Aprovado em 29° lugar no concurso SEAD-SE para Contador
Concursos Públicos“Primeiro de tudo, precisa estar consciente de que precisará fazer sacrifícios e que precisará suportá-los […]”
Confira nossa entrevista com Jandui de Lima Machado Junior, aprovado em 29° lugar no concurso SEAD-SE para Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jandui de Lima Machado Junior: Me chamo Jandui, tenho 39 anos, sou casado e tenho 2 filhos de 7 e 10 anos. Moro em João Pessoa – PB, sou formado em Bacharel em Ciências Contábeis desde minha formação acadêmica, que atuei no setor privado. A minha última atuação, antes de entrar no setor público, foi um período de 7 anos e meio em um escritório de contabilidade.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jandui: A questão financeira e da estabilidade também. Ter familiares concursados também me motivaram a optar por essa jornada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jandui: Sim, trabalhava e estudava. Conciliar trabalho e estudo não é fácil, ainda mais quando o trabalho exige mais da parte intelectual, de lidar com clientes e parceiros e também de resolver diversos conflitos e solucionar problemas. Mesmo assim, organizei meus horários para estudar à noite. Saía do trabalho às 18h15 aproximadamente, chegava em casa por volta das 18h30 e seguia uma sequência de situações do lar, de dar atenção aos filhos, esposa, providenciar/resolver alguma situação ou até mesmo descansar (cochilo) por 30 minutos para que à 21h estivesse sentado para estudar até às 0h / 0h30 dependendo do rendimento do dia. Havia dias que eu estava mais cansado e não rendia tanto, Havia dias que não conseguia começar às 21h por causa de outras obrigações, mas mesmo assim mantive o compromisso de estudar diariamente, mesmo que fosse por uma hora. É muito difícil estudar à noite, pois por ser o final do dia, toda carga de estresse de trabalho, às vezes conflitos familiares, problemas financeiros e demais preocupações estão somadas ao final do dia e foi preciso fazer um exercício de entrar num estado mental que todas essa cargas não me atrapalhassem naquele momento sagrado de estudos. Algumas vezes deu certo, outras vezes não, mas com o tempo foi melhorando e ficando mais fácil de abstrair esses problemas e focar mais nos estudos e também manter a disciplina.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jandui: Fui aprovado no Concurso de Contador do Estado de Sergipe, foram divulgadas 54 vagas do qual fiquei em 29°.
Pretendo continuar estudando sim. Se, com toda dificuldade que comentei anteriormente, eu consegui obter êxito, por que não agora? Onde a carga horária do trabalho será das 7h00 às 13h00, em que terei mais tempo para os estudos e com mais qualidade. Espero sim, em breve, conseguir outra conquista e, quem sabe, subir mais um degrau na carreira pública.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jandui: Quando tomei a decisão de estudar para concursos valendo, tive que tomar decisões difíceis. Sempre tive bons amigos e sempre fui muito próximo à eles, mas tive que abdicar temporariamente deles. Passei a não ir para festas e eventos. Negava diversos convites e praticamente só participava de um momento social com a família. De preferência um momento do final de semana, mas eram poucos esses momentos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jandui: Meus amigos não levaram muito a sério, mas também respeitaram minha decisão e nem sempre falava que era porque estava estudando, muitas vezes inventava qualquer coisa. Em relação à família, sempre tive bastante apoio por parte de meus pais e irmãos, alguns tios e tias também. Além disso, a minha esposa me apoiou bastante, sempre tentando suprir a minha presença nesses momentos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jandui: Esse concurso eu passei estudando após o edital, mas eu já vinha estudando as disciplinas exigidas, pois já estava avançando nas disciplinas inerentes a contabilidade, então apesar de estudar após o edital, eu já vinha com uma bagagem de parte de assunto da prova. O concurso de Contador do Estado de Sergipe foi uma oportunidade, pois foram abertas muitas vagas e daí vi que tinha chance de ficar entre as vagas, pois dos concursos que tinha feito nessa área, fiquei entre a posição 30° e 50°, sempre nessa média, então, quando saiu edital e vi o quantitativo de vagas, pensei logo: é esse, preciso passar nesse, esse vai ser meu primeiro passo”
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jandui: Utilizei bastante PDF e fiz muitas questões resolvidas. Os PDFs do Estratégia são os melhores do planeta. Assistí algumas videoaulas, muito boas também, mas para assistir os vídeos tem que ter mais tempo, então mudei a estratégia: lia bastante PDF e deixei para assistir os vídeos de exercícios. Essa separação/organização dos vídeos é muito positiva para fazermos nosso planejamento e execução de estudos. Tem alguns professores que são fora da curva como o Gilmar Possati (Pública), Gabriela (AFO) e Herbert Almeida (tudo que ele ensina, dá certo).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jandui: Há bastante tempo, me deparei com um PDF do Estratégia em que um primo mostrou. Nessa época, tinha bastante tempo para estudar, mas não levava a sério e nem tinha a disciplina necessária. Lembro que fiquei impressionado com a qualidade do material. Anos depois, quando decidi estudar para concursos, já sabia qual material que iria atrás. Foi aí que achei a plataforma do Estratégia e passei a me organizar para adquirir o material.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Jandui: Utilizava umas apostilas que vendiam em banca de revista, depois percebi que tinha muita informação desatualizada e errada. Na verdade, esse material das bancas estava me atrapalhando.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Jandui: Cheguei a fazer concurso sim, mas além do material ser péssimo eu não tinha a lucidez do que era estudar para um concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jandui: Após o uso do material do Estratégia, percebi que passei a acertar mais questões durante os estudos e que, depois disso, passei a ser aprovado em todos concursos que fazia, o problema é que não ficava dentro das vagas. E fui vendo minhas notas melhorando gradativamente.
