Artigo

Mudança de gabarito “sem sentido” na prova de Perito Criminal da PF (Área 3 – Informática)

Alterações aconteceram nas questões 90, 91 e 92 da parte específica

Oi, pessoal…

No dia 10 de outubro o Cespe/Cebraspe liberou os gabaritos definitivos após a análise dos recursos. Dentre as questões da parte específica, pelo menos quatro chamaram a atenção de muitos candidatos, pois tiveram seus gabaritos alterados sem o menor sentido.

Três delas foram corrigidas de forma no mínimo estranha e, por issom destaco aqui neste artigo… As três questões que trago estão relacionadas ao mesmo assunto (P2P).

Em relação ao assunto P2P, as questões 90, 91 e 92 tiveram seus gabaritos alterados respectivamente de ECE para CEC, contrariando a literatura utilizada em concursos, como por exemplo o livro do Forouzan, do qual as questões parecem ter sido literalmente copiadas (mais especificamente das páginas 93 a 95).

Supondo um possível erro material, verificamos o seguinte: a prova de Perito – Área 4 (Agronomia) também possui como gabarito definitivo a sequência CEC para as mesmas questões 90, 91 e 92 (tendo como base o padrão de prova disponibilizada no site da banca).

Talvez a confusão tenha ocorrido porque a prova para Perito de Informática é a ÁREA 3 (CARGO 4), enquanto a prova para Perito de Agronomia é a ÁREA 4 (CARGO 5).

Além dessas três questões, que muito provavelmente ocorreu um erro material, há uma outra muito polêmica que teve seu gabarito alterado de C para E. Tendo como referência a prova disponibilizada pelo Cespe/Cebraspe, confira a questão e o raciocínio abaixo.

Para realizar a validação de uma lista com 10 mil endereços de emails, será utilizada a seguinte expressão regular. ^\w*(\.\w*)?@\w*\.[a-z]+(\.[a-z]+)?$ Nessa situação hipotética,

84. a sequência \w* reconhecerá todos os caracteres alfanuméricos (letras e números) e o quantificador * indicará que há zero ou mais ocorrências do elemento precedente.

Verificando em sites relacionados com expressões regulares, como o link “https://www.w3schools.com/jsref/jsref_regexp_wordchar.asp”, podemos verificar que \w reconhece os caracteres a-z, A-Z, 0-9, além do _ (sublinhado).

Logo, a afirmativa está CORRETA, pois \w reconhece todos os caracteres alfanuméricos (letras e números), como apontado na questão, além de também reconhecer o _ (sublinhado).

Notem que a questão não restringe que APENAS os caracteres alfanuméricos são reconhecidos. Se houvesse tal restrição, a questão estaria errada.

Ou ainda, se o examinador entendesse que há uma dupla interpretação, poderia haver a anulação, mas afirmar que ela está errada é incoerente.

Os candidatos aos cargos policiais federais estão confiantes de que o Cespe/Cebraspe revisará o possível equívoco e publique a correção no momento oportuno.

