Aprovada em 1° lugar no concurso Correios para o cargo de Engenheiro Civil - Interior do estado de São Paulo
Concursos Públicos“Apenas comece a estudar e vá aprimorando o que tem mais dificuldade. O que já tem facilidade, faça exercícios para relembrar e não desista. Cada um tem sua hora e ela chegará.”
Confira nossa entrevista com Letícia Francieti Santana Gessi, aprovada em 1° lugar no concurso Correios para o cargo de Engenheiro Civil – Interior do estado de São Paulo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Letícia Francieti Santana Gessi: Sou Leticia Francieti , formada em matematica, engenharia ambiental e civil. Tenho 33 anos e minha cidade Natal é Paulo de Faria-SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Letícia: Sempre tive interesse, mas comecei a retornar aos estudos para concursos por conta de desvalorização profissional, excesso de trabalho e falta de tempo para ter qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Letícia: Sim, sempre trabalhei e estudei. Geralmente eu chegava do trabalho, tirava um cochilo de 30 minutos, estudava por 3 a 4 horas e depois ia para a academia. Tive que diminuir a quantidade de treinos de vôlei e beach.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Letícia: 3° lugar em Técnico em edificações- Sabesp 2018
27° Engenharia ambiental – Marília
14° Engenharia Ambiental- Cetesb
3° Engenharia Civil- Paulo de Faria-SP- 2023
27° amplo e 1° negra Gestora de Saneamento-Engenheira Civil – SEMAE São José do Rio Preto
3° Engenharia ambiental- Lins
1° amplo e negro Engenheiro civil – Correios – Interior de SP.
Pretendo continuar estudando para perito da PF e para PRF.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Letícia: O que diminui bastante é sair no meio de semana e baladas nos finais de semana. Troquei baladas por churrascos ou jantares, para ocupar menos meu tempo e estar inteira para a semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Letícia: Minha mãe entende mais, porque ela também passou por esta fase de estudar para concursos. Mas como moro sozinha, fica mais tranquilo para organizar os estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Letícia: Eu já estava estudando para outros concursos de engenharia civil e ambiental a mais ou menos 2 anos.
Continuei revisando o material e me aprofundei um pouco mais no português, que tenho mais dificuldade.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Letícia: Gosto muito dos PDFs com bastante questões. Faço meus resumos de Engenharia e utilizo também mapas para agregar engenharia. Quase não uso os vídeos hoje, no começo utilizava bastante para entender algumas matérias que tinha dúvidas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Letícia: Conheci na pandemia. Eu procurava um material mais aprofundado sobre concursos, porque antes da minha primeira faculdade eu estudava por algumas apostilas, mas eu a achava muito direta e não encontrava algumas explicações detalhadas sobre leis.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Letícia: Utilizei apostilas e curso de português de outros cursos. O material era muito resumido e poucas questões.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Letícia: Na realidade, eu fiz este após preparação para o Dnit e SeMAE. E considero que fiz a prova estudando para PRF PF.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Letícia: O material é bem explicativo e conteudista. Me ajudou muito. Tem também alguns diagramas que ajudam na hora de revisar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Letícia: Nas primeiras vezes que peguei material, era cerca de 3 a 4 horas por dia estudando engenharia e fazendo anotações e resumos. Após ter a base de engenharia, comecei a estudar para PF e PRF e faço revisões de 30 minutos de matérias de engenharia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Letícia: Fazia resumos, já estão prontos. Faço questões, simulados não. Mas pretendo fazer simulados e concursos da Cebraspe para treinar para os próximos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Letícia: Exercícios são norteadores para saber assuntos e como são cobrados para cada banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Letícia: Sempre tinha dificuldade em português e redação. São as matérias que mais estudo até hoje. Redação faz um ano que comecei a estudar para fazer discursivas. Hoje estou muito melhor, no caminho para aperfeiçoar. A nota de redação foi um grande diferencial desta aprovação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Letícia: Na semana antes da prova, fiz revisão do material com mapas mentais e alguns exercícios da banca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Letícia: Eu comecei a estudar para discursar, de modo geral, a um ano. Sempre fui muito ruim nisso, no colegial e devido eu ter reprovado no Dnit na parte de redação, esse era meu ponto fraco. Mas fui melhorando aos poucos e hoje tenho mais facilidade de escrever.
Eu aconselho a treinar e ler jornais para ter conteúdo para transcrever no papel.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Letícia: Meu principal erro foi relutar para aprender português. Depois que vi um vídeo falando que temos que trabalhar o principal ponto fraco, eu revi meus hábitos e comecei a aprender o português e redação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Letícia: Às vezes pensamos em desistir, mas aí você vê a nota do primeiro, depois do décimo concurso e analisa que realmente você está melhorando, subindo posições ou entrando na lista de aprovados, e percebe que sua hora vai chegar se você não desistir.
A motivação é melhorar a qualidade de vida, estabilidade e subir de degrau em degrau. Primeiro você passa em uma prefeitura, depois no estado e uma hora chega no federal ou onde almejou, só não parar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Letícia: Apenas comece a estudar e vá aprimorando o que tem mais dificuldade. O que já tem facilidade, faça exercícios para relembrar e não desista. Cada um tem sua hora e ela chegará.