Artigo

Polícia Federal (Perito Criminal/Ciências Contábeis): Auditoria – Prova Comentada – Cespe 2018

Olá, Concursante!

Hoje comentarei as questões de Auditoria da Polícia Federal (Conhecimentos Específicos), especificamente do cargo de PERITO CRIMINAL FEDERAL – CIÊNCIAS CONTÁBEIS, banca CESPE.

Quem seguiu as orientações do nosso material – Passo Estratégico de Auditoria p/ Perito PF Área 1 – deve ter gabaritado as questões de Auditoria.

O Passo Estratégico é um MÉTODO PODEROSO DE REVISÃO E TREINO DE SIMULADOS

Benefícios:

  1. Ajudar na memorização do conteúdo
  2. Eventualmente ajudar a compreender melhor alguns pontos da matéria
  3. Priorizar os assuntos mais cobrados pela banca

Os PDFs do Passo Estratégico são enxutos, com poucas páginas, contendo:

  1. orientações de estudo e exposição dos pontos mais importantes do conteúdo
  2. questões comentadas da banca específica do concurso
  3. análise estatística dos assuntos simulados de questões inéditas no estilo da banca

De maneira geral, a CESPE não surpreendeu. Escolheu três assuntos e cobrou três questões tranquilas.

Vamos aos comentários das questões:

Assunto: Independência do Auditor

(Perito Criminal da Polícia Federal/Área 1/ Ciências Contábeis / Cespe / 2018) Julgue os itens a seguir, relativos aos trabalhos de auditoria e perícia.

A necessária independência do auditor independente em relação ao cliente auditado impõe preocupações quanto ao tamanho relativo dos honorários acordados ou eventuais presentes de valor significativo recebidos do cliente, exigindo a adoção de salvaguardas.

Comentários:

Item certo. O auditor, no exercício de sua atividade, deve manter uma atitude de independência que assegure a imparcialidade do seu julgamento, nas fases de planejamento, execução e emissão de seu parecer, bem como nos demais aspectos relacionados com sua atividade profissional. Não deve ter qualquer relação com a área/elemento a ser auditado de forma a preservá-lo de influências que possam afetar os resultados. Em regra, não caracteriza uma ameaça à independência do auditor o recebimento dos honorários devidos pelos seus serviços de auditoria prestados à entidade auditada. Isso só caracterizaria uma ameaça caso fosse fixado honorários condicionais ou incompatíveis com a natureza do trabalho contratado. Na prática, o auditor deve estabelecer e documentar seus honorários mediante avaliação dos serviços, levando-se em consideração: a relevância, o vulto, a complexidade, e o custo dos serviços a executar; o número de horas estimadas para a realização dos serviços; a peculiaridade de tratar-se de cliente eventual, habitual ou permanente; a qualificação técnica dos profissionais que irão participar da execução dos serviços; e o lugar em que os serviços serão prestados. Além disso, segundo a NBC PA 290(R2), aceitar presentes ou afins de cliente de auditoria pode criar ameaças de interesse próprio e de familiaridade. Se a firma ou membro da equipe de auditoria aceita presentes ou afins de cliente de auditoria, a menos que o valor seja insignificante ou sem importância, as ameaças criadas seriam tão significativas que nenhuma salvaguarda poderia reduzir as ameaças a um nível aceitável. Consequentemente, a firma ou membro da equipe de auditoria não deve aceitar esses presentes ou afins”.

Assim, exige-se a adoção de salvaguardas para evitar ameaças à independência do auditor quando houver pagamentos de honorários acordados ou eventuais presentes de valor significativo recebidos do cliente.

Portanto, item certo.

Observação: A aula 01 do curso “Passo Estratégico de Auditoria p/ Perito PF Área 1” abordou o tema nas páginas 16-21.

 

Assunto: Amostragem em auditoria

(Perito Criminal da Polícia Federal/Área 1/ Ciências Contábeis / Cespe / 2018) Julgue os itens a seguir, relativos aos trabalhos de auditoria e perícia.

Na definição do tamanho da amostra que o auditor utilizará para formar sua opinião sobre as demonstrações contábeis da auditada, quanto maior for o valor da distorção esperada na população analisada, maior deverá ser o tamanho da amostra.

Comentários:

Item certo. O tamanho da amostra selecionada pelo auditor deve ter uma relação direta com o valor da distorção esperada nas transações realizadas pela entidade. Assim, quanto maior for o valor da distorção esperada na população analisada, maior deverá ser o tamanho da amostra. A fundamentação para resolução está expressa no Apêndice 3 da NBC TA 530. Esse apêndice elenca exemplos de fatores que influenciam no tamanho da amostra, demonstrando a relação existente entre eles, se inversa ou direta, tanto para os Testes de Controles quanto para os Testes de Detalhes.

Portanto, item certo.

Observação: A aula 06 do curso “Passo Estratégico de Auditoria p/ Perito PF Área 1” abordou o tema, bem como o MAPA MENTAL que continha a resposta na página 10.

 

Assunto: Perícia contábil

(Perito Criminal da Polícia Federal/Área 1/ Ciências Contábeis / Cespe / 2018) Julgue os itens a seguir, relativos aos trabalhos de auditoria e perícia.

Devido à necessidade de emissão de laudo imparcial, o perito-assistente está impedido, em qualquer hipótese, de manter contato com o advogado do contratante.

Comentários:

Item errado. Ao ser intimado para dar início aos trabalhos periciais, o perito oficial deverá comunicar às partes e aos assistentes técnicos: a data, o local e a hora de início da produção da prova pericial contábil, exceto se designados pelo juízo. Nesse contexto, segundo a NBC TP 01:

7.O perito assistente pode, logo após sua contratação, manter contato com o advogado da parte que o contratou, requerendo dossiê completo do processo para conhecimento dos fatos e melhor acompanhamento dos atos processuais no que for pertinente a perícia.[grifo nosso]

Assim, a manutenção do contato entre o perito assistente e o advogado do contratante não afeta sua imparcialidade e nem tem vedação legal ou normativa quanto a esse contato.

Portanto, item errado.

Queremos ratificar o nosso convite para você conhecer nossos materiais do Passo Estratégico de Auditoria (aqui). Esse material contempla mapas mentais, tabelas e esquemas para facilitar a memorização dos tópicos mais recorrentes em provas.

Grande abraço,

Prof. Tonyvan

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.