Artigo

Lei de Benford e eleições – parte 2

Olá pessoal! No último artigo expliquei o funcionamento da Lei de Benford, que foi usada para analisar as totalizações de votos no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018.
Naquele vídeo eu rodei vários exemplos, mas nenhum deles relacionado diretamente a eleições, apenas com o objetivo de explicar a Lei. Evitei rodar diretamente para as eleições, porque eu jamais teria condições de fazer algo tão detalhado quanto foi feito pelo especialista do site Brasil Paralelo.
Contudo, acabei recebendo muitos pedidos para rodar a Lei de Benford também para as eleições 2018. Então fiz uma versão simplificada, bem menos detalhada que a do Brasil Paralelo, com uma única execução da lei para cada candidato. Escolhi quatro deles: Janaína Paschoal, Dória, Haddad e Bolsonaro.
Abraços!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabens pela iniciativa de comentar este assunto polemico. Todos estavamos na torcida por uma eleição presidencial legitima!! Fiquei curiosa para saber como a Lei de Benford se ‘’portou’’ no 2o turno. Agradeço se puderes publicar a parte 3 com estes numeros.
    Marlene em 29/10/18 às 22:35