Notícia

Lei permite que candidatos levem consigo o caderno de provas em Concursos Públicos no Distrito Federal

Olá, pessoal. Tudo bem??

Vocês certamente já devem ter prestado um concurso organizado pela Fundação Carlos Chagas ou Fundação Vunesp, mas ao terminar a prova foram impedidos de levar consigo o caderno de questões, correto?? Pois fiquem sabendo que pelo menos no Distrito Federal vocês têm o direito de terminar a prova e levá-la para casa.

Algumas bancas, como o Cespe/Cebraspe e a FGV, até permitem que os candidatos levem os cadernos pelo menos nos últimos 30 minutos de prova. Mas é de praste os editais da FCC e da Vunesp trazerem dispositivos que proíbem os candidatos de levar o caderno mesmo que o tempo de prova tenha se esgotado.

Mas um dos artigos da lei distrital de nº 4949 de 15 de outubro de 2012, que estabelece normas gerais para realização de concurso público no Distrito Federal, veda a prática seguida pela FCC e pela Vunesp. A regra está o art. 55. § 4º, que versa o seguinte:

No último quarto do tempo destinado à prova, o candidato tem direito de levar consigo o caderno de questões, desde que seja disponibilizado cartão para transcrever as respostas ou folha avulsa para transcrever a redação.

No próximo fim de semana, por exemplo, a Fundação Carlos Chagas aplica o segundo dia de prova do concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal, desta vez para os cargos de Consultor Técnico Legislativo e Técnico Legislativo.

Se você for prestar as provas desse concurso e estiver nos 15 minutos finais saiba que você vai poder levar consigo o caderno de provas. Inclusive, para se adequar á lei que estabelece a norma a FCC teve que adaptar o edital incluindo no item 7.14.1 a permissão ao candidato.

O item 7.14.1 do edital do cargo de Técnico Legislativo versa o seguinte:

7.14.1 No último quarto do tempo destinado à prova, o candidato poderá levar o caderno de questões personalizado. Em hipótese alguma o candidato poderá levar o caderno de questões personalizado antes do último quarto do tempo de duração da prova.

E aproveitando a oportunidade, nós gostaríamos de te convidar para acompanhar AO VIVO a Correção da Prova do cargo de Técnico Legislativo do Concurso da CLDF que deve acontecer no domingo, às 19h. Os nossos professores estarão de plantão no dia 23 para fazer a correção de todos os itens cobrados na prova.

Muitos concurseiros (eu mesmo já fiz muito isso) aguardam os minutos finais para levar o caderno de questões. Alguns para conferir o gabarito, outros para acompanhar correções AO VIVO, outros para aferir o desempenho e ver onde e em que erraram.

Por isso, participe com a gente. Dessa forma, você vai poder aferir o seu desempenho e corrigir os erros e evitá-los nos próximos concursos. Querendo ou não, o pós-prova também é importante quando você quer passar em um Concurso Público.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Só foi alterado o de Técnico, pode isso ? O de consultor especialidade, ainda consta a proibição.
    Mychel em 18/09/18 às 20:32
  • Uma dúvida: No texto acima interpretam o último quarto como sendo os 15 min. finais. Na minha interpretação "O ULTIMO QUARTO DO TEMPO DESTINADO À pROVA", corresponde a 4ª parte final do tempo total da prova. Então, numa prova com 4 horas de duração, o último quarto corresponde a 1 hora. Qual é a interpretação correta???
    Walter Hoepers em 18/09/18 às 18:30
  • Olá, professor! O último quarto do tempo significa que o cálculo será feito com base no horário total para concluir a prova(objetiva ou subjetiva). Ex.: 4h para terminar a prova, no último quarto desse tempo( 1 hora), o candidato será autorizado a levar o caderno de prova neste intervalo de tempo.
    Olavo em 18/09/18 às 18:20
  • No caso é 1/4 da prova. Se for 4 horas, faltando 1 hora para acabar já pode levar o caderno.
    Evandro Pereira em 18/09/18 às 17:40