Aprovada em 175° lugar para Agente de Polícia no concurso PC-PE
Concursos Públicos
“Todo mundo é capaz de conseguir, basta ter comprometimento e disciplina. O segredo é fazer um pouco todos os dias […]”
Confira nossa entrevista com Thamires Virginio Lucena, aprovada em 175° lugar no concurso PC-PE para o cargo de Agente de Polícia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thamires Virginio Lucena: Sou formada em Ciências Contábeis, tenho 27 anos e sou de Caruaru-PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thamires: A busca por estabilidade profissional foi o fator primordial, inicialmente eu estudava para Tribunal, mas acabei vendo na área policial uma grande oportunidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thamires: Não, eu deixei o trabalho para dedicação integral aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Thamires: Fui aprovada na PCDF para o cargo de Agente, na PCPB pra o cargo de Escrivão e na PCPE para o cargo de Agente e Escrivão. Pretendo continuar estudando sim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Thamires: Abdiquei de algumas viagens em família e de alguns finais de semana também. Praticamente não saia com amigos, o tempo extra eu dedicava a minha família. Estar com minha família me renovava em relação aos estudos, então sempre quando podia eu estava presente… o equilíbrio era fundamental.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Thamires: Sou casada, não tenho filhos. Minha família e meu marido sempre me apoiaram e acreditaram em mim até mesmo quando eu achava que não tinha capacidade de conseguir, eles sempre torceram e me ajudaram na caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Thamires: Para o último concurso eu estudei por 6 meses, mas eu já vinha estudando para concurso há uns 7 anos e adquiri uma boa carga de conteúdo devido a concursos anteriores.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thamires: Utilizei vídeo aulas, PDF e mapas mentais. Ter materiais online me possibilitava rever os conteúdos quantas vezes fosse preciso e em qualquer lugar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thamires: Através de propagandas no YouTube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Thamires: Sim, os materiais são extremamente completos e tem uma linguagem simples e acessível. Os mapas mentais e PDF me ajudaram muito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thamires: Eu estudava 2 matérias por dia, durante aproximadamente 6 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thamires: Eu costumava fazer simulados e verificar meus erros para não errar mais, utilizava os mapas mentais e os resumos do PDF para revisar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Thamires: É fundamental a resolução de questões, você consegue perceber em quais matérias você está errando mais e lapidar o conhecimento. Não lembro quantas questões exatamente eu resolvi, mas foram muuuuitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thamires: Eu tinha dificuldade em português e em raciocínio lógico, foquei na resolução de questões e em ver inúmeras vezes as vídeoaulas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thamires: Intensa, semana pré-prova sempre era carregada pra mim, eu queria revisar tudo e focava bastante na redação também, lendo o maior número de temas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Thamires: Aconselho entender a cobrança da banca organizadora do seu concurso, aprender os conectivos e estruturas textuais, ler bastante temas possíveis e fazer resumos sobre eles.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Thamires: A atividade física tem que fazer parte da rotina de quem almeja a carreira policial, ela deve ser encarada como mais uma disciplina a ser ”estudada” e requer bastante esforço e atenção. A musculação faz parte da minha atividade diária para fortalecimento, a corrida eu treino 2 vezes por semana e os demais testes em momentos diferentes na semana. Além disso, é fundamental fazer simulações do TAF, para conferir o desempenho e ajustar o treinamento.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thamires: Erros: acreditar que tudo seria rápido e imediato e não acreditar em mim em alguns momentos.
Acertos: tentar, mesmo achando que não estava preparada o suficiente e encarar os simulados como aprendizado e não como punição por errar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thamires: Sim, a minha principal motivação era não ter um plano B kkk e eu já tinha estudado e caminhado tanto… que não consegui olhar pra trás e desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thamires: Todo mundo é capaz de conseguir, basta ter comprometimento e disciplina. O segredo é fazer um pouco todos os dias… se no final do dia você perceber que aprendeu algo novo, algo mínimo que seja… você já contribuiu para o seu sucesso, é um trabalho de formiguinha.