Enfatizo as “Trilhas Estratégicas”, pois essa ferramenta ajuda muito, principalmente para quem tem pouco tempo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jandui: Passei a aprender a estudar escutando o professor Herbert Almeida e Gilmar Possati. Nem todas as dicas e orientações se encaixavam na minha situação, mas escutei todas as orientações e tentei adaptar a minha realidade. Um exemplo dessas horas líquidas, nunca tinha noção disso antes, só após a orientação dos professores consegui entender e passei a perder menos tempo e otimizar o pouco tempo de estudos que tinha.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jandui: Não fazia resumos, por causa do pouco tempo, mas escrevia bastante ao estudar, bem rápido e cheio de garrancho mesmo, pois isso ajudava para o assunto fixar na minha mente.
Revisava da seguinte forma: por exemplo, se eu tivesse estudando a aula 10, antes de entrar nela, fazia 15 questões da aula 01, 02 e 03 (sendo 5 questões de cada). Quando eu voltava à disciplina novamente dentro do ciclo de estudos, aí antes de iniciar o PDF, eu fazia mais 15 questões, sendo que dessa vez seriam das aulas 04, 05 e 06. Assim, eu estaria estudando um assunto novo e, ao mesmo tempo, revisando um pouco do que já havia estudado. Sempre priorizei fazer as questões dos exercícios resolvidas, pois ali mesmo já via o que tinha errado e já entendia o motivo e, quando errava, eu anotava no caderno de erros que o professor Herbert Almeida orientou a fazer e acabei adaptando à minha realidade.
Às vezes, conseguia estudar duas disciplinas diferentes e às vezes uma e quando entrava na outra, só dava tempo de fazer as 15 questões, porque já eram mais de 0h e eu tinha que acordar às 06h30.
Fiz alguns simulados do Estratégia, em que tentei simular uma situação real de prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jandui: As resoluções de exercícios foram fundamentais para a minha evolução, principalmente os resolvidos. Sem eles, não teria evoluído.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jandui: Tinha dificuldade em AFO, quando comecei a assistir as aulas de Gabriela, passei a entender melhor a disciplina e daí as informações foram se encaixando.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jandui: Como fiz a prova numa cidade diferente que moro, fiquei num apartamento de uma tia. Acabei ficando só, pois ela estava viajando com a família, então aproveitei e cheguei na cidade de Aracaju na quarta e fiquei estudando com foco total durante 3 dias, fazendo o meu próprio tempo. Quando chegou o sábado, assiste a Revisão de Véspera do Estratégia onde eu ainda consegui acertar 2 questões na prova de um assunto que não tinha dado tempo estudar. O professor Gilmar Possati foi sinistro nesta revisão: além dessas 2 que eu não havia estudado, tiveram outras que também foram comentadas na véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jandui: Sim, teve prova discursiva. O material do Estratégia é muito completo. A prova discursiva foi um parecer contábil sobre um estudo de caso. Então, eu acessava as discursivas do Estratégia, via a solução do professor e depois tentava fazer com minhas palavras e levando em consideração a ideia do professor. Depois fiquei tentando fazer primeiro e via proposta de solução do professor para saber se eu estava no caminho certo, daí foi dando certo. Deu tão certo que a pontuação máxima da prova discursiva foi 20 pontos e eu acabei fazendo 19,5. Não teve erro na solução, na parte técnica, tive 2 erros de português que me tiraram 5 décimos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jandui: O principal erro foi, inicialmente, ter tentado assistir todas as videoaulas. Perdi muito tempo e o tempo que eu tinha disponível era pouco. Depois, fui mudando a estratégia de estudo e escutando também as orientações dos professores, fui otimizando meu tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jandui: Pensei em desistir sim nessa prova que passei. Tanto que, antes de fazer a prova fiz uma oração muito forte e pedi à Deus que me mostrasse um caminho, se realmente era aquilo que me aguardava no futuro, já que estava tendo uma oportunidade de muitas vagas. E caso não fosse, estaria satisfeito e iria focar em outras coisas. Antes de sair o resultado, já estava pensando em desistir, pois também estava desacreditado que iria passar nessa prova. Mas, algum tempo depois, saiu meu nome na lista de classificação e fiquei dentro das vagas. Aí foi uma alegria só. Ali eu tive certeza que o caminho é esse mesmo e estou mais motivado do que nunca. Tomei posse em 22/05/2025 e, no dia seguinte, já entrei em exercício, agora estou mais motivado do que nunca, o final do expediente é às 13h. Vou ter mais tempo de estudo e mais tempo para cuidar da saúde também. Se Deus quiser, novas portas se abrirão.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jandui: Primeiro de tudo, precisa estar consciente de que precisará fazer sacrifícios e que precisará suportá-los. Em segundo lugar, ter um material de qualidade. O Estratégia oferece o melhor material para quem vai estudar para concursos públicos. E por último: consistência e perseverança.