Aprovado em 50° lugar (CR) no concurso TRF-5 para Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado
Concursos Públicos
“Não desista da rotina de estudos. Não serão todos os dias que você terá vontade de estudar. No entanto, tente manter a consistência nos estudos. Mesmo no dia que você estiver desanimado estude um pouco […]”
Confira nossa entrevista com Tarcisio Lima Ferreira, aprovado em 50° lugar (CR) no concurso TRF-5 para Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Desenvolvimento de Sistemas de Informação – SJAL/Alagoas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tarcisio Lima Ferreira: Bacharel em Engenharia de Computação pela UFAL, tenho 27 anos e sou natural de Maceió-AL.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tarcisio: Motivação da família. A maioria dos meus tios e tias paternos são concursados e depois que finalizei o ensino médio me incentivaram a seguir o mundo do concurso público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tarcisio: Sim, eu estabeleci uma meta diária de horas de estudo e só após a conclusão dessas horas eu faria outras atividades.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tarcisio: Técnico Administrativo em Educação – IFAL – 2016, Cargo: Técnico em Eletrotécnica, Colocação: 1º lugar. Sim, pretendo continuar estudando para concursos públicos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tarcisio: Durante a preparação eu dedicava o domingo para sair com a minha família e com a minha noiva. Segunda a sexta minha rotina era basicamente trabalho, academia e estudos e, no sábado, estudava durante a manhã e durante a tarde.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Tarcisio: Sim, eles entendiam que eu não podia sair de casa durante a semana por conta dos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Tarcisio: Estudei durante 3 meses. Eu criei recompensas para as horas de estudos. Sempre que batia a meta eu me permitia fazer alguma atividade que eu gostava como: assistir filme, jogar videogame, olhar as redes sociais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tarcisio: Durante grande parte da preparação eu utilizei os cursos em PDF. Só nas matérias que eu tive bastante dificuldade eu fiz o uso de videoaula + PDF.
Vantagens: O material do Estratégia é bem completo e senti que as videoaulas ajudam o aluno a conectar os assuntos vistos no PDF.
Desvantagens: Não observei nenhuma desvantagem.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tarcisio: Foi indicação de uma tia. Ela foi aprovada no Concurso da Caixa de 2014 utilizando o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tarcisio: Senti uma diferença enorme. O material do Estratégia aborda de maneira clara os assuntos da prova. As ferramentas que utilizei foram: PDFs, Bizu Estratégico, Videoaulas e Resumos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tarcisio: No começo estudava 2 matérias por dia. Depois do primeiro mês passei a estudar 3 matérias por dia. Eu estudava 5 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tarcisio: Eu fazia revisão por questões. Quando percebia que estava errando muitas questões em um determinado assunto, eu voltava a estudar aquele assunto. Só fiz resumo para a matéria que eu tinha mais dificuldade que era Português.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tarcisio: Muito importante. Não lembro a quantidade de questões que fiz. Mas lembro que fiz todas as questões do PDF e fiz muitas questões no Sistema de Questões do Estratégia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tarcisio: A disciplina que eu tinha mais dificuldade era Português. Além de estudar pelo PDF, também utilizei as videoaulas e fiz resumos, o que facilitou o meu processo de aprendizado nessa matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tarcisio: Foi basicamente fazer revisão de todas as matérias do concurso. Utilizando os resumos do Estratégia e realizando as questões da lista de questões dos PDFs.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tarcisio: Acertos: Estabelecer uma meta alcançável de quantidade de horas de estudo, manter a consistência nos estudos, criar um sistema de recompensas para manter o foco nos estudos, utilizar o Estrategia concursos.
Erros: Ter aproveitado pouco o Sistema de Questões do Estratégia, não ter um processo de revisão bem elaborado, estudar em um curto período de tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tarcisio: Sim, a principal motivação foi ir para um emprego onde eu pudesse ter uma remuneração melhor e aproveitar o que estudei durante a minha graduação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tarcisio: Não desista da rotina de estudos. Não serão todos os dias que você terá vontade de estudar. No entanto, tente manter a consistência nos estudos. Mesmo no dia que você estiver desanimado estude um pouco. Por fim, lembre-se de reservar um tempo para você e para sua família.