Aprovado em 1° lugar no concurso TSE Unificado (TRE-CE) para o cargo de Analista Judiciário - Área Administrativa
Concursos Públicos
“Os conselhos que deixo para quem está iniciando essa jornada de concursos são os seguintes: mantenha o foco, ou seja, escolha uma área de estudo e foque apenas nessa área; tenha disciplina […]”
Confira nossa entrevista com Gilvan Alcântara Parente, aprovado em 1° lugar no concurso TSE Unificado (TRE-CE) para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gilvan Alcântara Parente: Sou formado em Ciências Contábeis e estou cursando o último ano de Direito. Tenho 39 anos e sou natural de Mucambo-CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gilvan: De início, o primeiro motivo que me levou a pensar em estudar para concurso foi o fato de residir em uma cidade pequena do interior onde as oportunidades de emprego são poucas. O segundo motivo foi a qualidade de vida que o cargo público poderia me proporcionar. Por fim, outro motivo foi a estabilidade e o mérito de conseguir o cargo por meio do meu próprio esforço.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gilvan: Comecei a estudar para concursos em 2009, a princípio, nos 3 primeiros anos de estudo apenas estudava. Em 2012, fui aprovado para o TRE-SP para o cargo de técnico judiciário, cargo que exerço até hoje. Especificamente para o concurso do TSE Unificado, trabalhava e estudava. No que se refere a conciliação entre estudo e trabalho, eu estabelecia uma quantidade de horas para estudar todos dias da semana, de acordo com a minha disponibilidade e cumpria rigidamente essa meta. Nos fins de semana, estudava em torno de 8 horas no sábado e 4 horas no domingo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gilvan: Já fui aprovado nos seguintes concursos: 9° lugar TJAA-TRE/SP, 14º lugar AJAA- TRT/7º Região, 30° lugar AJAA – TRT 2° Região, 54° TJAA – TJ-CE e 1º lugar AJAA – TSE Unificado( TRE-CE).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Gilvan: Durante a minha preparação para concursos, sempre procurei conciliar estudos com vida social, eu cumpria minha carga horária de estudo de 8 horas diárias de segunda a sábado. Após cumprida essa carga horária, tinha uma vida social normal, saia com meus amigos e familiares, jogava futebol etc.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Gilvan: A maioria dos meus familiares e amigos sempre me apoiaram, principalmente meu pai que, mesmo eu já estando formado, me deu todo o suporte para eu ficar somente estudando para concurso nos primeiros anos de estudos e minha namorada(atual esposa) que quando estava com edital aberto, eu levava provas anteriores para ela ficar me perguntando as questões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gilvan: Especificamente para o Concurso do TSE Unificado, estudei pelo período de 1 ano e meio.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gilvan: Durante minha preparação sempre prezei pelo estudo de médio prazo, assim estudei por livros, PDFs e videoaulas. A principal vantagem de estudar por livros e PDFs é que você esgota o conteúdo mais rápido, contudo é um estudo mais cansativo. Por outro lado, o estudo por videoaulas é mais leve e indicado para matérias mais difíceis, a desvantagem é que consome muito tempo de estudo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gilvan: Minha história com o Estratégia é de longa data. Conheci o Estratégia na época em que ele foi fundado, por meio de um antigo curso de videoaulas EU VOU PASSAR, site parceiro do Estratégia, do qual eu era assinante, que oferecia descontos nos cursos do Estratégia para seus assinantes.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Gilvan: Tendo em vista que comecei estudar para concurso antes da fundação do Estratégia, eu usava o site de videoaulas EU VOU PASSAR e livros. A desvantagem do EU VOU PASSAR é que ele oferecia somente videoaulas. Posteriormente, esse site fez parceria com o Estratégia Concursos e passei a estudar pelos dois cursos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Gilvan: Fui aprovado no meu primeiro concurso (TJAA – TRE/SP) estudando pelo EU VOU PASSAR e o ESTRATÉGIA CONCURSOS.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gilvan: Para mim, o grande diferencial do Estratégia é que ele é um curso suficiente, ou seja, ele possui todas as ferramentas necessárias para a sua aprovação. Os materiais do Estratégia que mais me ajudaram foram os cursos de Reta Final, Hora da Verdade e os Simulados. Eles foram essenciais para as minhas revisões
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gilvan: Monto meu plano de estudo de acordo com a disponibilidade de tempo que tenho para estudar. Estudava mais de uma disciplina por dia e distribuía da seguinte forma: para cada disciplina eu destinava 2 horas diárias de estudo, por exemplo, se tivesse 8 horas disponíveis no dia para estudos, estudaria 4 disciplinas nesse dia. No que se refere à quantidade de horas líquidas estudadas por dia, quando eu não trabalhava, conseguia estudar 8 horas líquidas, por sua vez, quando comecei a trabalhar, passei a estudar em torno de 4 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gilvan: Minhas revisões sempre foram baseadas em questões. Aos domingos, eu fazia questões dos conteúdos que havia estudado durante a semana. Quando já estava avançado nas disciplinas, fazia simulados e provas completas de concursos anteriores. Nunca fiz resumos, pois consome muito tempo. No pós-edital, meus principais materiais de revisão foram os Cursos de Reta Final e Hora da Verdade do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gilvan: O principal diferencial para ser aprovado em um concurso público é a resolução de exercícios, pois é por meio deles que você consegue fixar a matéria. Durante a minha trajetória, quando eu ia prestar um concurso, eu fazia todas as questões da banca dos últimos 5 anos das matérias que estavam no edital.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gilvan: As disciplinas que eu tinha mais dificuldades eram Administração Financeira e Orçamentária e Gestão de Pessoas. Superei as dificuldades nessas disciplinas por meio da leitura do PDF e assistindo videoaulas(principalmente em AFO) e ,principalmente, com a resolução de muitos exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gilvan: Meu estudo na semana que antecedeu a prova foi baseado apenas em questões. Separei todas as questões elaboradas pelo Cebraspe no ano de 2024 das disciplinas do TSE Unificado, imprimi e resolvi. Cada dia às semana resolvia as questões de duas disciplinas. Na véspera da prova, assisti ao aulão de Revisão de Véspera do Estratégia das disciplinas que tinha mais dificuldades e descansei o restante do dia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gilvan: No meu concurso teve prova discursiva. Minha preparação para a discursiva foi pelo curso do Estratégia completo e pelo Pacotes Correção. O conselho que dou é não negligenciar o estudo da prova discursiva e , se possível, adquirir um pacote de correção. É fundamental termos um feedback de um especialista do texto que escrevemos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gilvan: Meus principais erros na minha trajetória para concursos foi não ter feito concursos para outros Estados no início dos estudos e não ter feito uma faculdade de Direito, pois teria aberto um leque maior de oportunidades. Por sua vez, os principais acertos foram sempre ter focado em uma única área(tribunal) e a disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gilvan: Em que pese algumas reprovações, em momento algum pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gilvan: Os conselhos que deixo para quem está iniciando essa jornada de concursos são os seguintes: mantenha o foco, ou seja, escolha uma área de estudo e foque apenas nessa área; tenha disciplina, crie um cronograma de estudo e siga-o à risca; tenha perseverança, não desista quando surgir o primeiro obstáculo. Por fim, acredite em você.