Aprovado em 38° lugar (PCD) para Analista Legislativo - Direito no concurso ALE-TO
Concursos Públicos
“A mensagem que deixo para quem está iniciando nesse mundo dos concursos públicos é: tenha persistência, acredite na sua capacidade e principalmente, tenha a certeza que Deus sempre prepara o melhor para as nossas vidas […]”
Confira nossa entrevista com Elenilson Pereira, aprovado em 38° lugar (PCD) no concurso ALE-TO para o cargo de Analista Legislativo – Direito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Elenilson Pereira: Sou natural de Gurupi – TO e há cerca de 14 anos resido em Palmas – TO. Tenho 38 anos e sou formado em Direito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Elenilson: Ao concluir o ensino médio fui trabalhar na iniciativa privada e foram anos de muito esforço, pouco retorno financeiro e estagnação. Diante dessas dificuldades e inspirado no meu irmão mais velho Jailson, visualizei o mundo dos concursos públicos como uma excelente oportunidade de ter ótimo salário e estabilidade.
Comecei meus estudos para concurso em um cursinho preparatório presencial, em 2006, na cidade de Gurupi/TO. Pouco tempo depois fui abençoado com a aprovação no concurso do Ministério Público do Estado do Tocantins. Esse concurso teve um fato interessante: Tomei posse graças ao namorado de uma colega de trabalho, que já era servidor do Ministério Público e me avisou da minha nomeação. Até tomei um susto, já que tinha se passado mais de 3 (três) anos da prova e nem estava mais acompanhando as nomeações.
Após vários anos de trabalho no Ministério Público, após constituir família e concluir minha graduação em Direito, resolvi voltar a estudar e tive o incondicional apoio da minha esposa Juliana e da minha filhinha Iasmim. Foram anos de estudos, dedicação e abdicação e ao final, graças a Deus, fui honrado com a aprovação nos concursos do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Elenilson: Desde do começo dos estudos para concurso eu já trabalhava. Então, sempre reservava o período da noite para estudar, após chegar do trabalho. Eu gostava de estudar das 20h às 23h. Essa era a minha meta diária de estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Elenilson: Minha primeira aprovação em concurso foi no Ministério Público. Após vieram aprovações no Instituto IESPEN e na Defensoria Pública do Estado do Tocantins e após uma longa pausa nos estudos, retomei recentemente a vida de concurseiro e obtive aprovação no Tribunal de Justiça e na Assembleia Legislativa, ambos aqui do Estado do Tocantins.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Elenilson: Durante o período de preparação para os concursos minha vida social era bem regra. Eu tirava um tempinho no sábado à noite para ir à igreja com a família e no domingo à tarde, tirava um tempinho para visitar familiares e passear com a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Elenilson: A minha família sempre me apoiou nessa caminhada como concurseiro. Minha esposa resolvia as tarefas de casa sozinha para que eu pudesse ter mais tempo disponível para os estudos e meus amigos apesar de entenderem, sempre cobravam que eu aparecesse mais nos encontros da turma.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Elenilson: Para o último concurso eu estudei por volta de 10 meses e criei um sistema de metas semanais viáveis de serem atingidas para me estimular a manter o foco e disciplina. Isso me ajudou muito a não desanimar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Elenilson: Sempre gostei muito de estudar por cursos em PDF, especialmente os PDFs do Estratégia Concursos, que possuem uma qualidade incomparável. É um material prático e mais direto ao assunto. Videoaulas só utilizo para obter explicações complementares ao PDF, mas é raro isso acontecer na minha rotina de estudos.
Também gosto muito de utilizar plataformas de questões para testar o meu nível de conhecimento e ao mesmo tempo fazer o estudo reverso por meio das questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Elenilson: Conheci o Estratégia Concursos por meio de colegas de trabalho que também estavam estudando para concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Elenilson: No início, antes de conhecer o Estratégia Concursos eu estudava por outros materiais, mas a falta de aprofundamento do material me incomodava bastante e atrasava minha evolução nos estudos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Elenilson: Cheguei a fazer outros concursos enquanto ainda utilizava os outros materiais. Eu fui aprovado utilizando esses materiais, mas foram aprovações numa época em que concursos eram menos concorridos e exigiam menos preparação. Hoje em dia um bom material faz toda a diferença.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Elenilson: A minha evolução nos estudos foi nítida após começar a utilizar os materiais do Estratégia Concursos. A Marcação dos Aprovados nos PDFs do Estratégia é um diferencial nos seus materiais. Isso facilita e joga luz nos pontos centrais a serem estudados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Elenilson: Meu plano de estudos é semanal, fazendo uma rotação das matérias durante a semana. Em regra eu estudava 2 (duas) matérias por dia e dedicava cerca de 3h líquidas de estudo por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Elenilson: Durante o meu período de estudos, eu dedicava o sábado e domingo para revisões e simulados. A revisão pouco tempo após você ter estudado o assunto acaba por te dar a falsa impressão de aprendizagem, logo eu preferia dar um intervalo maior para fazer a revisão por meio de questões e voltava no material caso notasse a necessidade de aprofundar mais naquele assunto.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Elenilson: A resolução de questões é fundamental para saber a forma que as bancas cobram as matérias e também de medir a evolução nos estudos. Na minha trajetória mais recente de estudos eu cheguei a fazer mais de 8.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Elenilson: A disciplina que eu mais tinha dificuldade era Processo Civil. Superei essa dificuldade com muita revisão e exercícios para fixar bem o assunto.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Elenilson: A semana antes do concurso eu dediquei à revisão rápida das matérias cobradas no edital da Assembleia Legislativa e fiz bastante e resolução de questões. Como eu estava me preparando para outro concurso, essa revisão rápida foi a forma de tentar chegar na prova com uma mínima noção das matérias mais específicas do edital.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Elenilson: Acredito que meu maior erro foi fazer resumos muito extensos. Isso atrapalhou minha evolução no início dos estudos e meu maior acerto foi adotar o ciclo de estudos semanal e fazer muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Elenilson: Claro que cheguei a pensar em desistir. Quem nunca pensou né. rs
Apesar de já ter pensado em desistir em razão da rotina árdua que os estudos impõe e das abdicações, sempre tive em minha esposa e filha a principal motivação para seguir na jornada de concurseiro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Elenilson: A mensagem que deixo para quem está iniciando nesse mundo dos concursos públicos é: tenha persistência, acredite na sua capacidade e principalmente, tenha a certeza que Deus sempre prepara o melhor para as nossas vidas. A minha aprovação no concurso da Assembleia Legislativa do Tocantins é um exemplo desse mover de Deus. Eu tinha feito a inscrição, mas já estava estudando para outro concurso e só fui fazer a prova porque um dos locais de prova era na minha cidade e não precisaria viajar. Dessa forma, fui fazer a prova de forma bem despretensiosa e pensando que poderia aproveitar aquele tempo para focar ainda mais nos estudos para esse outro concurso. Após saírem os resultados tive a grata e inesperada surpresa da aprovação.