Aprovado em 1° lugar no concurso CEASA-ES para o cargo de Contador
Concursos Públicos
“[…] faça o tempo valer a pena, não deixe de estudar, descanse, mas persista, uma hora todo esforço será recompensado”
Confira nossa entrevista com Andrew Sant’Ana Santos, aprovado em 1° lugar no concurso CEASA-ES para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Andrew Sant’Ana Santos: Meu nome é Andrew Sant´Ana Santos, tenho 23 anos. Nasci em Vitória-ES, mas sempre morei em Guarapari-ES, me formei em Ciências Contábeis pela UFES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Andrew: O grande percentual de aprovados e a promoção da Assinatura Vitalícia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Andrew: Eu trabalhava e estudava ao mesmo tempo, trabalhando de 09:00 às 18:00 de segunda a sexta e estudando pela noite, normalmente começando 20:00 ou 21:00 indo até as 23:00. Também pegava alguns finais de semana para estudar, sábado a tarde e domingo a tarde.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Andrew: Primeiro concurso aprovado dentro das vagas imediatas.
A maior parte dos concursos fiz para minha área de contador.
Sim, pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Andrew: Sim, eu saía às vezes com familiares e amigos, ia na igreja nos domingos. Quando chegava nos finais de semana perto dos concursos, eu evitava sair.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Andrew: Meus familiares e amigos me apoiaram na minha trajetória, meus amigos já me ofereceram local para dormir perto de locais de prova e também já saíram comigo para distrair a cabeça depois de muito estudo. Minha família sempre me deu muito apoio em relação aos estudos, eles me incentivaram!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Andrew: Estudei de forma direcionada por 3 semanas para o concurso, porém eu já tinha feito alguns concursos durante o ano, então estava com a matéria de contabilidade e algumas outras frescas em minha memória.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Andrew: Usei principalmente os PDFs simplificados, além dos cadernos de questões que me mostravam questões anteriores da banca.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Andrew: Através de lives na internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Andrew: Caderno de questões e PDFs Simplificados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Andrew: Estudei entre 1h e 2h líquidas por dia, estudava uma matéria por dia. Não tinha um cronograma certo, se eu sentia que precisava ver alguma coisa de outra matéria, eu simplesmente ia e revisava.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Andrew: Sempre lendo os PDFs Simplificados, e os resumos das aulas, que tinham entre 1 e 3 páginas normalmente. Além disso, eu costumo escrever coisas importantes em cadernos, então tenho vários resumos anotados, escrevia enquanto lia o material em PDF.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Andrew: Resolver exercícios é bem importante, sempre lia as questões dos PDFs simplificados.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Andrew: Informática e português. Apenas lia muito e resolvia muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Andrew: Estudava 3h por dia, no dia pré prova eu vi muitas coisas de forma resumida, não focava muito em aprender, mas apenas revisar e distrair a cabeça para não ficar sobrecarregado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Andrew: Os principais acertos foram desfrutar do material resumido, ainda mais para quem trabalha o dia todo e possui pouco tempo. Um dos principais erros, talvez seja não ter começado a estudar antes.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Andrew: NÃO pensei em desistir. Fiz vários concursos, e quando comecei a bater na trave, ficar mais perto das primeiras colocações, isso me incentivou, até eu conseguir o primeiro lugar em uma única vaga!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Andrew: Estude um pouco por dia se você trabalha, abra mão de alguns finais de semana, se afaste do celular enquanto estuda, não gaste seu tempo com outras pessoas que possam desviar o seu foco! Principalmente perto da prova, se estuda pouco, pelo menos seja constante. Se dê tempo, mas faça o tempo valer a pena, não deixe de estudar, descanse, mas persista, uma hora todo esforço será recompensado.