Aprovado em 2° lugar no concurso PGE-CE para o cargo de Tecnologia da Informação - Infraestrutura
Concursos Públicos“A todos aqueles que estão iniciando essa carreira agora: Não desista, não importa se você tem pouco tempo para se dedicar. Os bons resultados uma hora chegam. Não desista […]”
Confira a nossa entrevista com Valber Jones de Castro, aprovado em 2° lugar no concurso PGE-CE para o cargo de Tecnologia da Informação – Infraestrutura:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Valber Jones de Castro: Sou formado em Redes de Computadores, com especialização em Administração e Segurança de Sistemas. Além disso, possuo um Mestrado em Climatologia, estou cursando Engenharia de Software e sou mestrando em Ciências da Computação. Tenho 40 anos e nasci em Fortaleza, cidade que sempre me acolheu e inspirou.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Valber: A minha jornada como concursado começou em 2008, quando assumi o meu primeiro cargo na Universidade Federal do Ceará. Na época, a minha motivação principal era a estabilidade financeira, especialmente por ter um filho pequeno. Hoje, como analista de T.I. no IFCE, retomei os estudos há dois anos, buscando melhores oportunidades profissionais e financeiras.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Valber: Sim, sempre conciliei trabalho e estudos. Aproveito cada momento livre, seja antes de dormir ou em esperas cotidianas, para ler livros, PDFs ou resolver questões. Conciliar trabalho, estudos e família é desafiador, mas os resultados valem o esforço.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Valber: Fui aprovado em vários concursos, incluindo:
- 1º lugar como Técnico em Tecnologia da Informação na UFC (assumi o cargo);
- 5º lugar como Analista de T.I. na UFC;
- 9º lugar como Professor Efetivo no IFPI (desisti da convocação);
- 13º lugar como Técnico Judiciário no TRF da 5ª Região;
- 2º lugar como Analista de Planejamento e Inovação no IPLANFOR;
- 2º lugar como Técnico de Representação Judicial na Procuradoria Geral do Ceará.
Pretendo continuar estudando sempre, pois vejo nos concursos um desafio estimulante. A minha meta não é um cargo específico, mas sim o aprendizado contínuo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Valber: Naturalmente, reduzi as saídas com familiares e amigos aos finais de semana devido às demandas de trabalho e estudos. No entanto, sempre reservei momentos para estar com eles, mesmo que de forma esporádica.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Valber: Recebi apoio de familiares e amigos. O meu pai, funcionário público aposentado e meu irmão, doutor em Química, foram grandes inspirações para que eu estudasse. A minha mãe e meu pai sempre investiram na minha educação e, a minha esposa, me apoiou e sempre me acompanhou indo aos locais de prova motivando até o último minuto. Amigos do IFCE e da UFC também me motivaram ao longo da jornada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Valber: Dediquei cerca de 12 horas direcionadas ao último concurso. Mesmo com uma rotina corrida, procuro estudar pelo menos 20 minutos diários. Acredito que a constância, mesmo em pequenas doses, é essencial para o sucesso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Valber: Utilizei principalmente PDFs, com destaque para o “Passo Estratégico” do Estratégia Concursos, um material conciso e eficaz. Para disciplinas básicas, foquei em garantir um desempenho sólido, evitando eliminações por notas baixas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Valber: Conheci o Estratégia por meio de indicação de amigos, que já tinham passado em concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Valber: As videoaulas foram fundamentais para assuntos novos, mas o “Passo Estratégico” se destacou pela eficiência em agregar conhecimento em pouco tempo. É um material que equilibra qualidade e praticidade. Os materiais e as videoaulas do Estratégia, foram um divisor de águas nesse processo. Eu sou a prova viva de que quando o tempo para estudar é reduzido, isso pode ser compensado com material de qualidade.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Valber: Abandonei planos de estudos rígidos, por causa de imprevistos diários. No dia a dia, eu prefiro estudar múltiplos assuntos simultaneamente, o que reduz o cansaço. Nos últimos três anos, mantive uma média de uma hora de estudos diários, incluindo a minha graduação EAD.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Valber: Eu priorizava questões dos PDFs e participava dos aulões de véspera do Estratégia. Os Mapas Mentais que a plataforma possui também foram ferramentas valiosas para as revisões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Valber: Resolvi inúmeras questões ao longo da trajetória. Os erros foram tão importantes quanto os acertos. O acesso que o Estratégia dá especialmente com respostas comentadas, aceleraram meu aprendizado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Valber: Sempre tive dificuldade em Português, chegando a ser eliminado em alguns concursos. Superei esse bloqueio com as aulas da Prof.ª Adriana Figueiredo, cujas explicações claras e aulas de véspera foram decisivas para o meu progresso.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Valber: Eu mantive a minha rotina normal, focando nas disciplinas básicas para evitar eliminação. Eu sabia que eu não conseguiria cobrir todo o edital, então, eu priorizei o que era essencial para passar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Valber: Nessa prova, houve prova discursiva e eu obtive bom resultado tanto nela quanto na do IPLANFOR. Eu acredito que os meus bons resultados são frutos de meu tempo dedicado a ensinar aquilo que sei a outras pessoas, sejam meus alunos ou colegas de profissão a capacidade argumentativa é melhorada. Documentar as soluções que aplico no ambiente de trabalho também ajuda muito. Especialmente quando o assunto abordado é o mesmo da prova objetiva sempre recomendo ver as sugestões de questão que o Estratégia coloca na plataforma, já fiz provas cujo conteúdo da discursiva foi uma das apostas do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Valber: Erros: Valorizar empecilhos e esperar condições perfeitas para estudar.
Acertos: Acreditar que todo dia com aprendizado, por menor que seja, é um avanço. O meu conselho é aproveitar cada momento disponível, pois pequenos esforços somados, levam ao sucesso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Valber: Nos momentos de esgotamento, encontro força na fé e no exemplo de resiliência de uma tia que mora no Sertão do Ceará, que, mesmo acamada há décadas, mantém um espírito grato e positivo. Sua história me inspira a continuar firme.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Valber: A todos aqueles que estão iniciando essa carreira agora: Não desista! Não importa se você tem pouco tempo para se dedicar. Os bons resultados uma hora chegam. Não desista! Cada minuto dedicado aos estudos conta. Celebre as pequenas conquistas e mantenha-se firme no caminho. O sucesso é uma construção diária e, cada passo, por menor que seja, te aproxima do seu objetivo.