revisão de Véspera).
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thalya: Eu mesma elaboro um edital verticalizado com todas as matérias do edital. Não costumo estudar várias matérias ao mesmo tempo. Sei que muitos concurseiros utilizam métodos como “o ciclo de estudos”, mas eu prefiro estudar uma matéria por vez até “zerar” todos os assuntos, anotando os pontos que eu preciso aprofundar ou que precisam de mais atenção.
Depois de fazer questões, eu vejo onde estou errando e faço uma revisão direcionada. Focar em uma matéria diferente por dia me ajuda a manter a ansiedade sob controle, e faz toda a diferença para mim.
Para esse concurso, eu estudei em torno de 2h a 4h por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thalya: Revisava com base nos resumos dos próprios PDF’s junto com as minhas anotações, treinava com os simulados, assistia às aulas ao vivo (com os assuntos e questões mais recentes). Também gosto muito do Passo Estratégico, que é resumido e direto ao ponto.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thalya: Não lembro quantas questões eu já fiz, mas elas foram fundamentais. É por meio das questões, simulados e resolução de provas anteriores que identificamos onde estamos errando e o que precisa melhorado ou aprofundado, para prestarmos mais atenção na próxima vez.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thalya: Nesse concurso do FMJ, tive dificuldades com Direito Constitucional. Já havia estudado um pouco, mas eu sabia que ainda não era o suficiente, precisava aprofundar. Então maratonei as aulas de Direito Constitucional da professora Adriane Fauth e hoje tenho uma boa base da matéria.
Outra dificuldade foi a redação. Nunca tinha feito concurso com redação antes e, para mim, foi uma surpresa enorme receber a nota máxima – eu realmente não esperava!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thalya: Foco total. Como as provas da banca IBAM não são disponibilizadas, eu imprimi várias provas com o edital parecido e as resolvi simulando o tempo. Depois corrigia e aproveitava para fazer uma revisão em cima das questões.
Na véspera da prova, como sempre faço, eu revisei todos meus resumos, todos mesmo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thalya: Como não tem muito material específico para a banca Ibam, eu assisti muitos vídeos no YouTube e às aulas ao vivo de redação da profª Janaína Arruda. A minha preparação para essa prova foi focar na gramática e na minha escrita. Mas aconselho, fortemente, quem puder, comprar o curso de correções – fiz isso em concursos posteriores e abre nossos olhos para erros que não percebemos sozinhos na hora de escrever uma dissertação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thalya: Estamos em constante aprendizado. Hoje, olhando pra trás, vejo que o medo e a sensação de incapacidade privaram-me de muitas outras oportunidades maiores, como fazer concursos federais ou de nível superior. Mas, também, acredito que tudo tem seu tempo e que estamos onde devemos estar, nada é por acaso.
Um acerto foi nunca ter desistido – tanto que alcancei o meu objetivo de ficar em 1° lugar – e continuar fazendo o meu melhor dentro das minhas possibilidades com foco nos meus objetivos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thalya: Sim, várias vezes. Mas a minha maior motivação para lutar contra o desânimo e seguir em frente foi conseguir conquistar meus objetivos: ter uma renda razoável, um carro, um casa e poder ajudar minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thalya: Meu conselho para quem está começando é: não desista, tenha foco e paciência! O caminho não é fácil, mas também não é impossível. Cada dia te aproxima mais do seu objetivo. A jornada no mundo dos concursos é como uma “escada” – cada meta atingida é um degrau rumo ao seu objetivo. Vão ter dias difíceis e tudo bem, o importante é não desistir. “Acredite no processo, acredite em você!”. Tudo no seu tempo!
Agradeço de coração a toda a Equipe do Estratégia, que foi essencial nessa trajetória que só está começando! Agradeço aos meus amigos e a minha família que sempre estiveram ao meu lado me incentivando e torcendo por mim. E a mim, por nunca ter desistido, mesmo diante do cansaço e das incertezas. Obrigada!