Notícia

Aprovada no concurso MPU, Lidiane Magalhães relata a importância dos recursos: “passei de 53º para a 8ª posição”

“Ir fazer provas de concursos públicos gera experiência não só de conteúdo, como de comportamento durante uma prova. Muito embora fazer exercícios e simulados durante a preparação seja de suma importância, a prova em si sempre é diferente”

Confira nossa entrevista com Lidiane Magalhães, aprovada no concurso do Ministério Público da União, em 8º lugar para o Rio Grande do Sul, no cargo de Analista:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Lidiane Magalhães: Meu nome é Lidiane. Sou formada em Direito pela UFPel, tenho 24 anos e sou de Pelotas/RS.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Lidiane: Minha decisão foi tomada ainda durante a faculdade. Sempre quis ter a minha independência, meu salário e a estabilidade que o concurso público pode proporcionar.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Lidiane: Terminei a faculdade em 2017 e minha graduação aconteceu final de janeiro de 2018. Desde então comecei a somente estudar para concursos.

Cheguei no ano de 2018 a advogar por quase 3 meses, por meio período, conciliando com os estudos. Porém percebi que o que eu queria mesmo era me dedicar integralmente aos concursos e parei com a advocacia.

Então posso dizer que minha experiência com estudos foi basicamente dedicação exclusiva.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Lidiane: Fui aprovada em 3 concursos. Classifiquei para Secretário de Diligências do MP/RS, ainda cursando a faculdade e, depois de formada, para Procurador Municipal de Pelotas/RS, porém, em ambos, bem longe das vagas. Até que conheci o Estratégia Concursos. 

Estudei para Analista do MPU e alcancei a 8ª colocação no RS, sendo esse o último concurso.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Lidiane: Foi só emoção e felicidade ao ver meu nome na lista. E, pela primeira vez, ter reais possibilidades de conseguir a tão sonhada nomeação.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Lidiane: No começo dos estudos eu levava uma vida social normal, saía e estudava. Porém, quando comecei a estudar direcionado ao MPU, mudei a postura, abdiquei do convívio social e optei por apostar todas as minhas forças no estudo. Tanto nos dias de semana como também nos finais de semana, acordava por volta das 6h da manhã e dormia meia noite. Minha única distração durante a semana era academia por meia hora, 3 dias na semana, se eu cumprisse as minhas metas diárias.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Lidiane: Moro com meus pais. Eles sempre me apoiaram e me incentivaram nos estudos. Além deles acreditarem e confiarem em mim, me dando forças, foram eles que pagaram cursinho, material, inscrições de prova e excursão para eu ir até o local de prova.

Também namoro há mais de 4 anos. Meu namorado é advogado e entende a vida do concurseiro. Ele sempre me deu espaço para estudar e me incentivou. Não tenho filhos.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? 

Lidiane: Sim! Ir fazer provas de concursos públicos gera experiência não só de conteúdo como de comportamento durante uma prova. Muito embora fazer exercícios e simulados durante a preparação seja de suma importância, a prova em si sempre é diferente, uma vez que tem os fatores psicológicos, nervosismo, ansiedade etc.

Meu sonho é ser membro do MP e como tem que ter 3 anos de atividade jurídica, eu queria passar num concurso antes disso. Foi por isso que vi a oportunidade de ser Analista do MPU e apostei meu estudo nesse concurso, adiando os estudos para membro.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?

Lidiane: Pouco mais de 4 meses para o concurso do MPU.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Lidiane: Sim, estudei sem ter o edital durante quase 3 meses. Eu queria muito ser aprovada, logo, mantive minha disciplina de estudos normalmente.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Lidiane: Antes de conhecer o Estratégia, estudava principalmente por vídeo aulas e algumas poucas vezes por livros de resumo, mas percebi que meu desempenho não estava como eu gostaria.