  • Até a publicação desse artigo o Cespe/Cebraspe não divulgou nota sobre o caso. O jornalismo do Estratégia Concursos deve entrar em contato com a banca, assim que possível, para buscar um posicionamento da instituição e esclarecimentos sobre o ocorrido. Assim que tivermos um retorno, divulgaremos aqui no blog.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Como já falaram abaixo, o choro é livre. Reclamaram do erro material, aí após a correção do erro material reclamam por terem saído da lista de aprovados. O pior do Brasil é o egoísmo do próprio brasileiro. Estudem mais para o próximo para que a alteração do gabarito de algumas questões não faça diferença na sua aprovação.
    Cristiano em 29/10/18 às 14:32
  • Eu já refiz prova em outro concurso por causa de cópia de questão de material de outra fonte que não fosse a da banca. As questões devem ser inéditas. Agora a questão é entrar com uma ação no Ministério Público Federal pedindo anulação da prova, já que houve questões que não eram inéditas e que as anulações tiraram a condição de igualdade dos concorrentes.
    LEONARDO RIBEIRO em 27/10/18 às 09:25
  • ESSA PROVA PERDEU A CREDIBILIDADE, FORAM 7 ALTERAÇÕES ESTRANHAS APÓS O GABARITO DEFINITVO, INCLUSIVE COM CÓPIA DE INDEVIDA DE MATERIAL. ESPERO QUE PELA TRANSPARÊNCIA ESSA PROVA DE PERITO SEJA CANCELADA.
    PATRICK em 26/10/18 às 20:45
  • Corrigiram os erros materiais e divulgaram novas listas.
    Leonardo em 24/10/18 às 17:31
  • The cry is free
    Joaquin Teixeira em 18/10/18 às 19:08
  • Além dessas 4 questões, outras questões com o gabarito preliminar incorreto foram ignoradas pelo Cespe na análise dos recursos. Os candidatos prejudicados com esses "equívocos" completamente sem sentido feitos pelo Cespe devem procurar seus direitos na justiça. Até o momento a banca está sendo omissa e não divulgou nenhuma nota a respeito.
    Jorge em 18/10/18 às 14:20
  • Também fiquei de fora por uma questão na prova de escrivão.. Essa questão do SMTP está claramente equivocado o gabarito, todos os professores com quem conversei também concordaram...e nada de justificativa ate hoje. cada prova que passa ficar mais difícil de fazer as provas do cespe, pelo jeito que eles "corrigem" seus gabaritos.. lamentável
    Joao Neto em 17/10/18 às 22:40
  • Pessoal prejudicado com essas alterações: façam uma representação no MPF. Vamos concentrar no MPF do DF (local onde está o Cespe). Tem as páginas do livro que foram praticamente copiadas as questões. No mínimo anuladas, jamais alteradas.
    Bruno em 17/10/18 às 22:09
  • Olá professor e colegas, fiz uma comparação entre o gabarito do dia 10 (disponível na parte restrita do site do CESPE para cada concursando) e esse gabarito geral do dia 11 e há 49 divergências entre os dois. Nem mesmo a posição das questões anuladas está batendo. Acho que o CESPE divulgou no dia 11 um gabarito geral para todo mundo, sendo que deve haver provas com questões em ordem diferente. Mas o que me causa espanto é: por que ainda não foi corrigido? Abraço a todos e vamos aguardar a banca resolver essa treta...
    Cristiano Garcia em 16/10/18 às 15:35
  • Eu perdi 6 pontos com essas 4 alterações. Espero que o Cespe reveja isso. Um absurdo. Eu havia acertado todas as questões que foram anuladas, devo ter perdido muitas posições. Espero que seja erro material mesmo, porque se não for, é muita incompetência da banca colocar amadores como examinadores.
    Laniel em 15/10/18 às 09:13
  • Eu perdi 6 pontos com essas 4 alterações. Espero que o Cespe reveja isso. Um absurdo. Eu havia acertado todas as questões que foram anuladas, devo ter perdido muitas posições. Espero que seja erro material mesmo, porque se não for, é muita incompetência da banca colocar amadores como examinadores.
    Laniel em 15/10/18 às 09:12
  • Olá, professor. Seria ótimo se essas quatro questões fossem os únicos problemas da prova. Contei cerca de dez questões com sérios problemas e aparentemente meus recursos foram ignorados, mesmo bem fundamentados.
    Rodrigo em 15/10/18 às 07:38
  • Essas 4 questões foram alteradas sem que haja alguma explicação. Os gabaritos preliminares estavam corretos. Alterar essas 4 questões privilegia quem não sabia a matéria e prejudica (e prejudica MUITO) quem estudou essa parte com afinco. As questões que foram anuladas também não tem muita explicação. Mas pelo menos foram anuladas e não alteradas. Eu tinha acertado essas 4 questões alteradas e as 5 anuladas. Acabei perdendo 8 pontos a toa na prova, o que levou minha classificação lá em baixo. Espero realmente que seja um erro material do Cespe. Se não for, a banca perde muita credibilidade. Deixa de ser banca de concursos pra virar casa de jogos de azar.
    Andre B em 14/10/18 às 22:13
  • E a questão da prova de escrivão que fala que o SMTP envia e recebe e-mails? A nível de usuário, o SMTP apenas envia e-mails, e não recebe. A teoria de que o SMTP envia e recebe somente ocorre na comunicação servidor-servidor. Afinal, se alguém envia, alguém tem que receber, isso é óbvio. Mas a nível de usuário o SMTP só envia, e na minha opinião era isso que a prova queria cobrar. Fui eliminado do concurso por causa dessa questão.
    Bernardo em 14/10/18 às 08:32
  • Eu tinha acertado as 4 questões e passei a errá-las com o gabarito definitivo. Perdi mais de 20 posições por conta disso.
    João da Silva em 13/10/18 às 18:57
  • Sou aluno do estratégia e também fui prejudicado. Respondi as questões corretamente e a alteração me desclassificou. Acredito que ficaria em uma boa posição visto que não tive dificuldades na redação. Vou acionar a justiça caso não acertem esse absurdo.
    Welton em 13/10/18 às 18:55
  • Concordo plenamente com o professor, a única explicação razoável para alteração do gabarito é erro material. Afinal, o gabarito preliminar de ambas questões estavam de acordo com a literatura consagrada. Sendo assim, mesmo havendo outra literaturas afirmando o contrário, caberia apenas a anulação das questões e não sua alteração de gabarito.
    Andre em 13/10/18 às 17:33
  • Absurdo!! A Cebraspe/Cespe precisa fazer uma nova correção dessa prova com urgência! Muitos candidatos foram prejudicados!
    Jorge em 13/10/18 às 14:05
  • Simplesmente foi inacreditável esses gabaritos. Muitas pessoas foram prejudicadas. Estava só aguardando as justificativas para tentar entender. Mas segunda ligarei no Cespe. É mais fácil o departamento d jornalismo ter contato.
    Bruno em 13/10/18 às 12:28
  • Realmente, eu acredito que fui prejudicado com essa mudança estranha de gabarito, pois não foi corrigida minha redação por causa de uma questão.
    LEONARDO RIBEIRO em 13/10/18 às 08:59