Aprovada em 343° lugar para Professor do Ensino Fundamental I no concurso SEMED Palmas
Concursos Públicos“[…] Hoje pra passar em um concurso público não está fácil pois a concorrência só cresce, porém o maior desafio será sempre você mesmo. No final com a aprovação, ela te trará dias e qualidade de vida melhor […]”
Confira nossa entrevista com Renata Pereira Silva, aprovada em 343° lugar para Professor do Ensino Fundamental I (Professor Educação Infantil e Séries Iniciais) no concurso SEMED Palmas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Renata Pereira Silva: Sou formada em Matemática e em Pedagogia;
Tenho 37 anos
Cidade Natal: Lago da Pedra – MA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Renata: O que mais me impulsionou foi a estabilidade financeira e também o prazer em ministrar aula, gosto dessa função.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Renata: Sim, trabalhava e estudava ao mesmo tempo. Quando me preparei para o concurso da SEMED de Palmas – TO, já era professora efetiva em Porto Nacional – TO. Minha primeira nomeação como professora 40h foi em 2015, e para esse concurso também estudei pelo Estratégia. Mas não me conformei e continuei estudando. Em 2019, fui aprovada novamente no mesmo município como professora 40h, o que me permitiu acumular duas matrículas, totalizando uma carga horária de 60h semanais.
Então, para esse novo desafio, tive que estudar nas madrugadas, e nos finais de semana, para conseguir a aprovação mais uma vez no concurso público.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Renata: Semed Porto Nacional TO (2x); Professora 40h cada matrícula
Semed Palmas TO; Professora 40hs
Sim, pretendo manter o foco nos estudos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Renata: Quase não saía de casa, apenas aos domingos para ir à igreja com os filhos e, depois, sair para lanchar com eles.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Renata: Sim, sou divorciada, e meus filhos foram fundamentais nesse processo. Eles me ajudavam com os afazeres de casa, poupando-me de algumas tarefas para que eu tivesse mais tempo para estudar. Nos momentos de descanso, mantinham total silêncio para que eu pudesse realmente recuperar as energias!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Renata: Estudei por um ano. Para manter a disciplina, comecei pelos conteúdos que considerava mais fáceis. Com o tempo, isso ajudou a tornar as horas de estudo parte da minha rotina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Renata: Estudei com videoaulas e PDFs. As principais vantagens foram poder estudar sem sair de casa, economizando o tempo que gastaria com deslocamento, e a didática dos professores, que focavam exatamente no conteúdo do edital.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Renata: Através das redes sociais como Instagram e anúncios para concurso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Renata: Sim. O que mais me incomodava era a duração muito longa das videoaulas. Quando passavam de 35 minutos, ficavam cansativas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Renata: Não.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Renata: Sim. A aula focada no edital foi fundamental. PDF com resumos das aulas e questões da banca ou de outras bancas com o tema da aula isso foi muito importante.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Renata: Meu plano de estudo foi organizado por matéria. Os conteúdos que eu mais dominava, buscava esgotar o mais rápido possível. Durante a semana, estudava em média 4 horas por dia. Já os conteúdos em que tinha mais dificuldade, dedicava os finais de semana, estudando cerca de 8 horas por dia, até conseguir entendê-los de fato.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Renata: Minhas revisões foram focadas exclusivamente em questões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Renata: A resolução de exercício me mostrou a realidade do meu nível de estudo, pois eu encarava a resolução como a prova que eu iria fazer no dia, por essas resoluções eu conseguia medir como estava o meu aprendizado em relação a cada conteúdo. Fazia em média 200 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Renata: A matéria que achei mais difícil foi Conhecimentos Regionais do Tocantins e Palmas, pois moro na região há pouco tempo. A cultura e os aspectos geográficos foram os temas mais desafiadores. Para superar essa dificuldade, fiz muitos exercícios específicos sobre o Tocantins.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Renata: Semana antes da prova eu focava bastante em questões e produções textuais. Procurava não sair de casa para lazer, apenas para o trabalho. E no dia da pré-prova eu procurei descansar a mente com horas de sono a mais, tendo em vista que a minha prova foi no período da tarde, e comendo alimentos mais leves.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Renata: Sim, houve prova discursiva. O que me ajudou bastante nessa etapa foi a leitura e produção de texto que eu praticava em casa observando as regras gramaticais de pontuação, lembrando que a leitura e a escrita foram peças fundamentais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Renata: Erros: perder tempo em redes sociais.
Acertos: Focar em questões da banca.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Renata: Não. Nunca pensei em desistir, porque eu sabia que se não passasse desta vez, estaria mais bem preparada para os próximos, minha maior motivação foram meus filhos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Renata: Não desista, todo o conhecimento é válido. E é sempre bom lembrar que enquanto você procrastina tem alguém estudando. Hoje pra passar em um concurso público não está fácil pois a concorrência só cresce, porém o maior desafio será sempre você mesmo. No final com a aprovação, ela te trará dias e qualidade de vida melhor.