Quando comecei a estudar pelo Estratégia, para o MPU, eu assistia as aulas e lia o PDF. Mas vi que demorava muito tempo, então resolvi somente ler o PDF e ver as aulas dos pontos que encontrei mais dificuldade. Foi aí que achei o meu método de estudo e avancei muito no conteúdo e assimilação.

Os PDF’s do Estratégia sempre tem exercícios de provas anteriores. Fiz todos, sem exceção, o que ajudou muito na hora da prova.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Lidiane: Através de uma amiga que estudou pelo Estratégia e foi aprovada para Escrivã da Polícia Civil no Rio Grande do Sul.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Lidiane: Comecei fazendo um cronograma em que eu estudava três matérias por vez, uma em cada dia. Ao finalizar essas matérias, começava novas três.

O edital do MPU saiu um pouco antes do esperado, então depois optei por fazer um cronograma onde eu terminava uma matéria e depois avançava para outra (não mais três). Achei que não iria dar tempo de ver tudo, mas deu.

Eu não tinha uma rotina específica de revisões. Eu revisava através de exercícios que fazia após a leitura do PDF para fixação do conteúdo.

Em relação as horas de estudos, eu não contava. Meu estudo era por metas diárias que eu tinha que cumprir no período da manhã, tarde e noite. Não fiz resumos, apenas alguns apontamentos de “decoreba”, como prazos.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Lidiane: Tinha dificuldade na área trabalhista. Também nunca tinha estudado a área militar. Assim, foram as matérias que estudei primeiro, para ter um maior contato até a prova.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Lidiane: Na última semana do concurso foi essencial fazer todos os simulados do Passo Estratégico que adquiri junto com o pacote completo para o MPU. Consolidei alguns pontos com os simulados e percebi onde eu estava errando. Também li o máximo de informativos que consegui durante a semana final e assisti algumas vídeoaulas de revisão.

Na véspera da prova viajei para Porto Alegre, já que moro no interior. Fui estudando no ônibus algumas anotações e no hotel revisei o conteúdo da redação (legislação do MPU).

O descanso veio somente após a prova.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Lidiane: Eu estudei todas as dicas passadas pelos professores do Estratégia. Li provas anteriores do MPU ou de outros certames relacionados com o tema e fiz simulados com correção. Aconselho a não deixar de lado a redação, pois ela faz toda diferença na pontuação da prova, e praticar bastante.

Acho válido recorrer quanto ao resultado da redação, pois qualquer pontinho pode mudar a posição no certame. No meu caso, contratei mais uma vez os serviços do Estratégia e obtive êxito. Passei da 53ª posição para 8ª, graças aos pontos que consegui a mais pós recurso.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Lidiane: Eu mudei algumas vezes o meu cronograma por não saber ainda qual meu melhor método de estudo. Isso foi me deixando ansiosa. Não diria que foi um erro, mas mais um aprendizado.

Quanto aos acertos, primeiramente foi ter adquirido o curso do Estratégia. É importantíssimo ter um bom material e atualizado. Depois, ter feito muitos exercícios.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Lidiane: O mais difícil foi abdicar da vida social, negar cada convite para sair, ficar em casa nos finais de semana. Passei a ver menos meu namorado e quase não via minhas amigas nesse período de estudos para o MPU. Nunca pensei em desistir, mesmo com as incertezas da aprovação.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Lidiane: A vontade de passar logo num concurso público e o apoio dos meus pais e do meu namorado.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Lidiane: Aconselho primeiro a decidir qual concurso deseja se preparar. Depois, adquirir um material bom e atualizado e, então, fazer um cronograma e criar uma rotina de estudos.

Por fim, se o cargo público é um sonho, nunca desistir dos estudos. Os erros e reprovações fazem parte da caminhada.

Estratégia: Obrigada Lidiane pela entrevista e, mais uma vez, parabéns pela aprovação!

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados
Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Me mande um e-mail! [email protected]

Grande abraço!

Thaís Mendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Interessante este texto que acabei de ler em seu blog, continue assim com esses belos artigos. Parabéns belo blog.
    Daiane em 16/01/20 às 12:28