Artigo

Passo Estratégico posto à prova no TCE-MG

O Passo Estratégico é uma importante ferramenta de estudo, que deve ser utilizado como complemento aos cursos regulares aqui do Estratégia Concursos.

Além de ser voltado especificamente para a banca organizadora do certame, o Passo Estratégico apresenta as estatísticas dos assuntos mais cobrados pela banca nos últimos 5 anos, dando um “norte” às revisões feitas para cada prova.

Em relação à última prova para o TCE-MG, aplicada no dia 18/11, trouxemos para vocês algumas informações que demonstram a importância de se observar o histórico da banca durante a sua preparação.

Atenção: não é nosso objetivo comentar o conteúdo das questões que compuseram a prova do último domingo, mas apenas alertar sobre importância de conhecer o histórico da banca.

Vamos para a lista de assuntos abordados na prova (Ciência Contábil) e sua estatística no Passo Estratégico de Contabilidade Geral para TCE-MG:

Questão 61 – Regime de Apuração: assunto abordado no 1º Ponto de Destaque do Relatório 03, apontado como assunto de “incidência média”, com 4,16% de ocorrência.

Questão 62 – Valor realizável líquido do estoque de produtos semiacabados: os aspectos mais relevantes sobre os Estoques foram abordados nos nossos relatórios 09 e 10.

Questão 63 – Redução ao Valor Recuperável: assunto amplamente abordado no Relatório 18, apontado como assunto de “incidência média”, com cobrança em nível semelhante ao que ocorreu no concurso para Auditor de Controle Externo – TCE PR, em 2016, com questão comentada nesse relatório.

Questão 64 – Avaliações de Ativos (Instrumentos Financeiros): assunto abordado no relatório 07, que trata sobre os critérios de avaliação de ativos, com índice de ocorrência alta em provas do CESPE (7,50% – índice geral), que gosta de cobrar a letra da norma (Lei nº6.404/76 e CPC).

Questão 66 – Intangível: elaboramos um relatório específico para tratar sobre o intangível, relatório 17, tendo em vista a riqueza de detalhes trazidos pelo CPC 04.

Questão 65 – DFC: sem dúvida um dos assuntos mais cobrados pelas diferentes bancas, foi abordado em nosso relatório 15. Analisado de forma isolada (um relatório só para esse assunto), foi apontado como relevante, diante dos seus 4,28% de grau de ocorrência.

Questão 67 – Provisão, DRE e DMPL (conceitos): abordados apenas em seus aspectos conceituais, esses assuntos foram explorados nos relatórios 12, 16 e 19. Merecendo atenção especial aos conceitos relativos às provisões, que foram apontados como os temas mais relevantes do relatório 19.

Questão 68 – Venda de Equipamento com Juros (Lançamento): a sistemática dos lançamentos contábeis foi amplamente debatida no nosso relatório 03.

Questão 52 – índices de Liquidez: esse assunto foi abordado no nosso último relatório, onde tratamos sobre os indicadores financeiros, econômicos e econômico-financeiros mais cobrados pelo CESPE, inclusive apontando os Índices de Liquidez como o segundo assunto mais importante dentro da Análise das Demonstrações, conforme tabela constante do relatório:

Assunto

Percentual de Incidência

Análise vertical e horizontal das demonstrações contábeis 24,24%  
Índices de liquidez 18,54%  
Índices de Rentabilidade 12,34%  
Alavancagem financeira e operacional 9,19%  
Índices de lucratividade 9,05%  

Percebam que todos os assuntos cobrados em prova foram abordados no nosso curso, sendo a maioria tratado como relevante dentro de cada relatório.

Enfim, vejam como é importante ter acesso às estatísticas dos assuntos conforme cada banca organizadora, isso pode trazer bastante economia de tempo para vocês.

Ressalte-se que o Passo Estratégico de Contabilidade Geral é feito a quatro mãos, em parceria com o nosso super coach Luis Eduardo, Auditor Fiscal do ICMS-SP.

Temos Passo Estratégico para os concursos mais importantes do país, confiram no link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/pesquisa?q=passo+estrat%C3%A9gico

Grande abraço a todos e bons estudos.

Rafael Barbosa – Coach e Professor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Top!
    Alcir em 25/11/18 às 18:43