Aprovado em 1° lugar no concurso Prefeitura de Santa Maria/RS para o cargo de Contador
Concursos Públicos
“Persista, estude um dia ou uma semana ou um mês todo mundo consegue, porém ter perseverança após enxergar as reprovações, após bater na trave várias vezes, isso sim poucos são capazes. Assim, considere um projeto de longo prazo […]”
Confira nossa entrevista com Ederson Sergio Veduim, aprovado em 1° lugar no concurso Prefeitura de Santa Maria/RS para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ederson Sergio Veduim: Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria RS, tenho 35 anos e sou natural de Santa Maria RS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ederson: Salários, estabilidade e flexibilidade de horário.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ederson: Sim, sempre trabalhei e estudei em toda minha preparação. Tentava estudar antes do trabalho e após o horário de trabalho. Abdicava dos finais de semana, sábado manhã e tarde e domingo pela manhã. E, ainda, em período pós-edital, tentava tirar um período de férias para conciliar a revisão final antes da prova
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ederson:
1º lugar Contador Instituto Federal Farroupilha
1º lugar Contador Prefeitura Municipal de Santa Maria RS
1º lugar Contador Defensoria Pública do Estado do RS
2º lugar Contador SUSEPE
3º lugar Contador UFSM
4º lugar Contador PGE SC
19º lugar Auditor Fiscal Prefeitura Santa Maria RS
19º lugar Auditor Fiscal Itajaí SC
23º lugar Auditor Fiscal Caxias do Sul
25º lugar Analista Judiciário TRT SC
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ederson: Na maioria das vezes tentava conciliar um tempo para lazer, geralmente domingo à tarde, mas nem sempre era possível, principalmente no pós-edital. Porém, sempre reservava 3 dias na semana 1 hora por dia para atividade física, acho muito importante para manter o emocional e a saúde em dia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Ederson: Sim, e tenho uma filha pequena. No começo foi um pouco difícil até eles entenderem a rotina de estudos, porém, com o tempo, todos entenderam a abdicação e o esforço que eu estava fazendo e apoiaram totalmente esse período de estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ederson: Nesse último concurso da Prefeitura Municipal de Santa Maria, praticamente não estudei específico pra ele, tendo em vista que estava com outros concursos maiores em vista, porém como tinha uma boa base na matéria, consegui ter uma ótima colocação devido a matéria consolidada. Para manter a disciplina sempre foquei no longo prazo e sabia que as aprovações viriam, fiz muitas provas somente para treino, inclusive, pois sabia que me fariam chegar mais perto do meu objetivo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ederson: Cursos em PDF, videoaulas (em menor quantidade) e muitas questões.
Videoaulas não usava muito, somente para assuntos que tinha muita dificuldade, pois demorava mais tempo.
PDFs usei muito no começo por ser um ótimo material para fixar a teoria e poder ter uma base boa pra resolução de questões.
Aulas presenciais fiz somente no início e não recomendo muito, acho o cursinho online muito melhor, tendo em vista que você não perde tempo com dúvidas de outros alunos e foca somente naquilo que necessita aprofundar e revisar
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ederson: Através de amigos que estudavam para concursos e das redes sociais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ederson: Antes de conhecer estudava por material gratuito da internet e fiz cursinho presencial por um pequeno período. O que mais incomodava era a perda de tempo no cursinho presencial, pois tinha o deslocamento e dúvidas de outras pessoas, isso acabava me tirando tempo precioso de estudo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ederson: Fiz, mas não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ederson: Sim, sem dúvidas é o material mais completo e direcionado do mercado, com diversos recursos como mapas mentais, resumos, sistema de questões, simulados, revisões de véspera, etc
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ederson: Estudava por ciclo de estudos, com várias matérias ao mesmo tempo, só não estudava antes as que eram surpresa do pós-edital. Essas eu incluí no pós-edital com carga horária maior. Sempre tentava consolidar as matérias comuns ao meu cargo antes do edital sair.
Como sempre estudei e trabalhei, tentava manter uma carga horária média de 30 hs semanais, aumentando para 35 no pós edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ederson: Fazia simulados e revisava na maior parte do tempo por questões e resumos prontos do Estratégia e pelo Passo Estratégico.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ederson: Acho vital a resolução de questões desde o início da preparação, ainda mais para alunos avançados, tendo em vista que o conteúdo só é consolidado com muitas questões da banca. Já fiz mais de 50.000 questões ao longo da trajetória toda de estudos, sem contar as dos PDFs.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ederson: Português. Resolvi muitas questões e olhava videoaulas dos assuntos em que tinha mais dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ederson: Para essa prova em específico, nas semanas anteriores revisava com questões da banca e algumas leis mais importantes e no dia anterior à prova, uma breve passada por resumos prontos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ederson: Erros: não ter começado antes a estudar e ter estudado no início sem um foco específico e sem muita metodologia.
Acertos: Ter resolvido muitas questões, olhar vídeos de aprovados para aprender mais sobre, martelar os pontos fracos e inserir revisões e ciclo de estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ederson: Sim, mas a motivação maior sempre foi proporcionar uma vida melhor pra minha família e ter uma melhor qualidade de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ederson: Persista, estude um dia ou uma semana ou um mês todo mundo consegue, porém ter perseverança após enxergar as reprovações, após bater na trave várias vezes, isso sim poucos são capazes. Assim, considere um projeto de longo prazo, com abdicações temporárias para viver permanentemente onde sonhou estar. Visualize todo dia onde deseja estar, eu colava o contracheque ao lado da mesa de estudos e colocava meu nome nele toda vez que iria fazer o concurso para determinado cargo, hoje sou Auditor Fiscal (antes disso tinha colado um contracheque com meu nome nesse cargo ao lado da minha mesa, e visualizava praticamente todo dia), além disso, visualizei várias vezes meu nome em 1º lugar na lista de aprovados antes mesmo dele realmente estar. E, por último, mantenha a calma principalmente na hora da prova, respire fundo, leia com calma as questões e simule o ambiente de prova quantas vezes forem necessárias, pra quando chegar o dia da prova você estar ambientando, fazendo só mais uma prova, mas que pode ser a prova que irá mudar o seu futuro pra sempre.